Aaron Harberts fala sobre produção de Discovery

O produtor Aaron Harberts escreveu e produziu para séries como Roswell, John Doe, Wonderfalls, Pushing Daisies, Revenge e Reign. Agora, a frente de Star Trek Discovery, juntamente com seu parceiro Gretchen Berg, tem uma responsabilidade muito grande diante de uma franquia super adorada. Em entrevista ao StarTrek.com, o produtor contou algumas novidades e curiosidades sobre a produção desta série, fornecendo algumas dicas a mais e até spoilers. Veja os pontos mais importantes.

Quão grande responsabilidade é assumir uma série de Jornada?

O maior trabalho que já tive na minha vida.

De que maneira?

Quando você entra para Jornada, e acho que isso era verdade para quem dirigia qualquer versão de Jornada, o que eu percebi muito cedo, é que essa série é maior do que qualquer um de nós. Quando eu digo Jornada ser maior que qualquer um de nós, é verdade. Não só os fãs fazem parte dela, mas uma enorme quantidade de pessoas na rede e no estúdio e na produção; é um esforço de equipe. Muitas considerações devem ser tomadas antes de fazer muitos movimentos.

Todo mundo tem sua opinião, e na verdade é realmente ótimo, porque o que ela faz é com que a pressão se espalhe. Foi uma das experiências mais desafiadoras da minha vida, verdadeiramente. Temos uma fantástica equipe de redação. Temos um editorial fantástico. Nossa equipe está em Los Angeles e eles são ótimos. Penso que a ignorância também foi útil. Eu assisti Jornada e sabia muito sobre isso, mas quando eles nos pediram para entrar, quando Bryan partiu, acho que, se eu soubesse o quão difícil seria, talvez eu teria dito: “vou para o próximo”. Estou emocionado por estar aqui, estou emocionado de que esteja chegando perto de transmitir isso.

Com que frequência as constrições do cânon o afetam, quando alguém na sala dos escritores diz: “Isso já foi feito” ou “Você não pode fazer isso”?

Isso acontece o tempo todo. Nós temos cinco membros da equipe de redação fãs de Jornada. Um deles escreve muitas das novelas e praticamente tem visto todos os episódios e sabe toneladas sobre isso.

É frustrante quando você está lançando uma história e ouve, “Ah, isso não é possível”. Quando eu ouço isso, simplesmente digo: “Tudo bem, entendi, essa é a regra”. A última coisa que queremos fazer é sentir como se estivéssemos na casa de outra pessoa e tirássemos as coisas e as mudássemos para outro lugar. Você quer certificar-se de que sente que está cuidando bem da série e que está respeitando o cânon, mas o que é divertido sobre isso é que toda vez que você supera uma limitação, é divertido poder às vezes encarar e dizer: “Nós vamos dar uma reviravolta nisso, mas vamos voltar e colocá-lo de uma forma que a audiência possa dizer: “OK, eles encaixaram uma parte da história do Aaron dentro do que eu sei”. Eu sempre disse que quero que os fãs sejam pacientes conosco, porque às vezes você verá o que parece ser uma violação, mas vamos corrigi-la no próximo episódio. Há uma nave incrível chamada Discovery que tem uma maneira fantástica de voar que você nunca viu antes, e ninguém nunca falou sobre isso. À medida que olhamos para as próximas temporadas, tratamos de amarrá-la para que possamos avançar e o resto do universo de Jornada poder se manter intacto.

A série Enterprise também era um prequel de Jornada . Qual é o seu impacto em Discovery …

A série Enterprise foi muito difícil porque tentou-se criar várias coisas e, às vezes, fica com a impressão de “Oh, se Enterprise simplesmente tivesse sido isolada, não limitaria nossmaneira de poder agir“, mas eles fizeram e tudo bem. Nós apenas encontramos uma maneira. Quando se trata dos fãs, Gretchen e eu fizemos uma escolha para sairmos das mídias sociais. Eu escrevo no twitter um pouco, mas nós realmente ficamos fora disso e fora do Facebook. Não lemos a imprensa sobre a série. Não estamos vendo isso porque a expectativa pode ser tão grande que você possa afrouxar. Precisamos apenas manter a cabeça concentrada e sabermos que nossa equipe está nos guiando no melhor caminho.

O que eu espero que aconteça é que, depois desta primeira temporada, segunda temporada, começaremos a criar nossa própria fatia para que estejamos adicionando ao cânon em nosso caminho, e essas questões apareçam cada vez menos. Tem sido muito importante, e olha, você não pode ser perfeito o tempo todo … Algumas coisas simplesmente escorrem entre nossos dedos. Talvez um ator diga a linha errada e você sinta falta e de repente você está no cenário e pensa, “Oh, meu Deus. Eles usaram essa frase?” Vamos tentar corrigi-la, mas nada é perfeito. Haverá pequenos erros, mas eu vou te dizer algo, nossas intenções são boas.

A série é chamada Discovery. O que estaremos descobrindo?

Nós estaremos descobrindo a Federação e a Frota Estelar em um momento de guerra, e como a Federação tem de se olhar e tomar algumas decisões sobre como ela precisa se comportar e agir. Você vai encontrar uma personagem em Michael Burnham, que estava basicamente pronta para ser promovida para a cadeira de capitão e fez algumas escolhas que mudaram sua vida, e por essa razão, o que ela pensou que iria conseguir, que ela pensou que fosse ser, todo o tempo com o treinamento de Sarek para ser um capitão … agora é uma espécie de visão distante, e ela vai descobrir quem ela realmente é. Vamos descobrir os Klingons de um ponto de vista, e eu não acho que fizemos isso antes.

Principalmente, quando você olha para os Klingons (em séries anteriores ), eles estão gritando “Qapla!” e disparando torpedos. E em Discovery você vai encontrar uma raça de pessoas que têm sua própria filosofia, saber que é uma filosofia do isolacionismo e é uma filosofia de querer manter sua própria unidade para eles mesmos … Os Klingons têm isso, mas ficaram fraturados neste momento, e eles querem se unir. Eles querem se concentrar em si mesmos, em vez de se concentrarem em qualquer outra coisa além disso. Nós também descobriremos. Descobriremos como uma guerra explode, assinalando que isso acontece em ambos os lados.

Devemos procurar uma analogia nos Klingons, pois representavam os russos em histórias anteriores de Jornada?

Minha opinião sobre os Klingons agora, é difícil dizer que é uma analogia perfeita porque acredito também que as coisas precisam se mover, mas para mim sobre os Klingons, eu realmente olho para os Estados Unidos e a divisão que está acontecendo dentro de nosso próprio país.

Essa é uma grande mudança saindo dos russos?

Essa é uma grande mudança. É uma grande mudança, mas sinto isso pertinente. Os Klingons querem se unir, proteger o que têm. Eles não querem deixar ninguém entrar. Não estão interessados ​​em agitar as mãos para a Frota. Então, você tem a Frota Estelar, que está empurrando um pouco eles. Obviamente, temos divisão em todo o mundo, mas eu pensei, todos pensamos como uma equipe de redação, e o que estava acontecendo nos Estados Unidos era bastante provocativo, e é quase como: “Bem, não precisamos olhar muito longe de casa”. Isso mudará e crescerá, e nem tudo será exatamente análogo.

Por favor, fale sobre os elementos de narração serializados de Discovery, e podemos esperar ter várias séries Trek no futuro?

Eu acho que seria ótimo. Você poderia puxar histórias de A Nova Geração, você poderia puxar da série original; há toneladas de oportunidades. Eu acho que a CBS precisa ter certeza de que este é o carro-chefe, que está fixado, e que as pessoas estão indo atrás. E acho que você lentamente começa a apresentar isso. Eu creio que o outro lado interessante é que talvez façamos três episódios, um filme de três episódios sobre um capítulo em uma das histórias de nave que você não viu.

Esta temporada (da Discovery), esses 15 episódios são definitivamente uma novela, uma narrativa serializada. Cada episódio é um capítulo, mas cada um desses capítulos é de uma maneira distinta o suficiente para que você possa lembrar o que aconteceu. Sempre dizemos, que quando você diz que é um escritor de TV e perguntam para o que você escreve. Quando você diz Star Trek. Perguntam logo: “Oh, qual episódio você escreveu?” Este é um daqueles momentos onde você pode dizer: “Eu escrevi aquele com Harry Mudd”, e a pessoa dirá “Entendi. Eu sei exatamente o que aconteceu”. Você sentirá com cada episódio um enredo contido e, em seguida, um puxão para o próximo. A mitologia apenas continuará a crescer.

Você está fazendo um prequel de uma série de 1966, e está fazendo isso em 2017. Quão difícil é em termos de tecnologia, ciência e valores de produção para conciliar isso?

Isso é algo que sempre será um problema. É impossível contornar. Eu acho que quando todos nós começamos a falar sobre isso, nós não achamos que seria a melhor maneira de ir, usar apenas botões e tecnologia … É engraçado agora, como iPads foram flagrados com A Nova Geração. Toda essa tecnologia já passou de muitas maneiras. Existe uma certa qualidade analógica. Há uma certa qualidade analógica para alguns dos controles e coisas da nave. Apenas parece tátil, mas também há toneladas de monitores e gráficos que não teriam tido em TOS. Tivemos que encontrar um equilíbrio entre a não mudança de coisas que pensávamos serem super importantes, como os comunicadores, tricorder e phaser, mas em termos de como os gráficos são feitos … Nós nos apoiamos muito em hologramas, na verdade, em vez de apenas irmos para o monitor. Apenas maneiras ligeiramente diferentes de fazê-la se sentir um pouco mais contemporânea. Mas eu não acho que seja tão na sua cara que você vai dizer: “Espera aí”. Era nosso plano simplesmente ter uma integração perfeita. Alguns desses acessórios principais, nós, Bryan … ninguém queria realmente mudar.

Você mencionou Bryan. Quanto do seu impacto ainda está na série?

Eu sinto seu impacto todos os dias. Ele saiu quando tivemos cerca de oito, nove meses trabalhando na série. Ele e Alex realmente vieram com a história, o arco da série. Eles são co-criadores na série, mas Bryan teve alguns … os Klingons, esse é o legado de Bryan. Algumas das outras coisas sobre as quais não tenho liberdade para falar agora, mas quando você viu um monte de séries, sempre podemos voltar e conversar mais sobre isso e preenchê-lo mais tarde. Alguns dos acenos para TOS, algumas dessas noções de histórias ou lugares para ir também são de Bryan. Ele está conosco o tempo todo.

Quão diferente é fazer uma série para streaming vs. televisão tradicional, e como isso irá alterar o que o público vê em casa?

Algum tempo atrás, antes que o streaming realmente assumisse o comando, os escritores estavam começando a seguirem nesta direção porque você poderia contar histórias mais sombrias e os protagonistas que eram formidáveis e … Você poderia fazer tudo o que não podia fazer na televisão ou que eles não queriam que você fizesse na rede de TV. As coisas eram sombrias. Então, penso em muitos serviços de transmissão que você tende a encontrar, a menos que sejam comédias, muitas coisas distópicas. Isso não é algo que queríamos fazer. Queremos ter certeza de que esta seja uma série que o deixe com um sentimento de esperança no final. Embora possa haver temas sombrios ou tempos difíceis, uma configuração difícil, sempre quisemos garantir que nossos personagens estivessem dando o melhor passo a frente. Nós sempre quisemos ter certeza de que, no final do episódio, você diria um “Uau!” em vez de “Ah”. A outra coisa, apenas um pouco diferente do que eu acho que está acontecendo no streaming, é nossa narrativa que é muito apertada. Eu notei em muito das série de transmissão que os tempos de execução geralmente são quase longos. A narração de histórias fica um pouco caída de vez em quando, então sim, estamos em streaming, mas também sinto que estamos nos certificando de que nossas histórias tenham o comprimento certo para o que estamos falando.

Nós temos a opção, e é super-atraente usar violência, linguagem, nudez além do que você pode fazer (na televisão tradicional), mas eu não diria que isso funciona tão bem em Jornada. É realmente interessante. Há algo sobre isso. Podemos mostrar uma batalha através de alguém. Poderíamos mostrar um mek’leth (lâmina Klingon) cortando a garganta de alguém talvez um pouco mais do que pudéssemos mostrar na rede de TV, e isso é legal. Nós não tendemos a usar uma tonelada de linguagem. Quando fazemos, deve ser por uma razão real. Não estamos realmente fazendo uma tonelada de nudez. Simplesmente não parece bem e, eu não sei … Penso que se você é fã da série, você entende o que estou dizendo. Simplesmente não fica bem.

Para responder a sua pergunta … Acho que o que nos faz ir para uma série em streaming é começar a contar histórias sobre personagens que você não deveria ver na televisão. Chegando a fazer algumas pessoas únicas, emocionais, mais sombrias, enfrentando talvez os lados mais escuros de si mesmas ou os lados mais complicados de si mesmas que você não precisaria fazer ou, se o fizesse na TV, você teria que amarrá-la com um arco em um episódio. Podemos esticar um pouco mais isso.

Você tem o primeiro casal gay explorado por Jornada em Discovery. Você acha que isso poderia acontecer na televisão tradicional?

Sim. Esse casal, sim. Como um gay, era importante para mim que o casal fosse um casal. O que é mais interessante para mim é que eles fizeram uma escolha para trabalhar juntos e serem um casal, o que é para mim muito mais insano do que ser um casal. Como suas vidas no trabalho afetam suas vidas pessoais? Essa é uma das grandes histórias que estamos dizendo. O tenente Stamets faz algumas escolhas que realmente colocam seu parceiro em uma situação difícil. O que acontece em um momento de guerra quando o seu parceiro se torna uma chave para ajudar a ganhar a guerra? Mas quais são os custos? O fato do Dr. Culber (Wilson Cruz) ser um médico só acrescenta a isso. A sexualidade, obviamente, é parte de quem eles são, mas os momentos que são mais especiais para mim são os momentos em que estão descarregando sobre o dia enquanto estão escovando os dentes. Nós estamos fazendo banheiros em Jornada.

Eles ainda estão fazendo escovas de dentes?

Eles ainda estão fazendo escovas de dentes.

Acompanhando seus comentários sobre streaming e séries em alguns casos. Os tempos de execução dos episódios Discovery serão uniformes ou variam?

Temos uma amplitude. Realmente se refere-se mais sobre como os episódios são reproduzidos. É com relação ao ritmo da história. Alguns serão grandes, mais 40s, alguns dentro dos 50s, e alguns podem ser um pouco mais curtos do que isso. Há uma gama agradável e ampla, mas tem de ser a história que dita isso. É diferente. Uma coisa sobre a qual você perguntou, como era fazer uma série como essa? Escrevendo scripts, você pode escrever: “Eles tiveram uma batalha no espaço”. Uma frase, e então de repente são cinco minutos, ou “Eles lutam no turbelevador”.

Milhões de dólares …

Certo, exatamente. Ainda estou aprendendo que tipo de script produz o tipo de episódio. Não creio que ainda possamos conhecer por mais algumas temporadas, porque ainda é incrível como eles podem expandir ou contrair, dependendo.

Existe um personagem com o qual você se relaciona pessoalmente? E porque?

Essa é uma pergunta muito boa. Eu me vejo em muitos deles. Eu acho que eu me relaciono mais com Stamets. Stamets é esse rabugento, ligeiramente atrevido, ligeiramente não tem paciência com idiotas, mas logo abaixo da superfície está alguém que tira a camisa para a tripulação. Sua voz é como minha voz. Eu adoro isso também … Se falamos de personagens que eu amo escrever, o personagem de Mary Wiseman, a cadete Tilly, é uma alegria para escrever. Ela é desenfreada, é otimista, é uma conversa sem parar. Ela é a colega de quarto de Burnham, que é muito intensa, uma mulher de poucas palavras, mas quando se juntou a esta jovem cadete, suas cenas são muito divertidas para escrever.

Por que o nome de Michael Burnham … Michael?

Tudo bem, então vamos lá. Trabalhamos em várias séries de Bryan Fuller … Wonderfalls, Pushing Daisies. Muitas de suas protagonistas têm tipicamente o que você chamaria de nomes masculinos. Chuck era um. Jaye era outro. Quando todos nós sentamos, é claro, a ideia seria que ela teria um nome masculino, ou tipicamente nome masculino. Nós estávamos apenas começando na sala dos escritores. Tínhamos um casal a bordo e eu disse: “Bem, e Michael?” Porque eu me lembrei de uma colunista de fofocas de Chicago. Eu costumava trabalhar em Chicago em publicidade, e Michael Sneed, ela escreveu para o Chicago Sun Times. Então, havia o baixista do The Bangles, um músico chamado Michael Steele. Eu sempre pensei que o nome de Michael era realmente legal e diferente. Nós dissemos isso para Bryan e ele disse, “Deixe-me pensar sobre isso”. É assim que nos aproveitamos, mas acho que é um nome muito legal, e talvez veremos mais algumas mulheres Michaels. Quem sabe?

Voltando a Stamets e Culber, por que você acha que demorou muito para que o LGBTQ fosse representado em Jornada?

Eu não sei. Não tenho resposta para isso. Às vezes você tenta. Na televisão, muitas vezes não há nada, não há muito por trás disso. Você pode criar um casal gay e o ator que lê … Digo que é um casal gay masculino, e nenhum dos atores que fazem o teste se encaixam, e então de repente você abre mão e uma mulher entra e faz o teste e acaba ficando como, “OK, esse papel acabou de mudar”. A outra coisa sobre esta iteração particular em Jornada é que era muito importante para nós termos um ator gay que interpreta um personagem gay. Isso é difícil de encontrar. Ainda vivemos em uma era em que atores, mulheres ou homens são fechados por uma razão ou outra. Demorou muito tempo para encontrar dois atores em Anthony (Rapp) e Wilson (Cruz), que estavam fazendo isso bem. Além disso, quando Enterprise terminou, ainda não acho que estivéssemos em um lugar onde muitos atores se sentiam confortáveis ​​querendo fazê-lo. Eu não sei por que, porque você pensaria que Jornada teria abordado isso de uma certa maneira. Eu acho que às vezes depende da equipe de escrita e se eles se sentem bem … Para mim, eu não gostaria de fazê-lo apenas por fazê-lo. Eu acho que essa é a outra coisa, também. Eu acho que o tempo é agora. Mais uma vez, orgulho de Wilson e Anthony por estarem dispostos a entrar e assumir. É mais fácil encontrar um homem heterossexual que queira fazer gay. É preciso muita coragem, e eles são incríveis nos papéis, e faremos mais, faremos mais.

Nichelle Nichols na série original foi inovadora. Agora, mais de 50 anos depois, você tem duas mulheres como líderes. Você tem um casal abertamente gay. É uma vitória para Discovery, e também para a televisão em geral?

Bem, acho que a TV é excitante agora porque você está, pelo menos, o mundo do streaming, vendo muitos retratos diferentes de diferentes tipos de personagens. Eu acho que para Jornada e para o lançamento do serviço de transmissão da CBS, eu estou orgulhoso de ver uma equipe de ponte que reflete o que o mundo parece. É uma vitória? Espero que não. Espero que seja a norma. Nós sempre podemos fazer melhor.

Quanta diversão você está fazendo com pequenas revisitas da série original? E podemos assumir que haverá easter eggs para os fãs hardcore?

Akiva (Goldsman) queria um Pingo. OK, teremos um Pingo. Harry Mudd, este enorme regresso, mas um que colheu enormes dividendos. Nós encontramos com Rainn Wilson talvez para fazer um papel diferente na série, talvez um dos personagens que fosse um pouco mais com pesada prótese. Rainn é um grande fã, e ele só queria entrar e conversar sobre o que estávamos fazendo, o que foi fantástico. Nós dissemos: “Bem, vamos nos manter em contato”. Ele partiu e nós começamos a pensar nesses pequenos easter eggs e alguém disse: “Oh, Harry Mudd tem que fazer uma aparição”. Foi quando dissemos: “Oh, meu Deus, isso é Rainn”. Esses dois episódios foram super-divertidos, porque nós concordamos com algumas coisas da vida de Harry também que serão pequenos easter eggs. É sempre um prazer quando fazemos funcionar.

É sempre nosso desejo de fazer uma série para duas diferentes camadas de espectadores. Uma seria os grandes fãs de Jornada que talvez consigam tirar um pouco das coisas extras. Então, outra versão é para os não iniciados, quem podem chegar a isso e, penso eu, realmente vejo isso sem precisar conhecer muito.

Tenho certeza de que você está ocupado o suficiente com a série, mas há outras extensões disso, com as histórias em quadrinhos e as novelas. Quão consciente você está dos outros projetos no lançamento de Discovery ?

Não consigo controlar tudo. Muitas vezes, muitas coisas que discutimos na sala dos escritores acabam sendo alimento para os livros. Então, Kirsten (Beyer) vai para os escritores de quadrinhos e os escritores de livros, e basicamente desenvolve histórias que estão se espalhando (dos episódios). Os escritores dos livros e quadrinhos estão lendo todos os nossos scripts e Kirsten sabe exatamente o que todos eles estão fazendo, então espero que seja uma situação muito legal, simbiótica, realmente sinérgica. Os escritores desses livros, eu acho que eles são simplesmente brilhantes, e alguns dos melhores comentários que obtivemos foram desses autores. É isso que aquece meu coração. Quando Kirsten volta e um de seus escritores diz: “Eu não sabia que uma série estava vindo, preciso ler todos os roteiros. Não posso acreditar que vocês simplesmente fizeram isso”. Isso foi bastante gratificante porque eles são incondicionais.

Fonte: Star Trek.com