Trek Brasilis retoma guias de episódios clássicos

Em celebração ao Star Trek Day, data em que comemoramos os 54 anos da estreia de Jornada nas Estrelas na TV americana, o Trek Brasilis lança uma iniciativa que deve agradar muitos fãs: a retomada, com aperfeiçoamentos, dos antigos guias de episódios das séries da primeira e segunda eras televisivas da saga.

Era uma velha demanda. Vira e mexe, alguém perguntava: “Vocês não vão terminar os guias antigos?” Finalmente, após algum tempo em preparação, podemos responder a plenos pulmões: agora vamos.

A iniciativa para acelerar a produção e publicação dos guias está sob a coordenação de Leandro Magalhães, editor e webmaster do TB, além de nosso resenhador oficial de Lower Decks. Montamos uma equipe azeitada para retomar (e aprimorar) as páginas de cada um dos quase 800 episódios da franquia, com o objetivo ousado de, nas próximas semanas, atingirmos o ritmo de uma por dia — alternando entre as séries todas.

Participam da equipe de “remasterização” e produção de novos conteúdos Fernando “Odo” Rodrigues,  Maria-Lucia Racz, Muryllo Von Grol, Ricardo Delfin, Stéphanie Cristina, Mariana Gamberger, Luiz Castanheira, Nívea Doria, Carlos Santos e Daniel Sasaki.

E abrimos os trabalhos oficialmente nesta terça-feira (8), como não poderia deixar de ser, com a Série Clássica, e a publicação de mais duas páginas do novo guia: “The Menagerie, Part I” e “The Menagerie, Part II”, escritos por Carlos Santos. Originalmente publicados como uma página só, no Conteúdo Clássico do site, eles agora foram “vitaminados” de forma a contemplar as duas partes separadamente e ganharam vários “extras”: mais trivias e os dois vídeos da série Revisitando referentes a esses episódios.

Aliás, se você visitar a página mestra do guia da Série Clássica (aqui), já poderá ler também as versões remasterizadas de todos os episódios que antecedem “The Menagerie”, recheadas com novos conteúdos especiais. E você há de reparar que agora os episódios estão listados em ordem de exibição, e não mais em ordem de produção, como era nosso costume com a série original no Conteúdo Clássico do site.

A verdade é que durante os anos 1990 e 2000, os canais de televisão, bem como a Paramount, adotavam a ordem de produção, mas desde o advento dos DVDs, passaram a abraçar a ordem original de exibição. Acreditamos que, para evitar confusões, é melhor adotar esse novo padrão, de forma uniforme, para todas as séries — é o mesmo que você encontrará também nos Blu-rays e na Netflix.

Também decidimos repadronizar a contagem dos episódios para refletir isso. No passado, por exemplo, contávamos os episódios pilotos de A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager Enterprise como dois, porque era assim que eles eram contados em termos de produção e também era como costumavam ser exibidos na TV, sobretudo aqui no Brasil. Com o advento do streaming, não existe mais a necessidade de quebrar os episódios artificialmente em duas partes, de forma que estamos contando todos aqueles que tiveram sua exibição original como telefilmes (além dos pilotos e dos finales, há episódios especiais, como “The Way of the Warrior”, de Deep Space Nine, ou “Dark Frontier”, de Voyager, que também passam a contar como um). De novo, a nova contabilização é a mesma que você encontrará na Netflix, reduzindo conflito de numeração entre os guias e as principais vias de acesso dos fãs aos episódios.

Você também há de notar que temos uma nova página mestra para todos os guias (aqui, ou clicando no botão Guia de Episódios, no menu da barra superior do site), com links para cada uma das séries que já tiveram episódios exibidos, além de uma lista com as últimas publicações de guias aqui no TB.

E o mais importante disso tudo: viemos para ficar. Além de manter os guias das novas séries todos atualizados (aos poucos ajustando o formato dos mais antigos para manter uniformidade entre todos eles), temos uma aspiração de, começando nas próximas semanas, trazer um episódio novo a cada dia para ver e analisar.

Nossa meta é ir alternando entre as séries, com o seguinte calendário semanal:

Segunda – Enterprise
Terça – Série Clássica
Quarta – A Nova Geração
Quinta – Deep Space Nine
Sexta – Voyager
Sábado – Série Animada

Temos um longo caminho pela frente, mas certamente será divertido. Venha com a gente! E feliz Star Trek Day a todos!