Meyer não acredita no fim da minissérie Ceti Alpha V

Em 2016, enquanto trabalhava como produtor de consultoria na primeira temporada de Star Trek: Discovery, uma ideia do produtor Alex Kurtzman levou o roteirista e diretor Nichlolas Meyer a trabalhar numa minissérie baseada no exílio de Khan e seus seguidores no planeta Ceti Alpha V, visto no final do episódio “Space Seed” da série original.

O projeto foi anunciado em 2018 e intitulado “Star Trek: Ceti Alpha V”.

Cena deletada de “Space Seed”.

Na época, Meyer comentou que foi um longo e cansativo processo de escrita para trazer uma história de Khan, em forma de trilogia. Mas o diretor acredita que a confusão que se encontrava o estúdio com as tentativas de reunir a CBS e a Paramount, tenham prejudicado a apresentação de seu projeto.

Em 2018, a CBS adicionou alguns títulos de projetos às suas propriedades intelectuais e um deles se chamava “Ceti Alpha V”.

Agora, em uma nova entrevista ao TrekMovie, Meyer não pode dizer com certeza por que o projeto não avançou na nova empresa ViacomCBS, mas ele acredita que em parte tem a ver com o modo como o streaming mudou as coisas:

Bem, eu não considero isso adormecido porque acho que é um projeto fantástico. Acho que o que aconteceu, ou até certo ponto o que aconteceu, foi que o modelo de negócios para streaming estava mudando muito rápido. E o que foi originalmente encomendado como um evento de três horas ou três noites, quando terminei de escrevê-lo, três horas não foram suficientes. Eles queriam coisas mais longas. E em algum lugar entre esses dois imperativos, a coisa meio que caiu entre dois bancos. E ainda não sei por que eles não estão fazendo isso, mesmo que seja para dizer, ‘dê-nos dez episódios em vez de três ou o que for.’ Não sei por quê.

Quando questionado se ele acredita que o projeto Ceti Alpha V poderia ser expandido além de seu plano de 3 episódios e possivelmente se transformado em uma série contínua, Meyer foi cético:

Bem, isso pode ser um defeito de imaginação da minha parte. Eu acho que se falasse sobre Khan e Ceti Alpha V, correria o risco de se tornar uma espécie de Gilligan’s Island. O que eu acho que é uma ideia errada … Foi comissionado em três horas e havia certos parâmetros que foram colocados, aos quais eu aderi. E são todos fungíveis.

Gilligan’s Island ou A Ilha dos Birutas foi uma série comédia dos anos 60 em que náufragos em uma ilha inabitada nunca conseguiam voltar à civilização.

Embora Meyer ainda sinta fortemente que o projeto Ceti Alpha V é uma boa ideia, ele observou que ainda não ouviu nada sobre o status dele. Kurtzman e executivos da Paramount+ já confirmaram que se concentram, no momento, em séries em andamento.

Vendo o status mais recente dos registros Star Trek Trademark, Ceti Alpha V como projeto de série para várias plataformas ainda não foi desativado, apenas o referente a discos digitais, DVDs, gravações de áudio e vídeo para download.

Fonte: TrekMovie e ComicBook