Paramount visa modelo da Disney para se recuperar

No passado, a Paramount foi o estúdio mais bem sucedido, dominando rivais com blockbusters de sucesso e filmes de micro-orçamento. Mas nos últimos anos, vem colecionando fracassos, acumulando uma de suas maiores perdas no ano passado. Com a mudança na direção, o estúdio também quer promover uma mudança de modelo de produção e para isso está de olho em algo nos moldes da Disney.

A primeira medida foi trazer Jim Gianopulos, executivo bem sucedido na Fox, para aprender as lições de seus rivais e trazer de volta a boa bilheteria.

O sucesso da Disney, que se tornou o primeiro estúdio a quebrar 7 bilhões de dólares na bilheteria mundial, forneceu uma espécie de modelo para o sucesso no negócio.

O filme mais importante da Paramount no ano passado foi Star Trek Sem Fronteiras, que trouxe 343 milhões de dólares no mundo, uma bilheteria morna comparando com os quase 500 milhões que seu antecessor conseguiu.

Em comparação, a linha de produção da Disney lançou uma série de filmes de mais de US $ 1 bilhão em vários gêneros, incluindo Rogue One: Uma história de Star Wars, Capitão América: Guerra Civil e À Procura de Dory.

Já a Paramount colheu fracassos com Zoolander 2 e Ben-Hur (considerado um dos piores reboots já feitos no cinema), enquanto que a franquia Tartarugas Ninjas vem perdendo fôlego, tendo o segundo filme conseguido arrecadar metade do que arrecadou o primeiro.

“A receita para os estúdios nos últimos anos tem sido reduzir e fazer menos filmes, definindo franquias de sucesso e traçando o caminho para o topo da bilheteria”, disse Richard Broughton, da empresa de pesquisa de mídia Ampere.

“Esse tem sido o grande problema da Paramount que tem um conjunto medíocre de franquias. A redução da produção de filmes levou a uma relutância em assumir riscos. Isso tem que ser revertido para criar um estúdio de sucesso se você está preso em uma rotina de fazer filmes médios. Isso precisa de coragem”, disse o executivo.

Bob Bakish, que foi promovido a executivo-chefe da Viacom em dezembro, recentemente delineou um “plano Disney” para conduzir a Paramount até o cinema.

Ele inclui a exploração de spin-offs da franquia Transformer, bem como filmes baseados em brinquedos Hasbro.

Ele também quer que a operação cinematográfica funcione mais de perto com o negócio de TV: um canal está mudando sua denominação para The Paramount Network, e quatro filmes estão sendo desenvolvidos com a Nickelodeon. O primeiro, Amusement Park (Parque de Diversões), deverá ser lançado no próximo verão.

A Paramount também disse que vai construir uma divisão de cinema familiar. O estúdio não teve um sucesso no mercado infantil desde Madagascar em 2012.

A Viacom, que pensou em vender uma participação minoritária na Paramount no ano passado, disse que os problemas do estúdio são “executivos”, não terminais. “Não é curar o câncer”, disse Bakish recentemente.

“Se a falta de sucesso e crescimento da Paramount tem sido por design, má sorte ou incompetência, é difícil saber de fora”, disse um dos executivos do estúdio. “Para ser bem sucedido você quer um monte de filmes de verão que você possa enxaguar, repetir e percorrer novamente. A desvantagem de fazer filmes é que ainda exige apresentar uma ideia e testar a reação”.

Pelo menos, o sucesso inesperado de Arrival dá esperanças ao estúdio de que os bons tempos poderão voltar.

Vamos ver onde Star Trek se enquadrará neste novo modelo.

Fonte: The Guardian