Nana Visitor anuncia seu livro “A Woman’s Trek”

A atriz Nana Visitor, conhecida no universo Trek pelo papel de Kira Nerys em Deep Space Nine, revelou que está escrevendo um livro sobre as mulheres no mundo do entretenimento. Intitulado A Woman’s Trek, o livro analisa o papel das mulheres na frente e atrás das câmeras e como isso mudou nos últimos 55 anos.

Um livro sobre as mulheres em Star Trek

O anúncio foi feito através de um vídeo no site oficial da franquia, StarTrek.com.

Eu tenho estado esperando uma chance de anunciar isso e agora eu posso“, disse Visitor no vídeo, “Cada Star Trek refletiu a cultura de seu tempo e imaginou um futuro mais justo. Quanto afetamos a cultura? Quanto a cultura nos formou? O que acertamos, o que nos impediu, que histórias precisamos contar agora?

A atriz está filmando todas as suas entrevistas para um documentário futuro com os produtores David Zappone e Joe Kornbrodt do estúdio 455 Films. O livro deve ser lançado no segundo semestre de 2022 e será publicado pela Hero Collector.

Numa entrevista ao site TrekMovie, Nana Visitor comentou sobre o livro e sua experiência em Star Trek. A entrevista foi condensada para os trechos mais importantes.

Visitor fala, inicialmente, a respeito da origem deste projeto.

Ben [Robinson do Hero Collector] me abordou sobre como escrever um livro. E era realmente apenas ‘escrever um pouco sobre cada mulher’ e seria mais baseado em uma ideia de arte. Seria uma obra de arte das mulheres e conversaríamos um pouco. Mas, à medida que essas coisas acontecem, evoluem para algo muito diferente.

É chamado de A Woman’s Trek. Eu não sabia o que iria descobrir, realmente não sabia. Eu tinha ideias definidas de que era muito ruim para as mulheres nos anos 60, e agora ficou melhor. Eu queria ver o que aconteceu com as mulheres quando foram apanhadas por essas correntes culturais. Como eram suas vidas reais? E o que as fazia continuar – não era uma coisa fácil ser uma escritora em Hollywood nos anos 70/80, não era uma coisa fácil ser uma atriz, provavelmente. Então, esses temas estão começando a surgir.

Assim que comecei a entrevistar as escritoras, roteiristas, e algumas das estrelas convidadas originais de Star Trek, como BarBara Luna (“Mirror, Mirror”), France Nuyen (“Elaan of Troyius”), Sandra Gimpel (“The Cage”), Tania George (Wolf in the Fold), Irene Tsu (embora Irene estivesse em Favorite Son, Voyager), eu convidei todas elas para almoçarem em minha casa. E nós filmamos, o que foi fascinante. A perspectiva que deram, de como era o negócio na época, como viviam, foi muito atraente. E levantou tantas questões para mim que o livro começou a ganhar vida própria.

Visitor conversou não apenas com as mulheres que estavam em Star Trek ou contribuíram para Star Trek, mas também com as pessoas que foram inspiradas pela franquia na ciência.

Picard e Deep Space Nine

Quando o assunto foi Star Trek, Visitor comentou em relação as novas séries da franquia.

Eu comecei a assistir Picard na noite passada, então, estou apenas atualizando tudo isso. Assisti os dois primeiros episódios. E não é o Star Trek que eu conheço. Mas acho que é muito bem feito. E uma narrativa interessante.

Ela explicou que aprecia as antigas séries, mas, na época, para ter qualquer tipo de conflito, de narrativa acontecendo, os alienígenas tinham que ser os bandidos. Então, ela viu que isso era uma maneira simples, imperialista e paternalista de olhar o mundo, e que os problemas, na verdade, deveriam estar aqui. E isso, na sua opinião, é um ponto a favor das séries atuais.

Certamente vi nos dois primeiros episódios de Picard, eles lidando com o Afeganistão. Lá estava. E essas podem ser as histórias que precisamos contar agora. É nisso que estou realmente interessada. Que histórias precisamos contar, que histórias precisamos contar às moças agora? Dissemos a elas que elas podem estar no mundo, que podem ocupar seu lugar entre os homens, dissemos isso a elas na primeira série, e então começamos a permitir que pessoas de culturas e mundos muito díspares pensem tipo: ‘Ok, aqui está você no futuro, e há uma maneira de superar essa dor, há uma maneira de superar nossas diferenças’. O que precisamos dizer agora? É isso que eu quero saber.

Em termos de Deep Space Nine, a atriz tem um apreço enorme para com produtor Ira Steven Behr.

Kira foi criação de Michael Piller, mas quando ele me disse que estava saindo, eu fiquei desesperada. E pensei: ‘lá se vai meu personagem’ – mas ele me disse quem é o coração de Kira, é Ira Steven Behr. E descobri que isso é verdade. Quem me orientou? Ira. Quem me fez sentir que poderia fazer isso? Ira. Ele esteve sempre ao lado de todos. Ele está do lado dos contadores de histórias.

Kira teve um arco enorme na sua série, com crescimento e mudança pessoal. Mas Visitor não via, na época, que seu personagem seria tão importante para muita gente.

Naquela época, nos anos 90, eu não conseguia acreditar na oportunidade. Eu não tinha palavras para descrever por que ela era tão importante para mim até agora. Mas foi a primeira vez que interpretei alguém que não era um adjetivo. Ela tinha objetivos, ação e sonhos. E foi como ser tirada de uma camisa de força. E nós somos avatares de tantas pessoas diferentes que disseram ‘aquele era eu’ e encontraram conforto nisso.

Quando perguntada se veria um lugar para seu personagem em alguma das séries atuais, disse.

Bem, não vejo porque não. Sejamos francos, no primeiro Star Trek – e aprendi isso com Joe D’Agosta (diretor da série original) – no futuro, as mulheres estavam em ótima forma, não tinham problemas de peso … e eu acrescentei: “e pareciam morrer quando estavam com 35”. Então era ideal, certo? [risos].  E acho que uma das coisas que eu adoraria espelhar para o mundo é a ideia de pessoas com experiência em serem mentores e, ao mesmo tempo, aprender com os jovens.

Não sei. Tudo o que sei é que isso é o que a personagem poderia fazer. Eu só sei dos objetivos e sonhos, onde ela estaria. Eu poderia ser um dos orbes. Estaria bem ao lado do Sisko.

Vestuário feminino em Star Trek

Outro ponto abordado foi o vestuário feminino. Foi citado o exemplo da roupa de Jeri Ryan como Sete de Nove em Voyager, onde a atriz sentia intenso desconforto físico. Hoje alguém iria defendê-la? Ainda aconteceria?

Não sei. Eu não falei com Jeri Ryan ainda. Eu não entendi seus sentimentos sobre isso. Mas eu sei, para mim, olhando para a fantasia, e sabendo se ela era um ser sexual totalmente realizado que sentia prazer com isso, eu digo, bem, é isso que ela é. Mas o fato de que ela não parecia ser sexual, fez dela um objeto. O que eu sei e é o que me dá tanta esperança, são coisas como coordenadores de intimidade (é um membro da equipe que garante o bem-estar dos atores que participam de cenas de sexo ou outras cenas íntimas), onde a agência volta para o ator. Vou te contar porque a meu vestuário mudou.

Pelo meu traje … Eu estava com medo de ser demitida, porque sabia que as pessoas não estavam gostando do que eu estava fazendo. Eu estava com muita raiva. Fui chamada para o escritório na segunda temporada e eles disseram: “Ok, precisamos amolecê-la”. E para mim, porque eu já fui uma corista, você pode ser demitida a qualquer momento e você tem que estar pronta para isso, e quando de repente o show termina com duas semanas de antecedência, boom, você está fora de um trabalho. E eu queria esse trabalho, eu queria tanto a Kira. E quando eles disseram que temos que amolecê-la, me disseram que eu andava como John Wayne. E outras mulheres me diziam: “Não é assim que é ser mulher. Não é assim que as mulheres são fortes”. Mas era isso que eu era. É assim que eu ando. É o que eu sou. Eu só queria a liberdade,

Então eu disse, ‘Ok, o jeito que eu ando é um problema: coloque-me saltos, então eu não poderei andar desse jeito’. E eu senti como se estivesse dizendo a eles, ‘Faça-me um antílope, faça-me ter cascos, e então o leão pode sentir que pode me pegar’. Isso é o que significou para mim. E, então, eu tive que lutar com ‘Ok, eu me fiz um antílope aqui. Agora, como faço para continuar fazendo esse personagem?’ E foi então que pensei em Ginger Rogers. Coloque-me nos saltos, coloque-me no que você quiser, eu ainda serei essa mulher.

[risos] Eu ainda uso salto alto. Mas é minha escolha. E digo para mim mesma: ‘Sim, esta noite sou um antílope’. Você pode ter um vestuário sensual … embora aos 64 anos eu não espere que ninguém faça isso. Mas ainda sou sexual. Ainda sou essa mulher e vou me vestir do jeito que quiser. Acho que foi isso que me incomodou em Sete de Nove. Jeri queria se vestir assim? Não.

Para Jeri Ryan a roupa era tão dolorosa e justa que tinham que parar tudo por 20 minutos toda vez que ela tinha que ir ao banheiro, o que significava que todos no set sabiam cada vez que ela tinha que fazer xixi, o que é muito invasivo. Visitor concordou e citou o exemplo quando teve de interpretar a versão de Kira do Universo Espelho.

Quando eu era a intendente, também lidei com isso. Eu não conseguia tirar a fantasia sozinha. Cada vez que eu tinha que ir ao banheiro, era uma provação. Mas sendo uma dançarina, você aguenta até o final do show. Mas ela era uma predadora. E essa fantasia? Ela projetou com certeza.

Para finalizar, Nana Visitor é de opinião de que os programas precisam diversificar mais as salas criativas, com a inclusão de mulheres e negros roteiristas.

Não consigo imaginar como isso não beneficiaria se todos tivessem uma palavra a dizer. Haveria mais atrito? Sim. Mas se você tem atrito e sabe como resolver – se você sabe como se comunicar e fazer isso funcionar, isso é algo interessante. Não quero dizer atritos como brigas, quero dizer, diferenças de opinião, novas ideias.

E não é ‘se livrar dos caras brancos’. Vamos trazer outras pessoas. E vai ser uma luta, ninguém quer abrir mão do seu lugar à mesa. E o fato é que esses caras brancos também são necessários, eles têm mais experiência, precisam ser mentores, precisam dar uma mão do jeito que eu ouvi repetidamente, do jeito que Ira fez, e criar um ambiente que parece seguro para todos. Precisamos da voz de todos.