TNG 3×10: The Defector

A Enterprise à beira da guerra, por obra de uma artimanha romulana

Sinopse

Data estelar: 43462.5

Uma representação de Data como Henrique V no holodeck é interrompida pela detecção de uma nave batedora rumando para o espaço da Federação, vinda da Zona Neutra romulana. O pequeno veículo é perseguido por uma ave de guerra, e seu ocupante pede asilo a Picard. O capitão da Enterprise concorda, e a ave de guerra bate em retirada.

O tripulante resgatado diz ser o subtenente Setal, um arquivista de logística com informações importantes. Ele diz que o Império Romulano está montando uma base em Nelvana III, de onde poderia lançar uma ofensiva contra a Federação, e sugere que a Enterprise ataque a instalação preventivamente, para impedir o início de uma guerra.

Picard sabe que não pode confiar cegamente no que ele diz, e sua tripulação investiga o caso enquanto ele conferencia por rádio subespacial com o Comando da Frota Estelar. O almirante Haden dá autoridade a Picard a rumar para a fronteira próxima a Nelvana III e, após sua investigação, decidir por conta própria se deve ou não cruzá-la.

A equipe da Enterprise descobre que a ave de guerra aparentemente deixou Setal fugir, o que cheira a uma armadilha. O romulano está frustrado por não acreditarem nele. Data o leva para uma visita virtual a Romulus no holodeck, e lá ele decide que terá de ir mais fundo em sua deserção. Ele revela que é na verdade o almirante Jarok e solicita uma audiência com Picard. Pressionado pelo capitão, ele entrega informações de inteligência que motivam Picard a levar a Enterprise a Nelvana III, onde uma sonda lançada da fronteira federada indicara a presença de sinais artificiais. Antes de partir, Worf faz contato com a nave klingon IKS Bortas.

Chegando a Nelvana III, a Enterprise só encontra um satélite romulano camuflado. Não há base. Picard conclui que Jarok havia sido alimentado com desinformação como um teste de sua lealdade, ao mesmo tempo em que os romulanos armavam uma arapuca para a Frota Estelar. Ele ordena o retorno imediato ao espaço da Federação, mas a Enterprise é cercada por duas aves de guerra, comandadas por Tomalak, a quem recentemente Picard encontrara no incidente de Galorndon Core. Uma batalha está para eclodir, e os romulanos ordenam a rendição. Picard se recusa e, a um sinal, três naves klingons se descamuflam, cercando os romulanos, que batem em retirada.

A bordo da Enterprise, Jarok decide cometer suicídio, deixando para trás uma carta para sua esposa e sua filha, na esperança de que um dia ela possa ser entregue.

Comentários

“The Defector” é um suspense espetacular que explora a lealdade dividida de um oficial romulano, enquanto traz novas camadas à cultura dessa espécie tão tradicional em Star Trek. Jarok está dividido entre as ordens expansionistas que recebe de seus superiores e sua crença de que uma guerra será a ruína do Império Estelar Romulano, deixando para trás um mundo muito pior para sua própria família.

Seus questionamentos ecoam o espírito do primeiro comandante romulano a ser visto na saga, no clássico “Balance of Terror”, mas são revestidos aqui por toda a camada de trapaça e segredos que se decidiu projetar sobre eles de forma mais decisiva em A Nova Geração. A tragédia de Jarok é trair seu povo para salvá-lo e descobrir que tudo não passou de um embuste para revelar suas próprias intenções.

Já Picard entra na história plenamente ciente de que pode estar caindo numa armadilha, mas se prepara adequadamente para ela, algo que aparece rapidamente em um diálogo com Worf e pode até passar despercebido por um telespectador desatento. E de propósito, claro! A ideia era trazer a reviravolta com a aparição das naves klingons em defesa da Enterprise como uma surpresa. Antecipado ou não pela audiência, o movimento funciona e traz um belo clímax para a história.

E é interessante como a passagem de Henrique V, de Shakespeare, vivida por Data na abertura do episódio, dialoga com a trama em si. Na cena, o rei se disfarça como um de seus súditos para poder avaliar a perspectiva de suas tropas diante de uma batalha que pode ser fatal, mas é justa. A troca de identidades lembra a artimanha de Jarok para vir a bordo, e o peso da decisão sobre ir à guerra, pelas razões certas ou erradas, recai sobre Picard na trama.

Temos aqui uma história muito bem construída, com excelente ritmo, que dá continuidade ao arco romulano iniciado em “The Enemy” e revela o talento de Ronald D. Moore para expandir a mitologia de algumas das mais tradicionais espécies de Star Trek, sem perder de vista que os personagens sempre precisam estar em primeiro plano.

Avaliação

Citações

“There comes a time in a man’s life that you cannot know… when he looks down at the first smile of his baby girl and realizes he must change the world for her… for all children.”
(Há um momento na vida de um homem que você não pode saber… quando ele olha para o primeiro sorriso de sua filha bebê e percebe que precisa mudar o mundo por ela… por todas as crianças.)
Jarok a Picard

“If the cause is just and honorable, they are prepared to give their lives. Are you prepared to die today, Tomalak?”
(Se a causa é justa e honrada, eles estão preparados para dar suas vidas. Você está preparado para morrer hoje, Tomalak?)
Picard

Trivia

  • O título original desta história concebida por Ronald D. Moore era “A Question of Trust”. Ele a descrevia basicamente como “a crise dos mísseis de Cuba na Zona Neutra”.
  • O roteiro em si foi escrito em duas fases. Começou com um rascunho feito pelo próprio Moore, mas depois foi reescrito coletivamente por toda a sala de roteiristas. Entre uma versão e outra, havia uma trama de romance entre Beverly Crusher e Jarok que acabou derrubada.
  • O showrunner Michael Piller relembrou assim o processo: “Não foi um roteiro fácil de escrever, porque o meio dele era muito suave. Ele tinha um bom final e um bom começo. As várias versões preliminares tinham muita fala no meio, questionando se confiávamos nele ou não. Foi bom sair de ‘The Enemy’ com um certo eco.”
  • Piller também destacou uma mudança feita apenas dois dias antes da filmagem. Originalmente, a abertura seria com Sherlock Holmes, mas teve de ser substituída por motivos legais, depois do rolo com “Elementary, Dear Data”. Coube a Patrick Stewart sugerir a troca por Henrique V. “Há uma cena em que Picard e Data falam de como a tripulação está reagindo, e então Picard diz uma ou duas falas que ecoam a peça. Então, no confronto com os romulanos, há sugestões de Henrique V na postura, na bravura e nas decisões de Picard, e sobre o que é a discussão”, disse o showrunner. “Se você é um músico, como eu sou, é um truque que você usa em arranjos para ecoarem outras canções e tocarem numa melodia que o lembra de outra coisa. Eu tive muito orgulho daquilo.”
  • Nelvana III ganhou esse nome em homenagem ao estúdio canadense de animação Nelvana Limited.
  • No roteiro final, havia três aves de guerra romulanas, mas no episódio em si apareceram apenas duas, dando uma vantagem ainda maior para a frota de Picard.
  • Patrick Stewart faz o personagem shakespeareano de Michael Williams, mas com maquiagem pesada e sotaque carregado. O segmento também presta homenagem à versão cinematográfica de 1989 de Henrique V, dirigida e estrelada por Kenneth Branagh. O artista é mencionado por Data no diálogo.
  • Wil Wheaton não aparece neste episódio.
  • O diretor Robert Scheerer teve uma frustração com o episódio final. “Houve um problema com esse. Estávamos com tempo estourado e duas cenas [em que o desertor romulano] era interrogado foram cortadas. Eu adorei filmar aquilo porque eu tinha de achar dois modos totalmente diferentes de filmar uma cena de interrogatório. Acho que fiz isso bem, mas, infelizmente, por causa do tempo, tivemos de tirar uma delas. O ator que fez o desertor, James Sloyan, era excelente. Seu sentimento era de que A Nova Geração era o único lugar que sobrou em que se podia fazer atuação shakespeareana e isso te ajudar na televisão. Por causa da natureza e do tamanho dos personagens, você pode trazer algo que não tem como fazer em nenhum outro lugar em televisão. Tinha uma boa mensagem antiguerra, mas não pregava a mensagem; contava a história. Era importante. Tentei ser sutil, mas me assegurar de que o tema aparecesse.”

Ficha Técnica

Escrito por Ronald D. Moore
Dirigido por Robert Scheerer

Exibido em 1º de janeiro de 1990

Título em português: “O Desertor”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

James Sloyan como Alidar Jarok
Andreas Katsulas como Tomalak
John Hancock como Haden
S.A. Templeman como Bates

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio