Whoopi comenta sua participação em Picard

Em janeiro do ano passado, conforme o Trek Brasilis noticiou, ao aparecer no programa The View, nos Estados Unidos, para promover a primeira temporada de Star Trek: Picard, Sir Patrick Stewart convidou formalmente Whoopi Goldberg para aparecer na segunda temporada, reprisando seu papel de Guinan de  Star Trek: The Next Generation, .

A última edição da revista SFX incluiu uma breve entrevista com Goldberg, que está promovendo a minissérie da CBS All Access The Stand, uma adaptação do clássico pós-apocalíptico de Stephen King, onde faz o papel de Mãe Abigail.

Whoopi Goldberg como Mãe Abigail em The Stand

Como Guinan em Star Trek: The Next Generation, de acordo com Q, “problemas sempre a seguem”. Para a atriz Whoopi Goldberg, em vez de problemas, prêmios, indicações e elogios a seguem, desde sua estreia de 1985, em The Color Purple, pelo qual ela ganhou um Globo de Ouro e foi indicada para um Oscar de melhor atriz. Até agora, ela já recebeu um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony, o famoso EGOT. Sobre ficção científica, Whoopi afirmou:

Sou fã de ficção científica desde criança. Sempre senti que os filmes de ficção científica  previram o futuro, seja a mudança climática ou computadores portáteis. Na realidade, eu sou uma grande nerd.

Perguntada sobre quando ela se apaixonou pelo gênero, Woopi respondeu:

Para mim, foi Jornada nas Estrelas. Foi a primeira indicação de que haveria pessoas de cor no futuro. A tenente Uhura foi a primeira personagem incrível, que era tudo o que você gostaria que uma grande oficial fosse – e ela era uma mulher negra. Quando criança, eu pensava: “Ok… Isso é bom de se ver. Fico feliz em saber que haverá um futuro para mim.” Quando você olha para muitas outras ficções científicas que antecedem Star Trek, você não vê um monte de pessoas de cor no futuro. Sempre me senti feliz com isso, então fiquei emocionada quando tive a oportunidade de me juntar ao elenco de Star Trek: The Next Generation.

Goldberg então mencionou Picard, em resposta a uma pergunta sobre se ela estava assistindo Star Trek: Discovery:

Não, eu não assisti [Discovery], mas eu assisti à primeira temporada de Picard, que foi ótima. De vez em quando, eu falo com Patrick [Stewart] sobre Jornada nas Estrelas. Espero me juntar ao elenco por um tempo, no próximo ano (2021). Estou muito animada com isso.

Recentemente relatamos que a produção da segunda temporada de Picard está prevista para começar em 1º de fevereiro. Goldberg afirmar que vai se juntar ao elenco “por um tempo” é intrigante, pois poderia indicar um papel mais substancial do que apenas participação em um único episódio.

Quanto ao seu comentário de esperar seu retorno, talvez Whoopi esteja apenas sendo segura com seu termo de confidencialidade, mas o showrunner da primeira temporada e escritor da segunda temporada Michael Chabon falou sobre a preparação para escrever cenas para a  Guinan de Goldberg em abril do ano passado (veja aqui). Ele cita que “voltou a assistir alguns dos episódios mais importantes de Guinan de A Nova Geração, contendo os principais momentos de Picard e Guinan. Ela é uma atriz incrível. Mal posso esperar”.

O papel de Guinan em Star Trek: Picard pode ser algo pessoal ou algo sobre sua história com Jean-Luc Picard.  Foi estabelecido em A Nova Geração que Picard e Guinan eram muito próximos. Picard uma vez descreveu sua relação como “além da amizade e além da família”.

Também pode haver uma história relacionada com sua raça, os misteriosos e longevos el-aurianos. Eles quase foram eliminados pelos borgs, e os ex-borgs tiveram um papel importante na primeira temporada de Picard, incluindo Seven of Nine (Jeri Ryan), que está retornando na segunda temporada. Guinan também demonstrou algumas habilidades especiais, como ser capaz de detectar mudanças nas linhas temporais e até mesmo algum tipo de defesa contra o Q (John de Lancie). Também foi estabelecido que Guinan e Q tinham alguma história contraditória, e John de Lancie recentemente insinuou que ele poderia estar voltando para Star Trek, então vê-los juntos novamente é uma possibilidade.

Fonte: TrekMovie e revista SFX.