CBS planeja com Alex Kurtzman expandir Star Trek na TV

Hoje a CBS anunciou que estendeu um acordo de exclusividade com o produtor executivo Alex Kurtzman e sua  empresa de produção Secret Hideout até 2023. Segundo o noticiário, Kurtzman, além de comandar a série Star Trek Discovery, também estaria supervisionando o que a CBS chama de uma expansão da franquia Star Trek para a televisão, desenvolvendo novas séries, minisséries e animação. O novo acordo surge quando rumores falam de uma outra série centrada em Patrick Stewart.

Heather Kadin é o presidente da empresa de Kurtzman e Aaron Baiers é vice-presidente sênior de televisão. Kurtzman e a Secret Hideout atualmente produzem as séries da CBS “Hawaii Five-O”, “Salvation” e “Instinct”.

“Há uma lista muito curta de produtores-diretores que todo estúdio de cinema e televisão quer associar, e Alex e sua equipe da Secret Hideout estão sempre no topo”, disse o presidente da CBS Television Studios, David Stapf, em um comunicado. “Seu talento, gosto e habilidade para pastorear um projeto de sucesso é incomparável. Alex fez um trabalho notável para o nosso estúdio, que remonta a sete anos do lançamento de HAWAII FIVE-0, e estamos entusiasmados que ele, Heather e sua equipe estarão em parceria conosco por um longo tempo”.

Kurtzman cita Star Trek como a franquia que entrará neste novo processo de expansão (via Variety):

“Heather, Aaron e eu estamos empolgados em dar continuidade à incrível parceria da Secret Hideout com a CBS Television Studios. Desde a nossa primeira colaboração com o HAVAII FIVE-0 há quase uma década, Les, David e toda a equipe da CBS Studios têm sido nossos principais colaboradores e campeões, tratando cada projeto com integridade, apoiando as visões criativas e trabalhando sem fôlego para fazer cada episódio, cada série o melhor que possa ser. A CBS também nos permitiu o grande prazer de reintroduzir o mundo de Star Trek ao público novo e antigo, e estamos muito animados para continuar trabalhando com eles para expandir esse mundo.”

Além disso, a Kurtzman e a Secret Hideout desenvolverão novas séries originais que não sejam “Star Trek” nas plataformas de broadcast, cabo e streaming. Fontes do site The Hollywood Reporter também disseram que a CBS Television Studios trará um novo executivo especificamente para supervisionar os projetos de “Star Trek” no estúdio.

A CBS Television Studios não revelou quaisquer projetos específicos, mas os rumores pela mídia dão conta de que há três conceitos diferentes de Trek atualmente em desenvolvimento (via Variety):

  • Uma série na Academia da Frota Estelar dos criadores Stephanie Savage e Josh Schwartz. A dupla mais recentemente desenvolveu o reboot de Dynasty e criou anteriormente séries como Gossip Girl, Hulu e Marvel’s Runaways.
  • Uma série live-action cuja trama não foi divulgada.
  • Uma série limitada baseada na história de “A Ira de Khan”, famoso personagem, interpretado por Ricardo Montalbán, na série original e por Benedict Cumberbatch no filme de 2013, Além da Escuridão Star Trek.
  • Uma série animada cujos detalhes da trama estão sendo mantidos em segredo.

A ideia de se fazer uma série ou filme a respeito da vida na Academia da Frota Estelar não é nova.

Star Trek: The First Adventure, também intitulado provisoriamente de Starfleet Academy e Star Trek: The Academy Years, foi um filme planejado e escrito por Harve Bennett e David Loughery que deveria seguir Star Trek V: A Fronteira Final, onde contaria a história de Kirk e Spock e cia nos tempos de cadetes. Algo que foi abordado nos filmes de J J Abrams.

O projeto relacionado a Khan, nos faz lembrar do projeto secreto de Nicholas Meyer, que falou pela primeira sobre o assunto no ano passado, e recentemente disse que estava suspenso.

Quanto a uma série animada, depois do cancelamento de Star Trek: The Animated Series, nada mais foi tentado.

O que só ocorreu no final de 2006, quando foram anunciados planos para uma nova série animada da franquia sem título (mais tarde intitulada Star Trek: Final Frontier). Esta série seria definida no ano de 2528 e seria centrada em torno da mais recente tripulação da nave estelar Enterprise em um futuro mais sombrio.

A ideia veio logo após o cancelamento de Star Trek: Enterprise. Os escritores David Rossi, Doug Mirabello e José Muñoz propuseram usar animação como modo de baratear o custo de produção e, com técnicas mais avançadas de filmagem, do que em 1969, poderiam expandir os limites da criatividade com novas histórias.

Patrick Stewart voltando na pele de Picard?

Mas o que tem chamado mais a atenção da mídia, é o rumor que relata sobre um outro projeto centrado em Patrick Stewart. O site The Hollywood Reporter reporta

O novo acordo surge no momento em que rumores sobre outra série de Star Trek, com Patrick Stewart reprisando o papel do capitão de A Nova Geração, Jean-Luc Picard , estão esquentando. Fontes dizem que Kurtzman e Akiva Goldsman, que deixaram Discovery após a primeira temporada, estão ligados à reinicialização liderada por Stewart.

A CBS TV Studios se recusou a confirmar o projeto de Stewart, pois fontes dizem que um acordo está longe de ser concluído e pode não acontecer, apesar do fato de que o ator recentemente brincou sobre seu potencial retorno à franquia.

Sir Patrick falou recentemente, com ar de mistério, que ele pode ter uma boa razão para começar a assistir Star Trek: Discovery.

A CBS e o ator não se manifestaram sobre a informação até o momento.

Mês passado, outro do elenco de A Nova Geração deu o seu ar da graça nos estúdios em Toronto, visitando Jonathan Frakes, foi Marina Sirtis, e que gerou especulação de que ela poderia estar fazendo alguma participação especial.

Assim que surgirem mais novidades, informaremos.

Fonte: TrekMovie