Base Estelar Campinas promove Convenção de SciFi

A Base Estelar Campinas abre seus eventos de 2022 com a 33ª Convenção de Ficção Científica que acontece no sábado, dia 12 de março, em parceria com o canal Cultura Abraça Campinas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas no YouTube.

O evento é de acesso aberto ao público em geral, e tem como tema Mulheres na Ciência e na Ficção Científica, com a programação inspirada pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, e que aborda a representação e o protagonismo feminino nessas áreas. A reunião será virtual, e começa às 14 horas, podendo ser acompanhada pelo seguinte endereço: youtube.com/CulturaAbraçaCampinas

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica com quase 27 anos de existência, dedica-se a divulgar a cultura e o conhecimento relacionados à ficção científica e à ciência em seus canais e páginas nas plataformas YouTube, Instagram, Facebook e Blogspot.

Veja a programação deste sábado.

14h00 Abertura do evento – com Renata Alexsandra da Silva, coordenadora das bibliotecas de Campinas, e Walmir Morales, coordenador da Base Estelar Campinas

14h10 Clipe de abertura da programação – por Adriana Ruiz

14h15 As Mulheres de Star Trek – por Leonardo Rossetti. Montagem em vídeo com personagens do universo de Star Trek, mostrando a representação feminina nas séries e filmes ao longo dos anos.

14h20 A Representação Feminina em Star Trek – com Adriana, Walmir e convidados

15h10 Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira. Convidados e membros da Base Estelar Campinas conversam sobre a maneira como as mulheres têm sido representadas ao longo das séries e filmes de Star Trek, desde a série original dos anos 1960 até as produções atuais.

15h15 Uma História de Duas Marys – com Lisandra Suzuki. Apresentação sobre a vida e obra da inglesa Mary Wollstonecraft, escritora, filósofa, e defensora dos direitos da mulher, e de sua filha Mary Shelley, escritora pioneira da ficção científica.

15h45 Momento descontração: Um Drink no Ten Forward – com João Vicentin. João Vicentin, membro da Base Estelar Campinas, ensina a fazer um drink em homenagem a personagem Guinan de Star Trek: A Nova Geração, interpretada pela atriz Whoopi Goldberg.

15h55 O Protagonismo Feminino na Ciência e na Ficção Científica – com Adriana Ruiz, Walmir Morales e convidados. Convidados e membros da Base Estelar Campinas conversam sobre mulheres nas áreas da ciência e da ficção científica, suas realizações e a importância da igualdade de oportunidades.

16h50 17h00 Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira Encerramento – com Renata Alexsandra da Silva e Walmir Morales.

*Ao longo da programação serão exibidos vídeos curtos com curiosidades e informações sobre algumas mulheres ligadas à ciência e à ficção científica, com pesquisa e produção da jornalista Lalá Ruiz.

Base Estelar Campinas na Internet:
Facebook: www.facebook.com/BaseEstelarCampinas
Instagram: @base.estelarcampinas
Youtube: Base Estelar
Blogspot:baseestelarcampinas.blogspot.com