Easter eggs e referências de “I, Excretus”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

I, Excretus” é o 8º episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 30 de setembro nos Estados Unidos e Canadá. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O título “I, Excretus” faz referência ao episódio “I, Borg” de A Nova Geração bem como ao nome borg de Picard, Locutus.

O satélite que os alferes estão reparando tem um desenho muito semelhante ao módulo criogênico encontrado no episódio “The Neutral Zone” de A Nova Geração.

A USS Bakersfield está presa em um ciclo temporal, uma anomalia que forçou a Enterprise a reviver repetidamente eventos em “Cause and Efect” de A Nova Geração. A USS Bakersfield é provavelmente outra nave da classe Califórnia, já que tem o nome de outra cidade da Califórnia.

Depois de serem recuperados de sua caminhada espacial, Mariner e os alferes se aquecem nos sempre presentes cobertores metálicos brilhantes, encontrados nas enfermarias da Frota Estelar por décadas. Os cobertores térmicos que os subalternos usam têm um padrão hexagonal de favo de mel. Este foi um detalhe de fundo comum na Série Clássica.

T’Ana se oferece para rejuvenescer os pulmões dos subalternos. O replicador genetrônico do episódio “Ethics” pode criar órgãos para transplante cirúrgico imediato. Depois que os vidiians roubaram os pulmões de Neelix no episódio “Phage” de Voyager, eles modificaram um dos pulmões de Kes como substituto.

Ransom refere-se às botas magnéticas incluídas nos trajes espaciais. Botas gravitacionais eram um ponto de enredo em Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida.

Winger Bingston Jr, que entra na reunião conversando com a andoriana Jennifer, é um personagem recorrente, tendo feito o show de um homem só intitulado A Federação Unidas dos Personagens no episódio “Moist Vessel” e um sobre As Luas de Jupiter, citado no episódio “The Spy Humongous”.

No meio da tripulação que assiste a reunião, podemos ver uma mulher usando um lenço islâmico (hijab) da Frota Estelar, o que pode significar que ela é muçulmana.

Shari Yn Yem (Lennon Parham) é uma pandroniana, uma criatura colônia composta introduzida no episódio “Bem” da Série Animada. O personagem titular desse episódio, Ari bn Bem, também usou maneiras pouco ortodoxas de testar a capacidade da tripulação de lidar com uma crise.

A nêmesis de Mariner, Jennifer, a andoriana, finalmente ganha um sobrenome: Sh’reyan.

O grande display lista vários cenários de treinamento. Entre os que não são vistos em simulações completas estão:

  • “Kobayashi Maru”: o nome do famoso teste do oficial “sem vitória” de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan.
  • “Tribble Troubles” e “Tribbles Infestation”: referindo-se a episódios da Série Clássica (“The Trouble With Tribbles), Série Animada (“More Tribbles, More Troubles”), Deep Space Nine (“Trials and Tribble-ations”) e Short Trek (“The Trouble With Edward”).
  • “From Q to Q”: episódios envolvendo o brincalhão onipotente Q. que tem seu nome no título
  • “Cause and Effect”: narrando as aventuras em um ciclo de causalidade temporal, episódio de mesmo título de A Nova Geração.
  • “Natural Selection”: um episódio de A Nova Geração chamado Unnatural Selection usou uma história de praga-causando-rápido-envelhecimento
  • “Evolution”: em que nanites assumem a Enterprise-D, no episódio de mesmo título de A Nova Geração.
  • “Chain of Command”: um episódio de A Nova Geração de duas partes, onde Riker está de castigo e Picard participa de uma conferência diplomática
  • “Hero Worship”: uma história de A Nova Geração em que um jovem reprime o trauma fingindo ser Data
  • Carbon Based Units (Unidades baseadas em carbono: a designação dada aos humanoides pela sonda Ilia em Jornada nas Estrelas: O Filme.
  • “Whale Rescue”: a tripulação da Série Clássica teve que viajar de volta à Terra do século 20 para resgatar duas baleias jubarte
  • “Extreme Engineering”: sem dúvida um aceno à crise de eficiência do motor em “Force of Nature de A Nova Geração.
  • “Teleportation Death Tag”: de Douglas Adams, no livro The Restaurant at the End of the Universe (Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, #2) Eu teletransportei para casa uma noite / Com Ron e Sid e Meg / Ron roubou o coração de Meggie longe / E eu tenho a perna de Sidney.
  • “Escape the Void”: provavelmente The Void, em que a Voyager estava presa em uma região do espaço em branco
  • “The Tholian Web”: referindo-se ao episódio “Genesis”, em que Barclay foi transformado em uma aranha
  • “EMH Tak-“: EMH (Emergency Medical Hologram), o resto do título está cortado. Isso pode ser “EMH Taken” ou “EMH Takes Over”, ambos aconteceram em Voyager mais de uma vez.

Vários personagens secundários recebem nomes pela primeira vez neste episódio, incluindo Castro, Volis, Ross, Arjun, Dahae, Merp, Pon Darra.

Esse tripulante da USS Cerritos, visto desde “Second Contact”, finalmente ganhou um nome: Merp. Vejam algumas capturas de telas que dão uma ideia da anatomia de sua espécie.

Depois de aparecer brevemente no hangar da USS Cerritos, conversando com Merp no episódio “Second Contact”, finalmente vimos o comandante Arjun, que usa um turbante, novamente e aprendemos o nome dele.

A alferes Barnes, a trill que teve encontros com Rutherford, tem amigos na Operações de Cetáceos a bordo da Cerritos, então não é de admirar que ela tenha tido uma pontuação tão alta na simulação de “Resgate de Baleias”.

O oficial que disse a Tendi “Vá andando, Lower Deck” no episódio de estreia da série diz o mesmo para os oficiais superiores, depois que eles são redesignados como alferes. Na época,  tradução de Lower Deckers não era subalternos, como a tradução do Paramount+ decidiu chamá-los agora.

A primeira simulação de Mariner é “Encontro do Universo Espelho”. Estabelecido pela primeira vez em Mirror Mirror da Série Clássica, o Universo Espelho apresenta as versões gêmeas do mal de todos os personagens, em um Império Terráqueo malévolo. A estética da nave, uniformes, logotipos, saudações, comportamentos e sexualidade não convencional são retirados do episódio original, bem como suas sequelas e prequelas de Deep Space Nine, Enterprise e Discovery; deve-se notar que provavelmente não haveria uma ISS Cerritos porque o Império Terráqueo desmoronou na era de A Nova Geração.

O traje de Mariner do espelho é o mesmo que Uhura usou em “Mirror, Mirror”.

Já tínhamos visto uma aparição de Shaxs do espelho em “We’ll Always Have Tom Paris”, mas ele estava usando um estilo diferente de uniforme.

Mariner nocauteia Shaxs do espelho com o famoso ataque de punhos de Kirk na Série Clássica.

O logotipo do Universo Terráqueo, usado na simulação deste episódio, é baseado no design de espada e globo criado pela casa de arte Styleworks Creative, mais tarde usado para a minissérie de quadrinhos Mirror Broken da IDW Publishing.

Veja o emblema do Império Terráqueo em quatro épocas diferentes: “In a Mirror Darkly I” de Enterprise, “Despite Yourself” de Discovery, “Mirror, Mirror” da Série Clássica e neste episódio.

Boimler do espelho adivinha a verdadeira identidade de Mariner ao perceber que ela é canhota. Foi assim que Data determinou que ele estava preso no holodeck, no episódio “Ship In a Bottle” de A Nova Geração, pois La Forge estava usando a mão esquerda no trabalho e ele é destro,

No exercício de Mariner no Universo Espelho, a cena do Boimler é semelhante à de Invasion of the Body Snatcher, de 1978, com Donald Sutherland.

Vejam o agonizante na primeira temporada de Discovery, conectado a um console da cabine de agonia, em “Terra Firma” da 3ª temporada de Discovery e em “Mirror, Mirror” da Série Clássica, comparado com o deste episódio.

O cenário de Tendi é “Ética Médica”, e evoca o enredo de “Ethics” em que Worf é paralisado quando um barril cai em suas costas e quer se matar para não ter que viver com paralisia.

A faca vista durante o holoprograma “Ethics” é a mesma faca de cerimônia hegh´bat vista no episódio “Ethics” de A Nova Geração, com o qual Worf queria ser morto. Também aparece em “Night Terrors” e como a Faca de Kirom em “Rightful Heir”.

As roupas cirúrgicas vermelhas da Frota Estelar, vistas no exercício de Tendi, foram introduzidas em “Samaritan Snare”, e foram vistos em episódios posteriores como “Ethics” e “Life Support”, todos de A Nova Geração.

Os atendentes que estão usando uniformes médicos vermelhos enfatizam como o klingon tem tantos órgãos de backup, e por isso ele sobrevive.

No exercício de Tendi, vemos os chifres dos pés klingon, também visto em “Ethics” de A Nova Geração e “Broken Bow” de Enterprise. Também é imitado em botas klingon, como em “Heart of Glory” de A Nova Geração.

O Klingon lamenta sua sobrevivência gritando; quando klingons morrem os espectadores são obrigados a gritar para avisar Sto-vo-kor, um guerreiro honrado está chegando.

Mariner enfrenta o “Planeta do Velho Oeste”, que tem o motivo bidimensional da ilusão de OK Corral, forçada à tripulação pelos melkotianos em Spectre of the Gun, com um céu vermelho brilhante e apenas fachadas de edifícios ao longo da rua (ver na figura seguinte).

Embora tenha havido, além deste, mais três episódios de Star Trek com o Antigo/Velho Oeste até agora (“Spectre of The Gun” da Série Clássica,“A Fistful of Datas” de A Nova Geração e “North Star” de Enterprise), este parece ser o primeiro com o clássico arbusto seco rolando.

A simulação de Rutherford é “O Bem de Muitos” e recria o clímax de Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan. Ele está vestindo o uniforme branco de engenheiro igual ao do filme, enquanto os outros personagens ostentam a túnica vermelha. Um vulcana vista fora da câmara de dilítio pode ser a Saavik.

Mesmo o rack com máscaras de respiração visto ao lado da sala do reator combina de perto com o original visto em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan.

Rutherford é incapaz de tocar na maçaneta aquecida da porta da câmara e tem que usar suas botas. No filme, Spock fez de tudo para colocar luvas gigantes, o que talvez seja um pouco ilógico, pois ele sabia que estava prestes a morrer, mas Rutherford não tinha luvas disponíveis.

A cena exterior da nave antes de explodir é da classe Constitution da era cinematográfica.

O exercício de Boimler é o “Encontro Borg”. Numerosos elementos comuns dos borgs são vistos, incluindo o interior do cubo, os borg falando “você será assimilado”, os drones se adaptando ao tiro de feiser, a câmara de maturação infantil Borg, a esfera de fuga, e a música de luta dos borgs, a maioria inspiradas no episódio “Q Who” de A Nova Geração.

O cubo tem uma esfera de fuga, um conceito introduzido no filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

A primeira pontuação de Boimler na simulação Borg é de 79%, talvez uma referência a Sete de Nove.

A câmara de berçário/amadurecimento dos bebês borgs, vistos no exercício de Boimler, apareceram no episódio “Q Who” de A Nova Geração.

Como um videogame, a música da simulação Borg se repete toda vez que Boimler reinicia o programa; A trilha é “Capitão Borg” de Ron Jones de “The Best of Both Worlds, Part I”.

 

O próximo desafio de Mariner é “Tempo de Nudez”, uma referência ao episódio “Naked Time” da Série Clássica e à nova versão de A Nova Geração, “Naked Now”, em que a infecção por um vírus faz todos ficarem bêbados e sem inibições. Os grafites “Love Mankind” e “Sinner Repent” são retirados do episódio da Série Clássica. No final, Mariner é sugada para o espaço, como ocorreu em A Nova Geração.

Billups é fortemente casto, condizente com seu voto de celibato visto no episódio anterior, e na simulação “Naked Time” ele está apenas lendo um PADD, enquanto o resto da tripulação se ocupa de atos sexuais. O Billups do espelho está excitado o tempo todo.

Steve Stevens bate no comandante Ransom, enquanto o montava, com uma horga’hn, a estatueta que servia como um símbolo de fertilidade em Risa, vista no episódio “Captain’s Holiday” de A Nova Geração. Esta estatueta já apareceu em vários episódios de Lower Decks, como nos episódios “Kayshon, His Eyes Open” da 2ª temporada e “Envoys” da 1ª temporada.

Mariner, Tendi e Rutherford aproveitam que os oficiais superiores têm replicadores expandidos e podem replicar várias porções ao mesmo tempo. Janeway também aproveita isso, mantendo um pão inteiro e um pote de manteiga de amendoim na mesa, como visto no episódio “Ashes to Ashes “.

Veja a parte de trás da cabine do explorador neste episódio e em vários episódios de Deep Space Nine: “Playing God”, “Tacking Into The Wind”, “Tribunal” e “The Jem’Hadar”. Parece haver um pequeno núcleo de dobra com console, atrás da plataforma de transporte em Lower Decks. A alcova do transportador está mais perto da frente da nave e faltando o console de transporte autônomo, como nos episódios anteriores de Deep Space Nine. Observe também que as paredes laterais do cockpit não são simétricas

Veja as vistas laterais da cabine do explorador neste episódio e nos episódios “Cardassians” e “Empok Nor”. As cadeiras são definitivamente mais próximas do conjunto da temporada 2 de Deep Space Nine, enquanto as telas LCARS estão mais próximas do conjunto da 5ª temporada temporada.

A Dra. T’Ana nota que sua simulação era ela parada na sala de transporte esperando alguém ser transportado. Como parodiado em Chief O’Brien At Work, livro de Jon Adams, há muito tempo se pergunta o que o chefe do transporte realmente faz enquanto está sozinho na sala de transporte.

Reparem que a Dra. T’Ana tem uma cauda curta, muito mais curta que a de M’Ress, da Série Animada. Sua cauda está escondida sob seu avental da enfermaria a maior parte do tempo, mas pode ser vista em outras cenas.

Um oficial pergunta se viram Q, enquanto usa uma fantasia de Robin Hood. Q fez isso com a tripulação em “Qpid” de A Nova Geração.

Ele então menciona o Jem’Hadar, frase que também é de “Qpid”.

O teste final é “Escape da Doca Espacial” – Roube a Cerritos da doca espacial e use-a para salvar Spock no planeta Gênesis”. Este foi o enredo de Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock”, obviamente com a Enterprise em vez da Cerritos. A imagem do cartaz- mostra a Cerritos fugindo de uma nave classe Excelsior como no filme, e a simulação envolve tentar abrir as portas da doca espacial, o que foi um ponto de discórdia para a tripulação de Kirk.

Embora o episódio honre o uso de Bem de “este” como um pronome pessoal, Shari Yn Yem diz “eu” pelo menos duas vezes. Bem usou “eu” uma vez.

Veja as grandes portas de doca espacial durante a fuga neste episódio e em Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock.

A capitão comenta que Mariner teve dois anos de aulas de equitação quando criança, mas aparentemente, não adiantou e ela caiu do cavalo no seu teste. Curiosamente, Tawny Newsome, que dá voz à Mariner, cresceu em uma fazenda montando cavalos e até competiu em rodeios.

A tripulação procura anomalias e encontra um buraco de minhoca tetryon. Tetryons são uma peça de tecnobaboseira comum, inserida em qualquer coisa para torná-la sobre espaço.

Outra anomalia é descrita como um fluxo de radiação chroniton. A radiação chroniton foi usada para resgatar Geordi e Ro, que estavam fora de fase, no episódio “The Next Phase” de A Nova Geração, e foi usada em outros episódios.

Eles então decidem incomodar uma Entidade Cristalina. Esta criatura destruiu a colônia Omicron Theta, no episódio “Datalore” de A Nova Geração e muitos outros locais até que foi finalmente destruída em “Silicon Avatar“, também de A Nova Geração. Antes estava implícito que seria uma entidade única, mas este episódio mostra inúmeras delas na área.

Alice Krige reprisa o papel de Rainha Borg. O personagem foi introduzido em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e mais tarde apareceu em vários episódios de Voyager: “Dark Frontier”, “Unimatrix Zero”, “Unimatrix Zero, Part II” e “Endgame”. Sua natureza precisa e papel dentro do coletivo borg não é claro, mas ela parece ser um centro focal da consciência coletiva, não tanto uma líder, mas como um consenso incorporado. Aqui ela tenta seduzir Boimler como ela faz com Data no filme.

Até agora, temos 4 Rainhas Borg:

  • 1. Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e “Endgame” de Voyager – Alice Krige
  • 2. “Dark Frontier”, “Unimatrix Zero”, “Unimatrix Zero, Part II” Susanna Thompson
  • 3. “I, Excretus” – Alice Krige
  • 4. Star Trek Picard, 2ª temporada – Annie Wersching

Os borgs vistos na simulação de Boimler são drones anteriores às nanosondas, pois a assimilação e modificação é realizada por luzes em bastões, como em “The Best of Both Worlds II” de A Nova Geração.

Embora o Encontro Borg seja baseado nos borgs de “Q Who” e “The Best of Both Worlds I” de A Nova Geração, seus escudos pessoais estão mais alinhados com os de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contacto, “Drone” de Voyager e especialmente de “Regeneration de Enterprise.

Ramson ordena usar um pulso de gráviton para escapar da anomalia; entre seus muitos usos na franquia, pulsos de gráviton foram a técnica usada para se comunicar com, e, finalmente, matar a Entidade Cristalina.

Uma cena no bar da Cerritos mostra as pessoas assistindo a anomalia das janelas e, em seguida, voltando aos seus afazeres, abordando a velha pergunta “o que todas as pessoas que não sabem o que está acontecendo na ponte pensam sobre cada crise?”

Os efeitos do buraco de minhoca/buraco negro visto neste episódio e em Jornada nas Estrelas: O Filme são semelhantes. Michael Okuda, designer gráfico de vários outros filmes e seriados de Star Trek, publicou no Twitter que os efeitos originais de “distorção do buraco de minhoca” no filme de 1979 foram criados pela lendária empresa de efeitos visuais Robert Abel and Associates e envolveu uma enorme quantidade de trabalho manual dos artistas, bem como muitos trabalhos sofisticados de câmera de animação controlada por computador.

Boimler diz “Não existe Boimler” e então refere-se a si mesmo como “Excretus de Borg”. Borg geralmente não tem nomes, mas Picard foi chamado de Locutus após sua assimilação. Estes podem não ser necessariamente nomes, mas sim títulos; Locutus foi designado para ser um porta-voz, para ajudar a assimilação da humanidade, enquanto Boimler…

Excretus/Boimler sabe como fazer aquele olhar de laser vermelho de Locutus-(Picard). Para comparação: “The Best of Both Worlds I”, “The Best of Both Worlds II”, “Emissary”, e Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

A pandroniana Shari yn Yem tem 4 dedos em cada mão na maioria das cenas, mas 5 em algumas outras, assim como Ari bn Bem tem 4 dedos na maioria das cenas, no episódio “Bem” da Série Animada, mas tem 5 em algumas outras. O desenho de Lower Decks é tão bom que estão até reproduzindo as falhas da Filmatron Associates, uma das companhias que produziu a Série Animada.

Boimler termina o episódio dizendo: “Eles tiraram tudo o que eu era”. Picard usa esta frase para descrever assimilação para seu irmão no episódio “Family” de A Nova Geração.

Esses são os easter eggs e referências que encontramos. Se você encontrar mais algum, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha