TNG 3×09: The Vengeance Factor

Uma vida consumida pelo ódio, e a necessidade de trocar vingança por justiça

Sinopse

Data estelar: 43421.9

Um grupo avançado da Enterprise visita um posto avançado da Federação. Equipamento foi saqueado, e dois cientistas foram tonteados diversas vezes. Vestígios indicam que o ataque foi feito pelos acamarianos, e Picard acredita que os Coletores podem ser responsáveis. Trata-se de um grupo de nômades que deixou Acamar III antes das grandes guerras de clãs daquele planeta.

Para pacificar a região, Picard busca a ajuda da soberana de Acamar III, Marouk. Após resistir um pouco, ela concorda em tentar fazer uma proposta de anistia aos Coletores para reintegrá-los a seu povo. A Enterprise então parte para o aglomerado Hromi, onde se suspeita haver um assentamento dos Coletores. E Riker demonstra um interesse pela serva de Marouk, a jovem Yuta, que, no entanto, se mostra insensível e perturbada.

Em Gama Hromi II, um grupo avançado trava contato (e troca tiros) com um grupo de Coletores liderado por Brull. Após alguma persuasão, ele se mostra interessado pela proposta de Marouk e se propõe a levá-la a seu líder, Chorgan. Longe dos olhos de todos, Yuta confronta um velho coletor, declara-se do clã Tralesta e toca o rosto do homem, que cai morto.

Enquanto a Enterprise ruma para um encontro com a nave de Chorgan, levando a bordo Brull e a comitiva de Marouk, Beverly Crusher investiga a morte e constata que não foi por causas naturais, mas por um vírus criado para atingir apenas um dos clãs acamarianos, Lornak. Uma investigação da base de dados revela uma morte similar, mais de 50 anos atrás, de outro membro do clã Lornak. E uma foto revela que Yuta estava lá.

Picard e Marouk conduzem negociações pessoalmente com Chorgan, após a Enterprise desabilitar os escudos da nave dele, e Riker desce ao planeta para impedir Yuta de cometer outro assassinato: ela é a última do clã Tralesta e está exercendo vingança contra os Lornaks por um massacre de cem anos atrás. E Chorgan é o último Lornak. Riker tenta convencer Yuta a abandonar o plano. Ela admite ter sido modificada, com o envelhecimento reduzido, para cumprir a missão. E insiste em concluí-lo, o que obriga Riker a matá-la com um feiser.

O acordo de paz é fechado, e os Coletores retornarão a Acamar III. Mas o primeiro oficial está arrasado por ter perdido Yuta, destruída por sua sede de vingança.

Comentários

“The Vengeance Factor” tem um enredo que parece seguir o padrão das duas primeiras temporadas, com uma história de diplomacia e conflito no formato de ação-aventura, com pouca ênfase nos personagens. Seguindo a diretriz do showrunner Michael Piller, que dizia que cada episódio tinha de ser sobre alguém (de preferência um dos personagens principais da série), a trama foi convertida em um veículo para Riker. Mas o sucesso nesse sentido é bem modesto.

Soa até como um empate, depois de uma trama que acabou de trazer um romance para Troi no episódio anterior, “The Price”. Agora é a vez de Riker, e esse pedaço da história soa tão desconfortável e antinatural quanto o do segmento anterior.

O primeiro oficial, no seu melhor estilo conquistador barato, praticamente se atira sobre Yuta desde o encontro inicial dos dois — atitude que pode ser reputada como pouco profissional da parte dele, para dizer o mínimo. Fica claro como, a despeito da enorme evolução na terceira temporada, a equipe de roteiristas ainda estava sofrendo para modular as atitudes dos personagens principais.

Com isso, o episódio sai mais brando do que deveria ser, embora abarque uma narrativa que discute, de forma despretensiosa, a autodestruição trazida pelo desejo de vingança, e a importância de substituí-la por justiça — com a ajuda da diplomacia.

Superada a dificuldade inicial com a relação entre Riker e Yuta, o desfecho em que o primeiro oficial tem de matar a assassina é poderoso. Jonathan Frakes faz o melhor que pode com o material — nada digno de Emmy, mas defende a honra da classe artística.

O elenco convidado, no geral, vai bem. Lisa Wilcox transmite a ambiguidade de Yuta, uma “jovem velha” que perdeu sua alegria de viver, consumida pelo ódio. E Nancy Parsons mistura bem a firmeza, a indignação e a compaixão que caberiam à líder dos acamarianos. Menos festejados são os Coletores, em geral retratados como uns ladrões e arruaceiros com roupas de motoqueiro. Bem que o roteiro tenta dar alguma camada de profundidade a eles, por meio de um diálogo tenso, e revelador nas entrelinhas, entre Wesley e Brull no bar panorâmico. Mas é pouco.

No frigir dos ovos, apesar de estar longe de ser uma tragédia, “The Vengeance Factor” é um dos episódios menos interessantes da terceira temporada de A Nova Geração.

Avaliação

Citações

“My clan will outlive yours.”
(Meu clã vai sobreviver ao seu.)
Yuta

Trivia

  • Este episódio teve vários títulos provisórios diferentes, como “The Human Factor”, “The Vengeance” e “The Weapon”.
  • Trazido para A Nova Geração por Michael Piller para ajudá-lo com os roteiros, Ira Steven Behr trabalhou nas reescritas deste aqui, embora não tenha sido creditado.
  • O roteiro é de Sam Rolfe, veterano que cocriou a série de faroeste dos anos 1950 Paladino do Oeste (Have Gun — Will Travel), que teve Gene Roddenberry como um de seus principais colaboradores. Nos anos 1960, ele criaria a série de espionagem O Agente da UNCLE (The Man from U.N.C.L.E.). Além deste episódio, Rolfe voltaria a Star Trek com “The Vortex”, da primeira temporada de Deep Space Nine.
  • O diretor Timothy Bond gostou de conduzir este episódio. “Foi divertido fazê-lo. Os diálogos eram meio irrelevantes, e acho que parte deles foi até cortada. Há uma tendência na televisão de dizer ‘estou abrindo a porta agora’. Bem, apenas abra a porta. Não é um programa de rádio. Então pudemos fazer aquele bem visual, e o departamento de arte apareceu com esse fundo pintado bizarro. Eles o iluminaram com verde e havia fumaça. Aquele episódio também tinha o melhor cenário que já tivemos. Nós o tivemos por apenas dois dias e foi uma pena ter de desmontá-lo.”
  • O tal fundo pintado era o ambiente externo do posto avançado da Federação, e havia uma razão para a empolgação da equipe de arte com ele: a pintura foi usada originalmente para o clássico Planeta Proibido (Forbidden Planet), de 1956. Michael Okuda conta: “Nós o alugamos. Eu o vi em um catálogo e fiz campanha para [o designer de produção] Richard James usá-lo por um bom tempo. Ele estava disposto em embarcar, contanto que o usássemos em um episódio/ambiente correto.”
  • Timothy Bond também explicou por que Picard parece não ter reação quando Riker mata Yuta. “Efeitos visuais. Ele não podia se mover naquele período em que ela é vaporizada.”
  • O modelo da nave dos Coletores foi um reaproveitamento da nave Mondor, dos pakleds, vista em “Samaritan Snare”.

Ficha Técnica

Escrito por Sam Rolfe
Dirigido por Timothy Bond

Exibido em 20 de novembro de 1989

Título em português: “O Fator Vingança”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher
Wil Wheaton como Wesley Crusher

Elenco convidado

Lisa Wilcox como Yuta
Joey Aresco como Brull
Nancy Parsons como Marouk
Stephen Lee como Chorgan
Marc Lawrence como Volnoth
Elkanah J. Burns como Temarek

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio