TNG 4×24: The Mind’s Eye

Geordi é reprogramado por romulanos para minar aliança Federação-Klingon

Sinopse

Data estelar: 44885.5

A caminho de férias em Risa, Geordi é sequestrado pelos romulanos e submetido a um procedimento de lavagem cerebral. Enquanto um sósia é enviado para substituí-lo no planeta, Geordi é forçado a passar por uma dolorosa série de experiências criadas para colocá-lo sob controle romulano.

Enquanto isso, a USS Enterprise é enviada para escoltar o embaixador klingon Kell até o sistema kriosiano, onde uma das colônias klingons está lutando por independência. O governador de Krios, Vagh, acusa a Federação de ajudar os rebeldes secretamente. Embora Picard negue a acusação, Vagh apresenta armas capturadas junto aos rebeldes que parecem ser da Federação.

Quando Geordi retorna, não tem nenhuma lembrança do que aconteceu com ele, pois sua memória foi substituída pelas experiências de seu sósia em Risa. Logo após sua chegada, Data detecta a presença de emissões de banda E intermitentes, comumente associadas a transmissões romulanas. O androide tenta determinar a fonte das emissões e trabalha com Geordi na análise das armas rebeldes. Os dois logo percebem que os rifles foram manufaturados por romulanos para parecerem armas da Federação.

Picard supõe que os romulanos estariam tentando destruir a aliança entre a Federação e o Império Klingon, o que parece acalmar os ânimos de Vagh. Mas não por muito tempo – logo depois o governador volta a contatar Picard e informá-lo de que os klingons interceptaram um carregamento de armas a Krios, originado da Enterprise. Um exame de Data confirma que um transporte não autorizado foi feito a partir da área de carga, mas os chips de memória no computador foram apagados para esconder a identidade do responsável.

Picard inicia uma investigação, e naves de guerra klingons se descamuflam e cercam a Enterprise. O embaixador Kell se oferece para ir a Krios e convidar Vagh para acompanhar a investigação de perto, com o objetivo de convencê-lo das boas intenções da Federação.

Kell chama Geordi em seus aposentos e fica claro que o engenheiro está sob o comando do embaixador. Ele o programou para transportar as armas e agora o ordena a matar Vagh quando ele vier a bordo da nave, alegando estar agindo em nome da Frota Estelar.

A transmissão de Kell para Geordi produz outra emissão de banda E, permitindo a Data descobrir que o embaixador está por trás delas. O androide rapidamente deduz o que está acontecendo e consegue impedir Geordi justamente no momento em que a tentativa de assassinato iria ocorrer. Kell é exposto como um traidor conspirando com os romulanos e é colocado sob custódia de Vagh. Com a guerra evitada, resta apenas um trabalho à conselheira Troi: restaurar as memórias e a saúde mental do engenheiro-chefe da Enterprise.

Comentários

“The Mind’s Eye” apresenta uma trama de primeira linha, com elementos variados e interessantes, mas uma coisa de que certamente abre mão é uma alta dose de suspense. Foi uma escolha questionável por parte dos roteiristas nos contar de antemão o que está se passando na Enterprise, em vez de permitir que descubramos junto com Data, ao final da história, o que está havendo. Mas não irrefletida – a ideia não era fazer um episódio de mistério, mas uma trama política. O foco não está em descobrir a ação dos romulanos, mas sim convencer Vagh e os klingons de que a Federação não está agindo contra seus interesses.

Nesse sentido, a corrida da tripulação para desvendar o mistério antes que seja tarde demais é mais do que suficiente para dar ao episódio a injeção de adrenalina de que ele precisa, sem grandes doses de ânimo à la Hitchcock.

 

A caracterização dos elementos da trama está muito bem feita. O embuste é tão sórdido e maquiavélico que praticamente mostra uma tarja “Made in Romulus” nele. A participação do embaixador klingon na fraude, como aliado romulano, também é muito bem colocada, já criando um pano de fundo para a história que se desenrolaria no final desta temporada, quando uma guerra civil é instaurada entre duas facções em luta pelo poder no Império Klingon.

Assim também funciona a primeira aparição de Sela, a misteriosa filha de Tasha Yar com um romulano, fruto dos eventos relatados em “Yesterday’s Enterprise”, da terceira temporada. Quer dizer, primeira aparição naquelas. Aqui vemos apenas uma atriz nas sombras, dublada por Denise Crosby, mas que em nada se parece com ela (algo que não era tão perceptível na versão original do episódio, mas, com a remasterização em alta definição, se tornou evidente). A personagem ainda teria uma introdução formal e um papel importante em “Redemption”, durante a vindoura guerra civil klingon.

Curiosamente, embora Geordi seja o ponto central da história, o enredo faz dele apenas uma marionete na mão do embaixador, perdendo uma oportunidade de desenvolver o personagem. O fenômeno não é sem precedentes. Em “Identity Crisis”, a história também usou Geordi como foco, justamente de um modo em que ele acaba sendo pouco aproveitado. Mas no caso presente o sucesso do enredo justifica melhor o sacrifício.

O conflito de Worf com os klingons, em razão de seu banimento (visto em “Sins of the Father”), também é interessante. Aliás, a título de nota, a sequência de episódios com temática klingon talvez seja o maior (e melhor) exemplo do bom uso de continuidade em uma série visto em A Nova Geração.

Picard também tem algum destaque, ao precisar lidar com uma difícil situação diplomática – principalmente logo após impedir Geordi de matar o governador Vagh. Felizmente Data está lá para explicar tudo, e a exposição de Kell junto aos klingons é uma das grandes cenas deste episódio. O ridículo pedido de asilo feito pelo embaixador a Picard é quase tão hilário quanto a resposta dada pelo capitão.

Para quem gosta de ação espacial, valeram as cenas em que a Enterprise está cercada por naves klingons, em uma tomada muito semelhante (guardadas as devidas proporções de valores de produção, é claro) à vista em “The Enterprise Incident”, da Série Clássica. A batalha pôde ser evitada, mas só a hostilidade daquela situação já valeu. Só não dá para dizer que a tensão estava no ar porque essas cenas foram no vácuo do espaço…

Por fim, o episódio sutilmente também se propõe a uma discussão filosófica: até onde o ser humano é diferente de uma máquina? Geordi foi tão facilmente reprogramado quanto um computador, deixando no ar a dúvida sobre a suposta dicotomia entre homem e máquina. Felizmente, ele nem se aventura pela busca de respostas – ainda faltam subsídios para definir a linha entre vida natural e artificial (embora A Nova Geração sempre enfatize o quão tênue ela é, por meio de Data).

Uma grande história, ação, reflexão, boa direção, boas atuações, klingons, romulanos e contextualização perfeita são alguns dos elementos que fazem de “The Mind’s Eye” tão bom. Ele merece ser visto de uma perspectiva histórica, por estabelecer tão bem o clima das relações entre três grandes forças do Quadrante Alfa, sem desmerecer nenhuma delas.

Avaliação

Citações

“Joking? Ah, ‘Forced to endure Risa.’ Your actual intent was to emphasize that you did enjoy yourself. Yes, I see how that can be considered quite amusing.”
(“Brincando? Ah, ‘Forçado a ficar em Risa’. Sua verdadeira intenção era enfatizar que você se divertiu. Sim, vejo como isso pode ser considerado muito engraçado.”)
Data para Geordi

 “You swear well, Picard. You must have Klingon blood in your veins.”
(Você xinga bem, Picard. Você deve ter sangue klingon em suas veias.)
Vagh para Picard

Trivia

  • Este episódio é claramente inspirado no thriller de guerra Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate), filme de 1962. O título, por sua vez, é extraído de uma passagem de Hamlet, de Shakespeare (Ato I, Cena I: “A mote it is to trouble the mind’s eye”, ou algo como “Um cisco turva o olho da inteligência.”)
  • O segmento também marca a estreia do produtor David Livingston na direção. Fã de Sob o Domínio do Mal e de seu diretor, John Frankenheimer, ele tentou trazer um ator do filme para ser um figurante neste episódio. Sem sucesso, acabou fazendo uma homenagem ao filmar de modo similar a cena em que La Forge mata uma versão de holodeck de O’Brien. Para emular o estilo, ele também filmou a cena de La Forge no corredor com ângulos abertos e lentes de 17 mm.
  • “Eu não poderia pedir um episódio melhor para meu primeiro trabalho como diretor, já que não tinha cenas com onze pessoas na sala de reunião falando por dez minutos. Cada cena tinha algo acontecendo, alguma ação. Eram todas cenas curtas e eu poderia fazer coisa estranhas e fiquei vidrado.”
  • O episódio foi filmado entre 20 e 28 de março de 1991, nos galpões 8, 9 e 16 da Paramount. Uma cena adicional entre La Forge e Crusher na enfermaria foi filmada em 9 de abril, e tomadas de segunda unidade foram feitas em 18 de abril.
  • Larry Dobkin, que aqui interpreta o embaixador klingon Krell, foi o diretor do episódio “Charlie X”, da Série Clássica.
  • John Fleck, que aqui faz o romulano Taibak, voltaria como outro romulano, Koval, em “Inter Arma Enim Silent Leges”, de Deep Space Nine. Mas seu papel mais famoso em Star Trek é como o suliban Silik, em Enterprise.
  • Este é o primeiro episódio de A Nova Geração em que Majel Barrett é creditada por fazer a voz do computador.
  • Embora não apareçam aqui, os kriosianos seriam mostrados em “The Perfect Mate”, da quinta temporada de A Nova Geração, bem como em “Precious Cargo”, de Enterprise. Mas não sabemos se na verdade são planetas homônimos – eles aparecem com cores diferentes, aqui azul e em “The Perfect Mate”, verde.
  • A pintura que representa a superfície de Krios aqui é uma reciclagem bem modificada da que foi usada em “Angel One”, com os prédios alterados para parecerem klingons.
  • O traje do embaixador klingon é o mesmo usado por sua contraparte nos filmes Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa e Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida.
  • As cenas com as naves klingons vistas aqui foram recicladas de “Reunion”.

Ficha Técnica

História de Ken Schafer e René Echevarria
Roteiro de René Echevarria
Dirigido por David Livingston

Exibido em 27 de maio de 1991

Título em português: “A Ferramenta Perfeita”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Larry Dobkin como Kell
John Fleck como Taibak
Colm Meaney como Miles O’Brien
Edward Wiley
como Vagh
Majel Barrett como voz do computador

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio