TNG 5×26: Time’s Arrow

História apela para ficção científica mirabolante, mas acerta em cheio com Data

Sinopse

Data estelar: 45959.1

A Enterprise é chamada à Terra para investigar evidências de visitas extraterrestres ocorridas no final do século 19, em São Francisco. Investigando uma caverna, cientistas encontraram traços de ondas triólicas, resultado de um sistema de energia bastante específico usado por apenas algumas poucas espécies alienígenas. Mas a maior evidência indicando a presença de interferência estranha naquele período é a cabeça de Data, encontrada também na caverna.

Com base nas evidências, surge a hipótese de que os alienígenas podem ser capazes de se disfarçar como humanos. Os traços encontrados na caverna apontam para o planeta Devidia II. A Enterprise ruma para lá e encontra anomalias temporais, juntamente com ondas triólicas idênticas às encontradas na Terra. Riker leva um grupo avançado à superfície, excluindo propositalmente Data. No planeta, Deanna Troi sente a presença de formas de vida atormentadas – humanos.

Data encontra traços de perturbações “sincrônicas” na área, que implicam que as formas de vida no planeta estão fora de fase com a tripulação da Enterprise, apenas por uma fração de segundo. É possível usar um campo subespacial para alinhar os dois grupos, mas a única ferramenta sensível o suficiente para o trabalho é o cérebro de Data. Ele se transporta e usa um gerador subespacial para se alinhar com os habitantes do planeta. Ele se comunica com o grupo avançado por meio de seu comunicador, modificado para suplantar a mudança de fase.

Ao se ajustar à fase dos habitantes locais, Data observa alienígenas sem rosto. Ele encontra um criatura aprisionada em forma de cobra, que é transportada por dois dos alienígenas. Um tornado temporal de algum tipo ocorre e Data perde contato com o grupo, apenas um segundo antes de o gerador de campo subespacial aparecer na realidade em que está o grupo avançado, sem o androide.

Data, em contrapartida, desperta em São Francisco em 1893 e procura um quarto de hotel para se abrigar. Sem dinheiro, não pode alugar o quarto, mas descobre que há um jogo de pôquer acontecendo no hotel. Ele entra no jogo e ganha dinheiro suficiente para se manter indefinidamente e fica amigo do atendente do hotel, contratando-o para adquirir suprimentos para suas “invenções”.

Enquanto o atendente corre para obter os suprimentos, um mendigo com quem Data falou antes é abordado por dois humanos bem vestidos, um carregando uma bengala e outro, uma maleta. Enquanto o mendigo dá suas últimas tossidas, rumo a uma possível morte por cólera, um dos visitantes toca a maleta, que emite um raio que atinge o velho. Ele padece e um globo de energia sai de seu corpo e vai até a maleta. A dupla fecha a maleta e se afasta.

Simultaneamente, no século 24, a missão continua para a tripulação da Enterprise, que está preocupada com o destino de Data. Geordi começa a trabalhar em um equipamento para criar um campo subespacial mais estável e melhor. Guinan, logo em seguida, diz a Picard, de forma pouco esclarecedora, que ele deve acompanhar o grupo avançado, caso contrário os dois nunca irão se conhecer. Em São Francisco, a invenção misteriosa de Data continua avançando, mas ele interrompe o trabalho quando vê um anúncio em um jornal local para uma recepção literária, patrocinada por uma rica socialite: Guinan.

Nessa recepção, Guinan e Samuel Clemens (também conhecido como Mark Twain) estão tendo uma longa discussão quando Data invade o local. Ele tenta falar com Guinan, mas ela não mostra sinais de conhecê-lo. Quando ele menciona uma nave estelar, ela rapidamente assume um ar de amizade e o arrasta para um lugar mais vazio, no terraço. Ele explica a ela quem é e de onde vem. A explicação é interrompida, entretanto, pela atitude bisbilhoteira de Clemens, que aparentemente ouviu tudo que Data disse.

No século 24, Picard assume o comando do grupo avançado e manda Worf de volta à nave. O campo é ativado e sintonizado, e eles se encontram no mesmo local em que estavam os alienígenas a quem Data se referira: brilhantes, sem face, sentados e se alimentando. Os globos de energia, sua “comida”, que Troi suspeita que sejam traços dos últimos momentos da vida de pessoas. De repente, um portal brilhante se abre e dois alienígenas adentram, um deles carregando uma maleta. A maleta é conectada a um aparato perto do grupo avançado, e mais globos entram no sistema. O outro alienígena está carregando uma criatura similar a uma cobra, que reativa o portal. Os alienígenas voltam ao portal. Só que desta vez seguidos pelo grupo avançado. O portal de fecha.

Comentários

“Time’s Arrow” tem um dos mais interessantes prólogos apresentados em A Nova Geração: a imagem da cabeça de Data toda danificada é um terrível aviso do que está para acontecer com o androide. Preocupação que se torna ainda mais intensa quando nos lembramos de que se trata do final da quinta temporada. Se há um bom momento para dispensar um personagem regular, é o hiato entre uma temporada e outra.

Por sorte, o desespero nunca chegou a tomar conta. Picard já quase nos deixou, na virada do terceiro para o quarto ano; do quarto para o quinto era a vez de Worf. Nenhuma das ameaças se cumpriu. Portanto, praticamente ninguém deu credibilidade à ideia de que seria diferente com Data.

E, no entanto, desta vez, há uma diferença crucial. Agora existe uma prova irrefutável e indiscutível da morte de Data: sua cabeça foi perdida no passado da Terra e, como ele mesmo diz, é difícil imaginar que essa situação vá ser mudada. O que deixa uma tremenda dúvida na cabeça do telespectador: como os roteiristas pretendem trazer nosso androide favorito vivo e bem para o próximo ano?

A resposta, como não poderia deixar de ser, vai exigir grandes reviravoltas e mirabolantes soluções de ficção científica de qualidade duvidosa – como aliás já vemos nesta primeira parte. “Time’s Arrow” tem mais tecnobaboseira do que os limites saudáveis para qualquer fã de Star Trek. As ondas triólicas e as mudanças de fase subespaciais poderiam e deveriam ter sido deixadas de fora, em benefício de uma história que já era forte por si mesma, sem depender desses elementos amalucados. Tudo que a tecnobaboseira faz aqui é tornar o episódio mais difícil de entender, mas não o torna mais interessante por essa razão. Uma pena.

Mesmo assim, trata-se de uma hora bem interessante, principalmente na porção livre da tecnobaboseira, em que Data precisa lidar com um desafio maior que ondas triólicas – o mundo dos humanos no século 19. A presença de Guinan na Terra ajuda a aumentar o mistério, o que é favorecido pela “necessidade” de Picard acompanhar o grupo avançado para poder conhecê-la, o que finalmente parece colocar alguma explicação à duradoura e misteriosa relação do capitão com a el-auriana.

Data lidando com seu “amigo” atendente de hotel, dando a ele suntuosas gorjetas, esfolando arrogantes jogadores de pôquer, construindo seu suposto “motor para carruagem sem cavalo” e invadindo a reunião da socialite Guinan são momentos interessantes, somente suplantados pelo sabor de encontrar o escritor Mark Twain (ou Samuel Clemens, como ele prefere) em São Francisco. Embora seu papel na trama só se torne mais interessante na continuação do episódio, só sua presença “histórica” já serve como um belo aperitivo.

Data sem dúvida é a força motriz do episódio, e o personagem é recompensado por isso não só pelo tempo de tela e as boas cenas, mas principalmente pela nova apreciação que ganhamos do androide em sua percepção da morte. O que para todos, por ser inevitável, é desagradável, para ele é extremamente salutar, justamente pela incerteza envolvida. Morrer para todos é a consequência natural da vida, e algo que não se costuma desejar, mas para Data é uma chance de mais uma vez se tornar mais “vivo”. Só morre quem vive. Nunca nenhum episódio havia explorado esse “complexo de imortal” do androide, e a ocasião para tal investigação não poderia ser melhor.

O retorno também vem para os outros regulares, especialmente Riker e Geordi, que precisam lidar com o que para eles é algo extremamente desconfortável. Ninguém está se sentindo bem com a morte certa do androide e os atores fazem um bom trabalho para que percebamos isso.

O grande problema do episódio todo é que ele tem “metade da história” que já está resolvida – o “mistério” dos alienígenas já está claro para a audiência quando termina a primeira parte, o que nos deixa apenas com a trama da sina de Data para trazer algum interesse. Por causa disso, o cliffhanger não poderia ser mais decepcionante: o grupo avançado segue os alienígenas pelo portal brilhante, rumo a São Francisco do século 19. É anticlimático, porque nós sabemos para onde eles estão indo, embora eles não tenham certeza.

Sorte que a cabeça deteriorada de Data ainda está guardadinha na Enterprise, a nos lembrar de que ainda há algo a esperar do início da sexta temporada…

Avaliação

Citações

“It seems clear that my life is to end in the late 19th century.”
“Not if we can help it.”
“There is no way anyone can prevent it, sir. At some future date I will be transported back to 19th century Earth where I will die. It has occurred. It will occur.”
(Parece claro que minha vida deve terminar no fim do século 19.)
(Não se pudermos evitar.)
(Não há modo de alguém evitar isso, senhor. Em alguma data futura serei transportado de volta à Terra do século 19 onde eu morrerei. Aconteceu. Vai acontecer.)
Data e William Riker

Trivia

  • Originalmente Rick Berman e Michael Piller haviam decidido que a quinta temporada de A Nova Geração não terminaria com a primeira parte de um episódio duplo, como já havia acontecido na terceira e quarta temporadas. Porém, com os planos para a iminente estreia de Deep Space Nine, os dois acharam melhor fazer um episódio duplo com a primeira parte ao final da corrente temporada para que não surgissem boatos de que A Nova Geração acabaria em seu quinto ano.
  • “Time’s Arrow” mostra a primeira viagem no tempo significativa da tripulação de A Nova Geração. Durante a pré-produção do episódio, foi discutido se Picard e cia. voltariam para a década de 1990, 1960 ou 1930, mas, para evitar repetições com a Série Clássica, optaram pelo século 19. A escolha foi de Rick Berman, que deu a ideia de promover um encontro entre Data e Mark Twain.
  • Durante toda a temporada, a equipe de roteiristas quis fazer uma história em que Data teria de se passar por um humanoide num planeta por um longo período de tempo. Foram incapazes de fazê-la funcionar, uma vez que tinham dificuldade em bolar uma razão plausível para a Enterprise ficar tanto tempo longe. A ideia só pôde desabrochar neste episódio com a sugestão do uso de viagem no tempo.
  • Ao debater a ambientação, virou uma piada corrente entre os roteiristas que Data voltaria no tempo para impedir o assassinato de John F. Kennedy – velha ideia de Gene Roddenberry para um filme de Star Trek. Por ironia do destino, os produtores receberam um roteiro especulativo com uma premissa bem similar apenas duas semanas após a conclusão do roteiro deste episódio.
  • Coube a Joe Menosky a ideia de incluir Guinan na história, possivelmente criando um elo com a misteriosa relação dela com o capitão Picard. Whoopi Goldberg gostou muito da premissa e topou fazer as duas partes.
  • Antes de escrever o episódio, Menosky passou um bom tempo estudando os escritos de Twain, particularmente seus ensaios e palestras, a fim de encontrar sua “voz”. Ele lembrou: “As pessoas achavam que eu estava o citando, mas eu estava apenas escrevendo do modo que achei que ele falaria.”
  • Marc Alaimo faz sua última aparição em A Nova Geração, desta vez como o jogador de pôquer Frederick La Rouque, um humano. Feito inédito para ele, que havia interpretado um antican em “Lonely Among Us”, um romulano em “The Neutral Zone” e o cardassiano gul Macet em “The Wounded”. Ele ganharia fama como outro cardassiano, Dukat, em Deep Space Nine.
  • Jerry Hardin volta a série para uma memorável atuação como Samuel Clemens, o nome verdadeiro do escritor Mark Twain. Ele já havia sido Radue em “When the Bough Breaks” e faria o papel do dr. Neria em “Emanations”, de Voyager. Hardin nunca havia interpretado Twain antes, mas ficou tão apaixonado pelo personagem após este episódio duplo que criou um espetáculo solo sobre ele.
  • As cenas externas de São Francisco foram filmadas em locação, nas históricas Pico House e Olvera Street, uma área restaurada da velha Los Angeles.
  • Já as cenas na caverna foram filmadas, como de costume, no galpão 16 da Paramount. Segundo David Livingston, longas sequências com fundo azul foram filmadas para completar os efeitos do encontro com os alienígenas, levando duas a três vezes mais tempo do que normalmente levariam.
  • Em um erro discreto, é possível ver um membro da produção por trás de uma parede na engenharia no começo do episódio.
  • Outro erro praticamente impossível de detectar, a não ser que você seja um real caçador: o jornal que Data lê aponta o dia como “Sunday, August 11, 1893”, ou seja, um domingo. Acontece que infelizmente esse dia na verdade foi uma sexta-feira.
  • A cabeça cortada de Data, um impressionante adereço, seria usada novamente no episódio “Phantasms” e depois seria modificada para parecer a cabeça cortada de um drone borg em “Unimatrix Zero”, de Voyager.

Ficha Técnica

História de Joe Menosky
Roteiro de Joe Menosky e Michael Piller
Dirigido por Les Landau

Exibido em 15 de junho de 1992

Título em português: “Em Algum Lugar do Passado”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Jerry Hardin como Samuel Clemens
Michael Aron como Jack London
Barry Kivel como porteiro
Ken Thorley como marinheiro
Sheldon Peters Wolfchild como Joe Falling Hawk
Jack Murdock como pedinte
Marc Alaimo como Frederick La Rouque
Milt Tarver como cientista da Federação
Whoopi Goldberg como Guinan
Michael Hungerford como valentão

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio