John Noble fala sobre o arco do Adivinho em Prodigy

O veterano ator australiano John Noble assumiu o papel do principal vilão de Star Trek: Prodigy. Conhecido por seus papéis em O Senhor dos Anéis e Fringe, Noble deu ao The Diviner um nível de adversário implacável e tirano. TrekMovie teve a chance de falar com John Noble sobre esse novo papel e como ele vê o personagem e uma possível redenção nos últimos episódios.

Segundo os produtores, o arco do The Diviner foi pensado para John Noble. O ator elogiou o trabalho no personagem e que não foi, para ele, apenas mais um roteiro.

Eu não acho que seja roteiro por roteiro com um personagem como The Diviner, ele é muito central e memorável. Eles delinearam como seria a jornada. Dan [Hageman] e Kevin [Hageman] e os escritores escreveram o máximo que puderam, mas tudo estava vindo para mim de novo. Mas eles me solicitaram através do produtor executivo, e isso é um grande elogio ter Alex Kurtzman perguntando por você. Então, fiquei muito honrado com isso. E para cada sessão de gravação – mesmo que eles possam estar separados por algum tempo – eles vão me contar o que está acontecendo, particularmente dentro daquele episódio, que é o que eu tenho que lidar no momento, e qualquer pano de fundo que eles achem relevante, eles me divulgarão em nossas sessões de gravação. E nos divertimos muito e damos muitas risadas, devo dizer. É um trabalho muito sério e sinto que eles são meus irmãos e nunca os conheci antes, e também Brooke, a técnica que trabalha com eles. Ótimas pessoas. Eles são todos maravilhosos e muito pacientes.

Noble avalia o personagem em relação ao seu amor pela filha baseado em inspirações reais.

À medida que as pessoas ficam mais velhas e mais experientes, digamos, elas às vezes firmam muito suas atitudes e parecem bastante intratáveis. Acho que ele chegou a esse ponto em que o conhecemos. Mas sua intenção é tão pura quanto a neve, e é isso que eu coloco nele. Ele é tão duro porque quer recuperar o que foi perdido. E ele está desesperadamente tentando fazer isso e ele está tentando desesperadamente identificar sua filha porque ela será a única a fazer isso. Há um desespero ali e um amor por sua filha, que vem à tona com força. Eu posso entender isso. Eu tenho duas filhas. Claro, você faria qualquer coisa por eles. Você andaria sobre vidro quebrado por eles. Então, ele tem uma jornada que é meio que estabelecida com a versão mais jovem dele. E assim, de certa forma, posso entender o que o move, essa verdadeira paixão. Imagine que alguém veio e levou seu país embora, como você se sentiria? A paixão de recuperá-lo se você fosse um jovem líder brilhante, como ele. Por isso dedicou sua vida a vida simples que tanto gostava.

No início da série, o Adivinho usa o termo “progênie” para citar Gwyn e ele meio que escolheu a nave em vez de salvar Gwyn no planeta, Noble comenta esta ambivalência de amor pela filha e cumprir sua missão a todo o custo.

Bem, não, é uma combinação. Ambos. Ele certamente a ama com o amor de um pai. Ele se distraiu e partiu para a missão, como os pais costumam fazer. Mas seu amor por ela é absolutamente genuíno e sua crença nela é absolutamente genuína. E quando ele pode finalmente deixar de lado o que o estava guiando e ele vê sua filha, então, ouvimos o amor deles. Mas não tenho dúvidas de que ele a ama muito e também a respeita muito, pois a tarefa que ele deu a ela é enorme, ela é muito inteligente. Ela é um pedaço do velho pai, e ele sabe disso. [risos]

No episódio, “Mindwalk”, nós vemos o Adivinho salvar Janeway, o que vai contra sua missão. Para Noble essa é uma nuance de redenção do personagem no final da temporada.

Essa é a alegria do personagem porque você começa a ver aquela nuance por dentro: ‘Mas espere, eu pensei que ele era mais…’ Então, você pode ver que ele é mais desenvolvido do que você pensava. E ele é mais humano do que você pensava. Eu acho que é um belo desenvolvimento. Estou ciente disso e obrigado por notá-lo. É algo em que trabalhamos e continuaremos a trabalhar. Eu gosto de arcos de história que têm um elemento de redenção neles. Eu realmente gosto, mas seja um arco de história ou um personagem, se houver alguma redenção para a maioria deles, então, esse é um objetivo a ser perseguido. E eu acho que a redenção do Adivinho é necessária, francamente.

Já no episódio “Ghost in the Machine”, Noble interpretou uma versão diferente do Adivinho como um barman, o ator comentou um pouco sobre fazer essa versão do personagem.

É uma coisa vocal mudar o tenor, o tom da voz para trazê-lo à tona e depois dar um certo entusiasmo que um velho não teria. E foi isso que eu fiz e dei a ele a verdade que ele sabia. E esse foi o entusiasmo, a decepção e outras coisas que ele teve quando jovem, em oposição ao velho que passou por tudo isso. Já fiz esse tipo de duplicação antes. Eu amo fazer isso porque você realmente tem que desfazer ou desvendar coisas como engenharia reversa, desvendar e pegar de volta e ver o que resta. E nós visitamos com este também. E eu gosto que funcionou muito bem. Eu amo jogar o barista.

Noble é conhecido por papéis muito sérios e até pesados. Dado que esta é uma série da Nickelodeon, Noble responde se teve de diminuir o tom para um público mais jovem.

Eu interpreto o que o personagem exige de mim. Eu jogo a verdade dele. Com crianças, não, eu não diminuo o tom. As crianças são muito mais inteligentes do que pensamos, às vezes. Quero dizer, realmente. E seu conhecimento técnico e seu conhecimento de TI estão muito além da minha geração. Observo crianças pequenas jogando, os movimentos das mãos e a coordenação, e é simplesmente extraordinário. São crianças pequenas, de sete ou oito anos, e podem fazer isso. E elas são como esponjas, jovens. Elas não precisam ser criticadas. Eu nunca falei baixo com meus filhos ou com qualquer um dos meus alunos. Você não fala baixo com as pessoas. É tão humilhante. E elas pegam. Elas gostam que você fale como seres humanos, o melhor que posso fazer. Como seres humanos reais.

Noble diz quanto sabia sobre Star Trek antes de assumir o papel

Star Trek faz parte do vernáculo. Faz parte de como falamos e pensamos. Porque mesmo quando eu era um garotinho, antes de termos televisão, uma vez que aparecia, podíamos ver esse programa, e os nomes dos personagens viraram debates na escola. E, então, nós meio que os conhecíamos e sintonizamos para assistir a um episódio. Então, isso se tornou parte de nossas vidas, e isso remonta aos anos 60. E isso é feito geração após geração após geração por meio de filmes e programas de televisão. Há algo sobre isso, não é? Que simplesmente gruda. As pessoas querem o que ela oferece. Acho que oferece esperança. E acho que essa série tem heroísmo e amizade e coisas importantes como lealdade. Nós nos identificamos com isso. Eu faço de qualquer maneira. Adoro.

Novos episódios de Prodigy passam às sextas-feiras pelo Paramount+ Brasil ou no Amazon Prime Video. A segunda temporada não tem previsão ainda de estreia.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok