Zoe enfrenta críticas após trailer de “Nina”

Zoe Saldana Nina“Nina”, filme biográfico da cantora Nina Simone, tem enfrentado críticas após o primeiro trailer ser divulgado nesta quarta-feira. No longa, a atriz Zoe Saldana usou maquiagem escura e próteses para o nariz para interpretar a cantora. A escolha de Zoe Saldana como Nina Simone foi criticada logo quando o elenco foi anunciado em 2012, com a filha da cantora sugerindo que ela não era “a melhor escolha”.

Após o lançamento do trailer, Zoe Saldana citou em seu Twitter uma frase de Nina Simone: “Eu direi para você o que é a liberdade para mim – Sem Medo. Quero dizer, realmente, não temer”, e recebeu uma resposta furiosa do Twitter oficial de Nina Simone: “História legal, mas por favor, tire o nome de Nina de sua boca. Para o resto de sua vida”.

zoe twitter

Nesta quinta-feira, o Twitter oficial de Nina Simone postou uma mensagem que diz: “Esperamos que as pessoas comecem a entender que isso é doloroso. Angustiante, doloroso, nauseante, de esmagar a alma. Deve passar, mas por enquanto…”. O filme deve estrear no dia 22 de abril nos Estados Unidos.

Nina Simone foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis norte-americanos. É bastante conhecida nos meios musicais do jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais como música clássica, blues, folk, R&B, gospel e pop.

Nina esteve duas vezes no Brasil, onde gravou “Pronta pra cantar (Ready to sing)” com Maria Bethânia em 1990. Seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan. Morreu, enquanto dormia, aos 70 aos, após lutar por vários anos contra um câncer de mama.

 Fonte: Globo