James Callis comenta sobre participação em Picard

O episódio da semana passada em Star Trek: Picard, “Monsters”, teve a participação de um convidado especial. O ator James Callis interpreta o pai de Picard, Maurice, ajudando Jean-Luc a perceber o que o está segurando e quão pouco ele realmente sabia sobre quem era seu pai.

Callis é conhecido por sua atuação na série Battlestar Galactica, no papel de Gaius Baltar, além de MerlinFlash Forward, EurekaArrow e no filme 12 Macacos. Numa entrevista ao ComicBook.com e ao Inverse o ator comentou a respeito de sua entrada em Star Trek e o trabalho com Patrick Stewart.

Antes de ingressar em Picard, Callis disse que conhecia Star Trek e descreveu qual foi sua interação com a franquia.

Eu gostava de Star Trek. Eu não digo necessariamente em uma capacidade massiva de fã. Acho que gostava de histórias de aventura e esta foi uma aventura no espaço. Então, eu estava familiarizado com o Capitão Kirk Spock e Magro e Scotty, todas essas coisas.

Eu realmente me tornei, genuinamente, um pouco mais fã da série enquanto fazia Picard e assisti a muitos episódios das várias franquias que eu não tinha visto estrelado por Patrick Stewart. E isso foi incrível. E acho que me tornei mais fã de ficção científica por causa da maneira como ela permite que você conte histórias. Quero dizer, essencialmente, permite que você conte quase qualquer história.

Crescendo assistindo o Star Trek [original], os caras da Enterprise eram os mocinhos. Quando eu estava na Galactica, não era necessariamente um dos mocinhos. Há uma área cinzenta moral lá. Mas em Star Trek, parece que esse universo é evidentemente muito mais avançado. Se vamos chegar ao espaço e todos usarem uniformes e conversarem em outros idiomas, teremos que nos dar bem.

Segundo o ator, ele não tinha noção, inicialmente, da importância do personagem no desenrolar da série.

Essa coisa só está me atingindo um pouco agora porque o episódio saiu. Na época, quando ouvi falar pela primeira vez, quando estava lendo pela primeira vez, realmente pensei que era apenas o psicólogo. Então, a revelação de que era uma manifestação do pai foi realmente novidade para mim. E sim, até chegar lá, eu não tinha certeza de como faríamos tudo isso.

Havia muita coisa acontecendo. Eu sei que definitivamente havia algo sobre, “Não é bem o que você pensa”. E a coisa também, quando me falaram sobre o potencial de ser o pai de Picard, eu não sabia que o psicólogo não era necessariamente real também. Foi realmente uma viagem de descoberta para mim.

 No entanto, como a maior parte deste episódio acontece dentro da cabeça de Jean-Luc, Callis esclarece que seu personagem não é tão claro.

Não é estritamente falando do pai dele, é? Porque isso está acontecendo dentro da mente de alguém, é uma casca psicológica difícil de quebrar.

O episódio revela mais tarde que o personagem pode não ter sido o tirano que o jovem Picard percebeu que ele era. E essa sensação é transmitida pela boa atuação de James Callis por sua experiência em projetar a escuridão externa em seus personagens, enquanto abrigam uma luz interior. 

A razão para eu fazer cada trabalho específico era realmente muito diferente na minha mente. Interpretar alguém que está em conflito de alguma forma, seja qual for o conflito, bem, estamos todos vibrando o tempo todo. Então, acho que é uma questão de discar a frequência e aumentar tudo.

Callis faz uma comparação de seus trabalhos em Battlestar Galactica e 12 Macacos com Star Trek.

Como dizer isso? Eles são diferentes por causa do material, do pessoal, e até mesmo por causa da diferença de horário, dos equipamentos. Então, posso dizer honestamente que as coisas nos bastidores de Star Trek são mais como olhar para uma nave espacial do que coisas na nave espacial. A tecnologia é simplesmente incrível. É de cair o queixo.

Parte de Battlestar, eu acho, conseguiu uma espécie de cinema vérité corajoso, portátil, três câmeras, muito raramente travadas, dá aquele movimento. Battlestar foi única. É possível pegar elementos dela e recriá-la, mas era única. Já 12 Macacos, a maioria dos quais eu consegui filmar em Praga, o que foi simplesmente incrível, tinha sua própria literatura ou linguagem cinematográfica, mas éramos uma unidade em movimento no local.

Esse é um tipo diferente de negócio, um conjunto diferente de kit, na maneira como você está gerenciando. Não que todas essas coisas não sejam planejadas, porque são, mas cada situação traz coisas que você tem que improvisar. Então, você chega a Star Trek, e eles realmente pensaram em tudo, tudo. Parece que há muito pouca margem para erro, se houver alguma margem para isso.

Por falar em gravação, Callis comentou sobre trabalhar junto com Partrick Stewart.

Trabalhar com Patrick Stewart foi realmente fenomenal. Era como uma aula de atuação. Eu aprendi muito em um curto espaço de tempo. Atuar é sobre ser. Não é sobre atuar. Se você está atuando, você não está fazendo certo, realmente. E ele simplesmente é. E assisti-lo às vezes, e estar nas cenas com ele, era difícil atuar, porque você fica como o resto da equipe, “Caramba, isso é tão bom”. Então, você acorda e vê que está em cena, “Na verdade, não, eu tenho que dizer algo agora. É minha parte agora”. Quando eles me explicaram o que estava acontecendo, a maneira como a câmera acompanha minhas cenas com Sir Patrick Stewart, isso é uma obra de arte em si, eu acho.

Então, foi um verdadeiro prazer. Na cena, vocês estão comprometidos com essa coisa juntos. E acabei de descobrir que sua contenção bem-humorada com quase tudo era muito reveladora. Além disso, estou lá por, em termos de Star Trek, cinco minutos. Esse cara está lá há tanto tempo, todas as horas, fazendo todas essas coisas. Se eu estivesse usando um chapéu, eu tiraria para ele, você entende o que quero dizer? Sério. Foi simplesmente fenomenal, uma lição fenomenal. E fora do set também, muito divertido, muito divertido e muito engraçado, porque ele é muito engraçado.

O ator acredita que esta foi sua única aparição em Picard e que não deve haver continuidade nos próximos episódios. Mas, como se costuma dizer, “em Star Trek  tudo é possível”.

Nunca diga nunca. Bem, obviamente, apresentei à CBS minha ideia para um spinoff, Mo Picard. Ainda estou esperando para ouvir de volta sobre isso (risos).