Review de Star Trek #53 e #54 “Reunion”

gailaA IDW Publishing anunciou recentemente que encerrará sua saga em quadrinhos The Five Year Mission, na edição de número 60, para que possa lançar a nova coleção intitulada Star Trek: Boldly Go. Com previsão para outubro, esta nova coleção pretende seguir com as aventuras de Kirk e cia após os eventos de Sem Fronteiras. Prosseguindo nos resumos das edições restantes de The Five Year Mission temos o arco “Reunion” nas edições 53 e 54, que mostra a Enterprise enfrentando uma facção renegada de Orions, além da volta da personagem Gaila.

Este arco foi escrito por Mike Johnson, com arte de Tony Shasteen.

Lembrando que a coleção The Five Year Mission mostra o período de dois anos da missão da Enterprise antes de sua chegada a base Yorktown.

Quem não conhece a personagem Gaila, de Star Trek? Nesta nova aventura temos um pouco mais sobre a história da oraniana que se tornou oficial da Frota.

A estória abre com um flashback de eventos em Vondem, terra natal de Orion, onde um comércio está ocorrendo para assegurar a paz entre duas espécies e garantir a influência e poder de uma família. Neste cenáro está a jovem Gaila, obrigada por sua mãe a ser consorte da outra espécie. Sua mãe, cabeça da decisão das “Oito famílias”, está prestes a entregar sua filha.

insetos

Discordando dessa negociação, o pai de Gaila foge com ela e seu irmão Kai, para ira da mãe e promessa de que um dia reaveria seus filhos.

A cena muda para quatorze anos depois, quando Gaila e Kai se tornam os primeiros oranianos oficiais da Frota, seu pai vive na Terra como refugiado. Ele é contra Gaila se alistar na academia pelas características hormonais de uma fêmea oraniana.

A Enterprise e a USS Tereshkova, comandada pela capitã Campbell, fazem um breve encontro para compartilharem suprimentos e informação, o que possibilita também o reencontro dos irmãos: Gaila pela Tereshkova, e Kai pela Enterprise.

ncc 1701 1811

Aproveitando a oportunidade, Gaila vai a Enterprise rever seu irmão e sua amiga Uhura, e tem num encontro embaraçoso com o capitão Kirk.

Neste meio tempo surge um sinal de socorro de um cargueiro, captado num sistema estelar próximo. As naves vão ao local para investigar. Gaila fica provisoriamente na Enterprise até que a situação se normalize.

A chamada de socorro se mostra um engodo, quando as naves federadas são atacadas por seis naves oranianas, que sequestram os dois irmãos, incapacitando a Tereshkova e a Enterprise.

Gaila e Kai são trazidos a sua mãe, que pretende voltar a negociar sua filha e aumentar sua força política em Órion.

Enquanto aguarda o reparo de sua nave, Kirk se diz pronto para procurar pelos irmãos, embora lembrado pela capitã Campbell e Spock que a Frota tem um tratado com o Orion Syndicate que impede de entrar no seu espaço. O capitão, mais uma vez, vai ignorar as regras.

Em Vondem, Galia é preparada para seu casamento forçado e Kai é colocado nos poços de gladiadores para lutar.

Ficamos sabendo que a mãe de Galia pôs espiões infiltrados na Federação, e estabeleceu uma negociação secreta com o almirante Marcus.

Kai usa toda a sua habilidade de luta e estratégia aprendidas na Academia e conseguir fugir da arena.

Ele ajuda Gaila a fazer uma ousada fuga, com um pequeno transporte aéreo.

star-trek-54-fuga

A Enterprise chega ao planeta e os sensores captam a localização dos irmãos. Há muita interferência para um transporte. Kirk ordena que entrem na atmosfera e abram a comporta de carga para recebê-los. Naves oranianas vão em perseguição. A mãe de Gaila está a bordo de uma delas e ordena que entrem na área de carga a todo o custo. A nave oraniana não consegue passar a tempo e é destruída no choque, causando incêndio na área de carga.

A Enterprise deixa a órbita do planeta e o território de Órion.

Gaila acredita que não haverá represália por parte de seu povo já que sua mãe não era bem vista pelo Sindicato por colocar seus interesses pessoais acima de todos.

A estória termina com Gaila, Kai, Kirk e Uhura no bar panorâmico da Enterprise brindando a amizade.

Em breve traremos um resumo de “O Legado de Spock”, uma saga em quatro partes.