Kurtzman fala sobre a filosofia de Star Trek

O produtor executivo Alex Kurtzman está sorrindo de orelha a orelha. Em 2021, ele recebeu a tarefa de moldar o novo universo de Star Trek para o Paramount+, e, até o momento, tem obtido sucesso com as cinco séries lançadas, entre live action e animação.

Com contrato até 2026, Kurtzman continuará produzindo mais Star Trek, nos próximos anos, com novos projetos. Numa entrevista pelo podcast de Tig Notaro, Don’t Ask Tig, o produtor externou seus pensamentos a respeito do envolvimento com a franquia e o que pensa sobre Star Trek.

Quando perguntado sobre como ele se envolveu com Star Trek, Kurtzman falou sobre sua apreciação pela franquia desde que trabalhou no filme Star Trek de 2009 :

Então, eu fiz dois dos filmes de Star Trek e agora aqui estamos com cinco programas de televisão depois. E eu fiquei definitivamente um fã disso. Mas eu nunca seria capaz de me definir como um Trekker, ou como alguém quer se identificar. Não foi até que eu comecei a fazer o primeiro filme e, então, fiz esse mergulho incrivelmente profundo no mundo de Star Trek, que eu me apaixonei por ele. E cada iteração de Star Trek me deu uma nova visão ou presente sobre o tipo de milagre que todo o universo de Star Trek é. E tem sido uma experiência realmente incrível. Mas também tenho a sorte de estar cercado por muitas pessoas que realmente se identificam como Trekkers desde crianças. Há um exército de muitas pessoas trabalhando – não apenas os roteiristas ou os diretores,

Kurtzman fez um comparativo do universo de Star Trek com o nosso mundo:

Eu acredito fundamentalmente nas pessoas. Se você olhar para a mitologia de Star Trek, o que a mitologia de Star Trek lhe diz é que chegou um ponto no planeta Terra onde as divergências de todos se tornaram tão extremas que houve uma guerra nuclear, e isso foi a Terceira Guerra Mundial. E então, anos depois, a sociedade começou a se reconstruir, mas teve que se reconstruir da sombra do que aconteceu, sabendo que não podemos deixar que isso aconteça novamente. E parte de mim acha que isso pode acabar sendo profeticamente verdade. Estamos definitivamente em uma encruzilhada de algum tipo como espécie. E provavelmente em nossa vida veremos o início de alguma mudança que é muito, muito sísmica, mas realmente serão nossos filhos que realmente lidarão com isso.

Todo mundo tem seu ‘O que estou fazendo para ajudar a salvar coisas ou tentar fazer as coisas?’ E eu sinto que contar histórias que inspirem as pessoas a pensar um pouco diferente sobre todas essas questões, seja Man Who Fell To Earth ou Star Trek ou qualquer outra coisa, é o que eu posso fazer. Star Trek deu às pessoas um roteiro para imaginar um futuro, onde nossos melhores anjos venceram. Então, as pessoas têm que acreditar que é possível… Acho que os seres humanos são capazes de coisas incríveis. E, finalmente, vamos encontrar nosso nível em algum momento, ou vamos continuar tentando.

Em relação a comparação, Kurtzman também falou sobre como ele vê a diferença entre Star Trek e outra franquia famosa Star Wars:

Como fã de ambas as franquias, qualquer que seja a minha resposta, não é um golpe em uma ou na outra, porque não me sinto assim. Eu acho que a diferença para mim com Star Trek é que Star Wars é muito sobre batalhas espaciais, e puxar um sabre de luz sobre diferenças quase teológicas, como representadas pela Força. Star Trek é sobre diplomacia e guerra como um esforço de último recurso. E isso é realmente diferente em termos da maneira como as histórias de Star Wars e Star Trek são contadas. Star Trek é sobre a ciência ser a solução antes que as armas sejam a solução. É sobre a engenhosidade de uma equipe de ponte, seja Reno, em engenharia, ou qualquer um dos outros personagens, descobrindo uma maneira de juntar sua pequena peça do quebra-cabeça para que o quebra-cabeça se encaixe, geralmente em menos tempo do que qualquer um realmente precisa fazer. E, em última análise, acho que é sempre – e isso é tudo Roddenberry – apenas um otimismo fundamental de que o futuro é brilhante e pode ser brilhante.

Fonte: TrekMovie