História em quadrinhos IDW: Resumo de Live Evil

enterprisesVoltamos ao resumo da coleção em quadrinhos da IDW, The Five Year Mission. Continuando agora na edição de número 50, vemos a tripulação da Enterprise confrontar-se com seus homólogos do Universo Espelho. Chamada Live Evil esta nova história está sendo contada em três capítulos. Apresentamos um resumo de toda a trilogia.

A coleção The Five Year Mission mostra os personagens dos filmes de Abrams no período pós Além da Escuridão, com a missão de cinco anos em curso. Esta nova história foi escrita por Mike Johnson e arte por Tony Shasteen, e abrange as edições 50,51 a 52 já lançadas. Dessa vez visitaremos o nebuloso universo espelho, onde os nossos ícones possuem personalidades opostas dos que conhecemos. O Trek Brasilis fez um resumo para você.

Depois de deixar o sistema Banks-216, a Enterprise enfrenta uma misteriosa tempestade iônica, que arrasta a nave até o sistema Ceti Alpha, centenas de anos-luz de onde deveriam estar.

Kirk ordena que retornem as coordenadas anteriores, mas Chekov registra vida em Ceti Alpha V (planeta aparentemente morto pela linha de tempo alternativa).

Uma mensagem é recebida do planeta.  Na tela aparece uma jovem mulher pedindo para que não façam nenhuma retaliação contra seu povo. Ela revela serem pacifistas e sem condições de pagarem os impostos do Império. “Nos informaram que a Enterprise seria enviada”.

Confuso, Kirk desce com Uhura, McCoy e Zhara para investigar.

Chegando lá, são recebidos por ninguém menos que Khan, que se revela um homem de paz e passa a acolher o grupo. Ele disse que foi exilado pelo Império por ser pacífico e contra qualquer forma de agressão. À princípio, Kirk se recusa a aceitar sua história e ordena a Spock para descer uma força de segurança à superfície.

khan

Em órbita, a Enterprise presencia a chegada a ISS Enterprise descamuflando-se a sua frente.

Aberto o canal de comunicação, o Spock Mirror fica intrigado ao ver um homônimo seu em uma nave semelhante a sua. Então, decide enviar a Uhura Mirror com um grupo de segurança para abordar a USS Enterprise. Enquanto isso, a ISS Enterprise destrói a colônia augment em Ceti Alpha V.

Apesar de ser um augment, Khan tem uma formação espiritual que não permite atitudes agressivas, por esta razão ele contem sua ira contra Kirk, que acredita ser o culpado.

Sem contato com a nave Kirk e os demais são obrigados a fugirem com Khan para um lugar seguro.  

Os escudos da Enterprise não conseguem deter a tecnologia superior da ISS. A força de ataque domina a ponte, matando alguns red shirts.

uhura espelho

Em outro ponto do quadrante, vemos Kirk Mirror escondido no planeta Arronia 2. O capitão foi destituído do comando por Spock Mirror e dado como morto. Mas ele pretende retomar o controle da ISS e se vingar do vulcano. Ao negociar com Mudd Mirror, ele acaba matando o mercador e roubando sua nave.

Enquanto isso, em Ceti Alpha V, Singh, como Khan prefere ser chamado, e Kirk tentam aparar suas desconfianças e achar uma saída. “Dadas as circunstâncias, não temos escolha a não ser confiarmos um no outro”, disse o augment antes de entrar em uma caverna. Kirk tenta descobrir se deve confiar ou não.

A bordo da ISS, Spock, como prisioneiro do seu homônimo espelho, é informado que a nave será adaptada e incorporada ao Império, enquanto a tripulação será interrogada conforme os padrões terranos. Ficamos sabendo também que o Império Romulano, neste universo, foi dominado e sua raça exterminada por não ser de confiança.

spock 2

Daí segue-se um diálogo entre os Spocks e concluem que são de universos diferentes. Spock Mirror ordena que as naves sigam para a Terra, fazendo um desvio temporário em Vulcano. 

Singh mostra a Kirk sua Botany Bay aperfeiçoda e escondida. Ela tem capacidade de camuflagem. O augment tem planos para ir a Qo’noS pedir ajuda a um velho amigo. Segundo ele, os Klingons são os últimos guardiões da liberdade que resistem ao Império Terrano.

Na USS, Sulu Mirror sente o gostinho de comandar uma nave, enquanto Chekov Mirror aproveita a oportunidade para traçar seu plano de assumir a cadeira de capitão. Ele começa assassinando seu superior hierárquico, Scotty Mirror, no momento em que este torturava seu homônimo.

Chegando a Vulcano, Spock é apresentado a Sarek. Ao perguntar por sua mãe espelho, é revelado a Spock que ela foi presa por ser um membro da resistência e executada como traidora.

Depois de chegar no mundo Klingon, Kirk fica chocado ao ver seus inimigos existirem de uma forma tão pacífica. Eles encontram com K’Hav, até surgir um convidado inesperado.

kirks

Os Kirks se enfrentam, mas são impedidos por K’Hav que procura uma explicação quanto a semelhança. Uhura lembra da tempestade iônica e a conclusão é que ela abriu uma fenda entre os dois mundos. O grupo percebe que precisa chegar a essa tempestade para tentar voltar para casa.

Seguindo a tempestade em seus monitores, pois ela está mexendo com suas rotas de contrabando, o Klingon localiza as coordenadas de sua posição, mas Kirk Mirror interrompe a conversa, “Olá? Será que todos esqueceram do phaser que estou apontando para vocês?”. Os Kirks fazem um acordo para recuperarem suas naves. Singh oferece a Botany Bay, afinal nada melhor do que atrapalhar um pouco o Império. Descoberta a ISS, todos embarcam na nave camuflada com destino a Vulcano.

Em órbita de Vulcano, Chekov Mirror mata Sulu Mirror e assume o comando da USS Enterprise.

De volta a ISS, o capitão Spock ordena que retome o curso para a Terra, quando é surpreendido por Uhura, Zhara e os dois Kirks transportados para a ponte. Spock Mirror diz um “fascinante” antes de ser morto por Kirk Mirror. Uhura Mirror é neutralizada por Spock com seu toque neural. Uhura sente ciúmes quando Spock segura sua homônima nos braços. O restante da tripulação não oferece resistência. É a regra de comando.

Kirk Mirror assume a ISS e chama a Enterprise. Chekov Mirror fica surpreso ao ver que seu antigo capitão está vivo, e antes que tome qualquer atitude é imediatamente neutralizado por McCoy Mirror, leal seguidor do capitão. Como cumprimento do acordo, as tripulações retornam as suas respectivas naves.

mccoy mirror

Kirk ordena o alerta vermelho, acreditando que seu homônimo não vai deixá-lo ir. De fato, a ISS começa seu ataque a Enterprise.

Mas, a Botany Bay aparece descamuflando e atirando contra a ISS. Khan ajuda a Enterprise a escapar.

A Enterprise penetra na tempestade e retorna ao seu universo. A tempestade desaparece logo depois.

De volta ao curso normal, Kirk questiona a Spock se Khan teria conseguido escapar da ISS. Pela diferença de armamento entre as naves, Spock acredita que não. “Espero que a gente nunca venha a saber”, disse o capitão.

Aguarde pela edição número 53 onde a Enterprise encontrará com os Orions.