Star Trek Discovery mostra sua força feminina

No dia 20 de maio, o Vulture Festival de Nova York apresentou um painel sobre Star Trek: Discovery intitulado “O Futuro é Definitivamente Feminino”. E teve as presenças da produtora Gretchen J. Berg, junto com as atrizes Sonequa Martin-Green (Michael Burnham), Michelle Yeoh (Philippa Georgiou), Mary Wiseman (Sylvia Tilly) e Mary Chieffo (L’Rell), que conversaram sobre a experiência de trabalhar em uma série de ficção científica centrada nas mulheres. Veja alguns dos destaques dessa discussão em torno dos papéis das mulheres na frente e atrás das câmeras.

Respeito e apoio entre si

Sonequa Martin-Green falou sobre as fortes personagens femininas da série.

Eu amo a dinâmica das mulheres na nave que estão em posições de liderança. Desde o início, algo que estávamos patrocinando e comemorando é que essa capitã e a primeira oficial feminina não estão em conflito. Elas se apoiam mutuamente e se respeitam, há essa cortesia profissional e também aquele profundo amor materno.

E então você tem o relacionamento com Burnham e Tilly. Burnham é tão enaltecida por Tilly e Tilly fazendo tudo o que ela faz por amor. E Mary [Wiseman] com sua performance maravilhosa como Tilly, eu acho incrível. Você vê essas mulheres, L’Rell, você vê essas mulheres não negando sua feminilidade, mas percebendo o poder nela, e percebendo que é sua tendência feminina para nutrir e de fato, é a sua superpotência para multitarefa. É essa atenção aos detalhes. É a capacidade automática de improvisar também, você vê até onde isso vai em uma posição de liderança. Você pode ver quão benéfico é e quão eficaz é. Nós vemos isso com todas as mulheres da nossa série.

Mary Cheiffo entrou em mais detalhes sobre L’Rell.

Eu sinto que L’Rell sofria de falta de representação. Ela diz [no final da primeira temporada] “Mas eu não sou ninguém”. Isso é parte disso. Foi preciso uma enorme generosidade de Burnham para me dar aquele detonador. Porque, de certa forma, causei o maior desgosto e, em vez de termos uma briga entre mulheres, criamos a paz. Meus relacionamentos humanos mais bem sucedidos têm sido com as mulheres na série. Eu acho que há algo para isso. Existe uma colaboração.

Igualdade na roupa íntima

Mary Wiseman falou sobre a importância da liderança feminina nos bastidores depois de lembrar a platéia, com muitas risadas, que “ainda há muitos homens”.

É como as ocupações se dividem, não sei por quê. Ainda há muitos homens no set. Mas o líder é uma mulher. E é dirigido por mulheres, e a perspectiva de uma mulher está sempre à frente.

Porque Gersha é a nossa figurinista, as mulheres não estão usando vestidos curtos no set. Estamos usando a mesma coisa que os homens. E esse é um sinal visual que considero importante e significativo. Ela está pintando o nosso mundo e ela está pintando a igualdade de gênero todos os dias em trajes.

Sonequa não resistiu em adicionar algumas informações internas.

E todos nós usamos a mesma roupa de baixo, pessoal. Homens e mulheres usam a mesma cinta.

Mary Wiseman trouxe outro aspecto dos papéis femininos de Discovery .

Uma coisa que eu realmente aprecio sobre a série é que, nem todas as mulheres tem 25 anos. Em média, as melhores vencedoras do Oscar são dez anos mais jovens do que seus colegas do sexo masculino. Por que isso? Quando valorizamos as mulheres mais jovens, o que pensar sobre a nossa ideia da mulher prototípica? Cornwell e Georgiou, isso é muito importante. E também, a pessoa mais forte que conheço é a minha mãe. Eu quero ver pessoas assim em nosso mundo, e acho que elas fizeram um ótimo trabalho representando essa parte do nosso mundo também.

Uma festa que se transforma em família

Sonequa Martin-Green se emocionou ao descrever a proximidade dentro da equipe no set de Discovery, e falou sobre como filmaram repetidas vezes a cena da festa no sétimo episódio (“Magic to Make the Sanest Man Go Mad”) que ajudou realmente a unir o elenco:

Foi realmente uma ligação para nós como empresa, elenco e equipe. Nós sempre aspiramos a ser uma família, e desde o começo eu me lembro de Aaron dizendo: “Queremos que isso seja feito como uma companhia de teatro, queremos ser como uma família”. Eu tinha chegado com opiniões tão fortes sobre isso também e todo mundo veio com isso. Todos tomaram a decisão juntos e isso teve que acontecer dessa maneira… Não há nada além de amor, talento, paixão, motivação, valorização e respeito. Todo mundo vem junto para fazer isso e nós somos uma família porque todos escolheram ser. 

Chieffo abraça a sexualidade de L’Rell

Após a exibição de uma cena particularmente poderosa em “Even Yourself”, Mary Chieffo falou sobre a intensidade entre L’Rell e Tyler, começando por dizer à platéia o quão grata ela estava quando Jonathan Frakes dirigiu o episódio. Ela mergulhou fundo no relacionamento entre os dois personagens e no desafio do lento desenrolar do enredo Voq/Tyler.

Obviamente, sabíamos a verdade e queríamos encontrar esse equilíbrio. Nós realmente reproduzimos muitos momentos físicos que ocorreram no episódio 4, particularmente aquela cena no final, quando eu digo: “Sacrifique tudo”. Mas realmente achando que isso era parte de “The Butcher’s Knife Not for the Lamb’s Cry”. O que eu estava tentando despertar eram esses momentos que tivemos no passado. Nós nos aproximamos muito de um lugar genuíno.

Ela também falou sobre ver a história através dos olhos de L’Rell.

O relacionamento de L’Rell com sua sensualidade é muito diferente do típico humano. E realmente inclinando-se para isso, inclinando-se para o que nós interpretamos como uma natureza sexual muito dominante, e que nós fomos programados para rejeitar, na verdade, é o jeito dela de se expressar. Ela é de uma cultura, uma sociedade e espécie que tem um relacionamento diferente com ela. Então isso foi algo em que eu me apoiei muito, não apenas nessa cena, mas em geral com o personagem, e que ela não tem como saber que isso é inadequado para um humano. E isso é parte de sua tragédia e por ela fazer a escolha no episódio 12 (“Vaulting Ambition”), é que ela percebe que tinha mais de sua edificação e vendo a dor que Tyler/Voq está sentindo. Ela tem muito empatia, na verdade. Eu penso que a força dela como personagem é o coração dela. É uma das falhas dela como Klingon, eu sei. Então, para mim, foi deixar ser sobre o coração. E a sensualidade era apenas parte disso porque é quem ela é como uma alienígena. 

Subvertendo normas com o trauma do Voq/Tyler

Gretchen J. Berg falou um pouco mais sobre a história Voq/Tyler,

Há trauma nesse relacionamento. É baseado em mal-entendidos, lembrando as coisas de uma maneira diferente, e seus sentimentos são muito reais.

E Mary Wiseman expressou sua admiração de como isso foi tratado.

É uma alegoria de como o trauma pode ser confuso. Se você for agredido, pode ser confuso.Você pode estar apaixonado pela pessoa. Você pode ter sentido que gostou, mas ainda está violando. Essa é uma bela alegoria para mim, acho que vocês ilustraram isso muito bem.

“E aconteceu de ser o homem”, acrescentou Sonequa Martin-Green. Wiseman concordou. “Isso acontece com os homens”. Martin-Green falou sobre o poder dessa escolha.

O tempo todo. E eles não podem, eles não vão, eles não podem, eles sentem que não podem falar. E Shazad e eu ficamos realmente comovidos com essa inversão de gênero, em certo sentido, porque associamos isso a mulheres. Mas ser capaz de virar isso e ser o espelho, isso acontece com os homens também. 

A Imperatriz Georgiou ainda assusta Michelle Yeoh

Depois de mostrar um clipe do episódio “Vaulting Ambition”, o moderador do painel perguntou a Yeoh sobre os desafios de interpretar Georgiou e a versão do universo espelho. “Eu estava apenas tocando Michelle Yeoh lá”, brincou Yeoh, referindo-se ao clipe de seu assassinato na maior parte do seu círculo de filmes.

Ela então respondeu mais diretamente.

Nós conversamos sobre isso com Gretchen e Aaron – “por serem desse universo espelho, isso significa que eles são apenas maus?” Nós achamos que seria muito fácil assim. Mas deve haver motivações para eles fazerem isso, como, por que, quando, o que os motiva, impulsiona. E eu acho que também é o ambiente. É um mundo de cobra engolindo cobra. Você continua olhando por cima do seu ombro. Você tem que matar para ser o topo. E assim foi um lugar muito diferente.

A capitã Phillipa Georgiou era uma mulher tão gentil e compassiva que às vezes era até mais difícil de fazer. Eu acho que foi também o look. Gersha [Phillips] com a fantasia e a maquiagem e o cabelo. Você olha para ela e … “Uau!” Ela me assustou também.

Também há sutileza em seu personagem por causa de Michael Burnham, e acho que esse foi um elo que viajou pelo universo. Estava lá, ela não podia explicar … quando se trata de amor, fica com você e há algo que você não pode explicar. Realmente mudou o personagem.

Eu acho que somos muito vulneráveis, mas sempre fingimos que somos fortes. E todo mundo pensa que você é forte, o que não é verdade. O que eu vejo nessas incríveis jovens atrizes, estou muito orgulhosa de estar trabalhando com elas, é uma alegria muito grande, apenas sentar e assistir todos os dias.

O sentimento era claramente mútuo. Martin-Green disse à platéia como ela deixava Yeoh louca mostrando constantemente a todos no set vídeos do YouTube de Yeoh chutando traseiro. “Nós temos uma lenda em nosso meio”, disse ela.

Não são só as mulheres

Depois de toda essa conversa sobre mulheres fortes e poderosas, Gretchen J. Berg fez questão de lembrar a todos como são importantes os homens da equipe para toda a dinâmica.

Eu sei que hoje é uma celebração de mulheres em Star Trek e estamos muito orgulhosas disso, mas temos parceiros em nossas vidas nesta série que são homens e que pensam como nós. Aaron [Harberts], meu parceiro de redação há 20 anos, Alex Kurtzman e Bryan Fuller… e todos do outro lado da diretoria. Não há ninguém fazendo um barulho ou um fedor sobre o fato de que tem homens e mulheres representados. Lembre-se Stamets salvou o multiverso e Culber foi a pessoa inteligente que descobriu o que estava acontecendo com Tyler, e Tyler é maravilhoso e Saru … Sabemos disso, nossos parceiros, os homens na série e em toda a linha, nós os amamos também e eles nos fazem todos bem sucedidos. 

A CBS realizou, há duas semanas atrás, sua apresentação anual do Upfront para afiliados e anunciantes, divulgando planos para o próximo ano. Foi mencionado o All Access original, incluindo a performance de Discovery, mas nada de novo foi dito sobre a segunda temporada. à princípio, está agendado para ir ao ar no começo de 2019.

Fonte: TrekMovie