William Shatner vai ao espaço e quebra recorde

Intérprete do capitão James T. Kirk de Jornada nas Estrelas, o ator William Shatner foi ao espaço nesta quarta-feira (13/10) no segundo voo suborbital tripulado da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos (o dono da Amazon e homem mais rico do mundo). Com o voo, Shatner, de 90 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, batendo o recorde de Wally Funk, 82, também passageira da Blue Origin, mas na viagem anterior a de hoje.

Seus companheiros na cápsula nesta quarta-feira foram Audrey Powers, vice-presidente de operações de voo da Blue Origin, e os empresários Chris Boshuizen, cofundador da operadora de satélites Planet, e Glen de Vries, cofundador da empresa de dados médicos Medidata Solutions. O lançamento da missão NS-18 ocorreu na base em West Texas (EUA).

“Você olha pra baixo e vê o azul lá embaixo e o preto lá em cima, e é como… lá está a mãe Terra, o conforto, e lá está … a morte está lá? Eu não sei se a morte está lá. É assim que a morte é? E de repente, se foi. Jesus. Foi tão emocionante para mim, essa experiência fez algo inacreditável”, filosofou Shatner, visivelmente emocionado, ao sair da cápsula após o pouso.

Originalmente marcado para a terça, o voo foi adiado para esta quarta por questões meteorológicas. O veículo New Shepard foi desenvolvido pela empresa de Bezos (fã de Jornada, e que esteve em Star Trek Beyond numa ponta como um alienígena, em 2016) para fomentar o turismo espacial, e fez sua primeira viagem com tripulação em 20 de julho, quando voaram o próprio Bezos, seu irmão Mark, a aviadora Wally Funk e o jovem estudante Mark Daemen.

A missão toda durou cerca de 12 minutos. A cápsula decolou acoplada a um foguete de um único estágio e se soltou após a fase propulsada do voo, executando uma parábola até a borda do espaço. No retorno, a descida foi suavizada por paraquedas e um sistema de retropropulsão que se ativa na iminência do contato com o solo. Você pode assistir tudo aqui, no canal do Mensageiro Sideral, que fez a cobertura ao vivo:

Voos do New Shepard não vão à órbita: eles chegam à borda do espaço e retornam em seguida, atingindo altitude de pouco mais de 100 km. Lá, os passageiros esperam alguns minutos da sensação de ausência de peso e podem ver a curvatura da Terra do espaço. É mais ou menos o mesmo perfil de missão realizada pelo primeiro astronauta americano, Alan Shepard, em maio de 1961. Daí o nome do veículo.

Veja cenas de Shatner no espaço: