Morre Joanne Linville, a comandante romulana

A atriz Joanne Linville faleceu ontem, em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 93 anos. Linville ficou conhecida no universo de Star Trek por interpretar a comandante romulana na Série Clássica, no episódio “The Enterprise Incident” (O Incidente Enterprise). Ela foi a primeira atriz a interpretar uma romulana na franquia.

O comunicado da morte foi feito por seus representantes, mas não foi revelada a causa da morte. “Linville viveu uma vida plena. Aquela cujo espírito, paixão pela arte e pela vida foram uma inspiração para todos os que tiveram o prazer de conhecê-la”, disse o comunicado.

No episodio, Linville era comandante de uma nave de guerra do Império Romulano, em um episódio em que, sem qualquer justificativa, o capitão Kirk ordena que a Enterprise entre na Zona Neutra Romulana, onde a nave é capturada pelo inimigo.

Por ocasião da produção de Face of the Enemy, de A Nova Geração, o escritor Naren Shankar chegou a sugerir que Linville repetisse seu papel como comandante romulana, mas ela não estava disponível na época.

A personagem de Linville vive um romance com Spock em The Enterprise Incident.

Além de Star Trek, Linville é conhecida por suas contribuições em Além da Imaginação, Columbo, Nasce Uma Estrela (versão de 1976), Sedução Fatal e Scorpio.

A atriz deixa seus filhos Christopher e Amy, e seus netos Ruby e Ginger.

A carreira de Linville começou em meados dos anos 50.

Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Linville estará sempre viva nos corações dos trekkers do mundo todo!