Bakula diz que onze de setembro mudou Enterprise

Há vinte anos, no dia 26 de setembro, a série Star Trek: Enterprise foi ao ar pela primeira vez, com seu piloto “Broken Bowl”. A série criada por Brannon Braga e Rick Berman teve Scott Bakula como estrela principal, no papel do capitão Archer. Depois de uma exibição de 98 episódios, Enterprise foi cancelada, ao fim da quarta temporada.

Convidado no podcast Bob Saget, Here For You, Scott Bakula avalia a luta do programa com as mudanças dentro da empresa e como o evento 11 de setembro mudou os rumos da série.

Bakula disse no podcast que era muito um fã de Star Trek antes de embarcar na franquia e se sentia honrado em liderar a nova série. Teceu elogios ao criador Gene Roddenberry, dizendo que ele tinha uma visão iluminada do futuro. Sobre o desenrolar de Enterprise, o ator comentou a respeito da mudança que a série sofreu, na época do 11 de setembro:

Do início até hoje, as histórias de Star Trek têm relevância. Não alcançamos a visão de forma alguma. Claro, nossa série foi colorida pelos acontecimentos de 11 de setembro. Estávamos filmando, então, isso eventualmente assumiu a direção de nosso show em termos de espelhar aquele evento e lançá-lo no estúdio e pintá-lo com o pincel de Star Trek. Me lembro de Rick Berman e Brannon me chamando no escritório e dizendo: “Nós queremos fazer uma mudança na direção da série”. De repente, tivemos isso nas últimas duas temporadas e meia em que basicamente encontramos as pessoas que atacaram a Terra e as perseguimos e para onde isso nos levou no universo.

A vida imitando a arte e a arte imitando a vida, isso foi uma parte muito real do nosso show. E eu acho que isso se sustenta. Acho que houve mérito em fazer isso. Foi muito difícil. Se você é um escritor, vai escrever sobre o que está acontecendo em seu mundo e em sua vida. E isso certamente tomou conta de todas as nossas vidas por um bom tempo, naquele evento, e ainda hoje.

Um fator que não ajudou a série a chegar nas sete temporadas, como as demais, foi sua transmissão pela UPN. A rede não tinha mercado suficiente para cobrir os EUA, e, desse modo, nem estava disponível para ser assistida em alguns locais. O público-alvo da UPN não correspondia aos prováveis ​​espectadores para a franquia. Bakula disse, em entrevistas, que muitas pessoas nem sabiam que ele havia estreado uma série de Star Trek. Para piorar, na época, havia um processo de separação no estúdio. A emissora se tornaria totalmente propriedade da Viacom e Paramount, após a divisão da CBS e Viacom. Bakula falou sobre como a série entrou neste furacão que foi toda a disputa corporativa:

Fazíamos parte da UPN. Éramos uma espécie de apresentação de grande estrela. Éramos o grande nome da emissora … Fomos os primeiros a sair direto para a rede UPN, que então abortou e se combinou com a Warner Bros alguns anos depois … foi tumultuado.

Quando questionado se notou cortes no orçamento na quarta e última temporada da série, Bakula disse que sentia que fazer parte da UPN impedia o programa de funcionar por mais tempo:

Não me lembro de ter menor orçamento na 4ª temporada. Eu sei que eles estavam gastando dinheiro. Quando fomos a primeira série a estrear na emissora, tínhamos altos números, e eles estavam enlouquecendo com isso. Mas, também tivemos a infelicidade de estarmos na rede de televisão, porque todos os outros programas de Star Trek eram do syndication. Então, eles simplesmente entraram e fecharam acordos com todas as pequenas emissoras de toda a América por sete anos, e planejaram um programa de TV para sete anos. O que também teríamos feito se tivéssemos estado no syndication. Por estarmos na rede de televisão e sujeitos aos caprichos da rede e dos anunciantes e todas essas coisas, tivemos sorte de conseguir os quatro anos, mas não conseguimos os sete que todo mundo estava recebendo na distribuição. Mas não parecia que ficamos com menos dinheiro no último ano.

Scott Bakula comentou ainda sobre retornar para o papel do viajante no tempo Dr. Sam Beckett na série Quantum Leap, que durou de 1989 a 1993. No ano passado, o chefe de programação da NBC disse que estava considerando uma reinicialização de Quantum Leap para o seu serviço de streaming Peacock. Na entrevista, o ator comentou que chegou a conversar com o produtor e criador da série, Don Bellisario, indicando que uma reinicialização estava em pauta, com sua participação.

Fonte: TrekMovie