TNG 6×07: Rascals

Picard e amiguinhos voltam a ser crianças, e verossimilhança e ciência voam pela janela

Sinopse

Data estelar: 46235.7

De volta de uma licença de férias, Picard, a alferes Ro, Keiko O’Brien e Guinan se veem às voltas com o perigo a bordo de sua nave auxiliar. Miles O’Brien consegue teleportá-los de volta à Enterprise, mas uma falha no sistema do transporte os converte em crianças com idade aparente de 12 anos.

Beverly examina o grupo e descobre que, embora seus corpos tenham mudado, suas mentes permanecem intactas. Entretanto, quando o jovem Picard tenta retomar seu comando e liderar sua tripulação como se nada tivesse acontecido, sua equipe começa a ter dificuldades para levá-lo a sério. Por causa disso, Beverly o convence a temporariamente ceder o comando a Riker.

Mais tarde, Geordi descobre que os tripulantes transformados foram afetados por um campo de reversão molecular, que fez com que o transporte cortasse de suas células o pedaço do código genético responsável por suas atividades metabólicas da idade adulta. O engenheiro acredita que o transporte pode ser usado para reverter o processo e restaurar o grupo de volta ao normal. Mas, antes que eles possam iniciar o processo, a Enterprise é atacada sem aviso por duas naves klingons.

A tripulação tenta retaliar, mas os agressores conseguem derrubar os sistemas de energia da Enterprise. Subitamente, Worf capta assinaturas de transporte em três áreas de carga. Conforme a tripulação se prepara para defender a nave contra os invasores, dois ferengis se materializam na ponte. Seu líder, Turin, chega e informa Riker e os demais de que ele declara a Enterprise perdida e está iniciando operações de resgate, de acordo com a lei ferengi. Se a tripulação se recusar a cooperar, eles serão executados.

A jovem Guinan aponta ao jovem Picard e seus colegas que sua aparência infantil pode ajudá-los a deter os ferengis sem que os inimigos saibam o que eles estão tramando. Usando o computador das crianças, na sala da escola, eles obtêm um diagrama dos sistemas internos da nave e o usam para coletar hiposprays. Guinan e Ro escalam um tubo Jefferies para dar continuidade ao plano a partir da engenharia. O único problema é a necessidade de obter acesso à ponte.

Para conseguir isso, Picard finge ser o filho de Riker e consegue convencer um dos ferengis a levá-lo à sala de observação, onde ele poderá conversar com o pai. Durante o diálogo, o capitão discretamente pede a Riker que permita que ele acesse os sistemas do computador por meio do terminal da escola. Infelizmente, os ferengis também estão exigindo acesso ao computador e estão ameaçando matar todas as crianças a bordo se Riker não cooperar.

Felizmente, as “crianças”, com a ajuda de Alexander, o filho de Worf, conseguem deter os ferengis antes que isso ocorra. Depois de despachar os invasores, Beverly e O’Brien usam o transporte para restaurar o grupo a seu estado adulto normal. Mas não é sem um certo ressentimento por parte de Ro, que pela primeira vez descobriu que a infância pode ser uma experiência positiva.

Comentários

O que aconteceria se Picard e alguns de seus tripulantes, sem mais nem menos, virassem crianças? É nesse high-concept que está ancorado “Rascals”, uma tentativa bem-humorada de dar uma segunda infância ao capitão da Enterprise, Guinan, Ro Laren e Keiko.

Uma coisa que todo roteirista tem em mente é que toda ideia aparentemente interessante só pode se converter em um bom episódio se for também factível e minimamente verossímil. Infelizmente, neste caso, por mais que pudesse ser legal ver um Picard de 12 anos perambulando pela nave, os roteiristas cometem todo tipo de “licença” para fazer a premissa funcionar em seus próprios termos.

O que obriga, necessariamente, o telespectador a esquecer qualquer tipo de conteúdo mais pensante que o episódio possa querer passar, em favor do único fator que poderia ser preservado em circunstâncias como essa: o entretenimento moderado e acrítico.

Por esse ponto de vista, o episódio até funciona. Há cenas hilárias, como a em que Riker finge estar explicando ao ferengi o funcionamento dos computadores da Enterprise (lembrando, guardadas as devidas proporções, a sensacional explicação de Kirk aos gângsteres de “A Piece of the Action” do jogo de cartas conhecido como Fizzbin) ou ainda a em que o Picard-criança chama distraidamente Riker de “Número Um”, para depois corrigir para o ferengi, justificando que Riker seria o “papai número um” dele!

Em compensação, toda vez que o episódio tenta ser mais sério, como na subtrama envolvendo Ro Laren e Guinan, em que a sábia barwoman tenta convencer a traumatizada bajoriana de que a infância é algo que vale a pena de se curtir, ele fracassa terrivelmente. Embora o tema envolvendo Ro seja até apropriado (quem não refletiria ao ganhar uma segunda infância?), ele destoa do tom “possível” do episódio, tornando inútil qualquer tentativa de tratá-lo seriamente.

As situações “sérias” de Picard (tentando se impor junto à sua tripulação, apesar de sua aparência) e de Keiko (voltando para o seu marido como uma criancinha, causando em Miles um óbvio conflito interno) poderiam até sustentar um bom episódio por si mesmas, mas acabam virando apenas um “tempero” na trama do segmento.

Tudo isso sem mencionar a pseudociência braba que sustenta a premissa. Como se não bastasse termos de lidar com mais uma falha do teletransporte, movida única e exclusivamente a tecnobaboseira, ainda temos de aguentar a explicação “genética” para a regressão fisiológica de Picard e de seus comandados, com a “invenção” de um tipo inexistente de material genético humano! É muita forçada de barra para um episódio só.

Para completar, uns poucos ferengis renderem uma nave com mais de mil pessoas a bordo, com ou sem capitão, é uma ideia ridícula. Algo similar seria feito mais tarde na série Enterprise (“Acquisition”), mas, no caso da nave do século 22, o número de pessoas é reduzido a menos de um décimo, o que torna a premissa (ligeiramente) mais factível. De toda forma, uma bola fora.

Essa inverossimilhança toda é a maior fraqueza do episódio.

Do ponto de vista das atuações, o único convidado que merece real destaque é David Tristan Birkin, que interpreta o jovem Picard. Sua impostação de voz (e não é só o sotaque) está bem similar à de Patrick Stewart, quase nos convencendo de que aquele é de fato um Jean-Luc rejuvenescido.

Isis Jones fez um trabalho regular como a jovem Guinan, assim como Caroline Junko King, como Keiko, e Megan Parlen, como Ro Laren.

Com tudo isso dito, vale ressaltar que do ponto de vista de execução o episódio é bem trabalhado e pode até divertir a audiência, se ela souber encarar o segmento com muitas pitadas de sal. A regra aqui é: não “ligue” seu senso crítico, só siga com a correnteza e divirta-se – exatamente como uma criança faria.

Avaliação

Citações

“Thanks, Number One. … He’s my number one dad!”
(Obrigado, Número Um. … Ele é meu pai número um!)
Jovem Picard, falando com Riker ao disfarçar sua identidade

Trivia

  • A ideia da história deste episódio foi comprada por Michael Piller e Jeri Taylor durante a quinta temporada. O roteiro passou por várias reescritas antes de ser designado a Ronald D. Moore. Ele relembrou assim: “Quando Michael comprou a premisa eu achei que ele estava completamente louco: um grupo avançado se rematerializa no transporte como crianças – com mentes de adultos! Eu tentei de novo e de novo enterrar essa ideia, o que, claro, significava que eu ficaria assentado com a inevitável reescrita quando o roteiro viesse. Achei que era uma ideia ridícula e não queria ter nada a ver com ela. Dito isso, uma vez que recebi a missão, o roteirista profissional em mim teve de se comprometer com o material e fazer o melhor com ele que eu pudesse, então tentei muito trazer humor e humanidade aos eventos, principalmente por meio da história de Guinan e Ro.”
  • Em outra entrevista, ele comentou: “Não foi meu trabalho favorito e foi um episódio difícil de escrever.”
  • Taylor disse que os ferengis foram escolhidos como antagonistas porque não seria crível que quatro crianças pudessem retomar a nave de, por exemplo, cardassianos.
  • Langford ganhou o nome de uma mulher que Moore estava paquerando na época. “Ela não era fã e paramos de nos ver logo depois, então eu acho que ela nunca viu!”
  • Moore se referiu à cena em que Riker confunde o ferengi com tecnologia fictícia como sua “saudação à tecnobaboseira”.
  • Autodescrito como um “estúpido das artes”, Moore se voltou para o consultor científico Naren Shankar para pedir ajuda. Shankar comentou: “O problema é que era virtualmente impossível bolar uma explicação sensata, então nós meio que demos muitos passes de mágica neste episódio.”
  • “Ribo-viróxico-nucleico” (RNV) foi inventado por Moore e Shankar na esperança de que fossem letras que soassem bem e não provocasse muito escrutínio.
  • No roteiro original, quando os ferengis abordaram a Enterprise, tanto Worf como Data foram deixados inconscientes pelos intrusos. No episódio final, Data permaneceu sem danos e foi mantido preso junto com o resto da tripulação da ponte.
  • Jill Sherman Donner chegou a ser creditada como coescritora no terceiro rascunho do roteiro, mas acabou sem créditos na versão final.
  • Este episódio foi dirigido por Adam Nimoy, filho de Leonard Nimoy. Ele mais tarde dirigiria “Timescape”. Naren Shankar comentou: “Para Adam, foi um jeito danado de fazer uma estreia na direção. Dirigir crianças não é fácil em qualquer circunstância.”
  • Duas tomadas da batalha contra as aves de rapina foram reutilizadas de “Yesterday’s Enterprise”.
  • Ro é a única personagem que termina o episódio ainda como criança. Os roteiristas cogitaram deixá-la assim para o futuro da série. Jeri Taylor comentou: “Onde mais, se não em Star Trek, você poderia fazer algo assim? Mas pareceu muito drástico para nós, e meio que abandonamos essa ideia.”
  • Este episódio marca a única aparição de Hana Hatae (Molly O’Brien) na série. A personagem antes havia sido interpretada pelas gêmeas Tadeski.
  • Mike Gomez e Tracey Walter haviam aparecido juntos antes como outros ferengis, Tarr e Kayron, em “The Last Outpost”. Michael Snyder também havia interpretado um ferengi antes, Qol, em “The Perfect Mate”.
  • Se o ator que fez o jovem Picard lhe pareceu familiar, é porque você já o viu antes na série: David Tristan Birkin interpretou o sobrinho de Jean-Luc, René, no episódio “Family”. Aqui, ele tinha 15 anos.
  • Já Isis J. Jones, que fez a jovem Guinan, também fez uma versão mais jovem de Whoopi Goldberg no filme Mudança de Hábito, lançado no mesmo ano deste este episódio.
  • Este é o último episódio da série em que vemos a família O’Brien na Enterprise-D, antes de sua transferência para a Estação Espacial 9, em Deep Space Nine. Miles ainda apareceria em A Nova Geração no episódio final, “All Good Things…”, mas em uma época anterior, ao redor dos eventos do piloto “Encounter at Farpoint”.
  • Kirk e sua tripulação também tiveram uma chance de reverterem a um estado infantil no episódio “The Counter-Clock Incident”, da Série Animada.
  • Vemos Miles O’Brien tomar um café à noite com Keiko neste episódio. Em “Armageddon Game”, de Deep Space Nine, Keiko diz que Miles nunca toma café à tarde. Teria ela esquecido? O’Brien mudara de hábitos? Curiosamente, aqui, ele só pede o café por conta do desconforto com a jovem Keiko, e nem chega a bebê-lo. E em Deep Space Nine ele termina o episódio negando que nunca tomava café à tarde.
  • Rick Berman descreveu este episódio como “divertido”, “muito imaginativo”. Mas Ron Moore nunca curtiu o trabalho, salvo pela relação entre Guinan e Ro. “Eu ainda ranjo os dentes quando penso no episódio – os ferengis capturam a Enterprise em um par de aves de rapina estropiadas?! –, mas muitas pessoas me disseram o quanto gostaram.”

Ficha Técnica

História de Ward Botsford & Diana Dru Botsford e Michael Piller
Roteiro de Allison Hock
Dirigido por Adam Nimoy

Exibido em 2 de novembro de 1992

Título em português: “Segunda Infância”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Colm Meaney como Miles O’Brien
Rosalind Chao como Keiko O’Brien
Michelle Forbes como Ro Laren
David Tristan Birkin como Picard, 12 anos
Megan Parlen como Ro, 12 anos
Caroline Junko King como Keiko, 12 anos
Isis J. Jones como Guinan, 12 anos
Mike Gomez como Lurin
Tracey Walter como Berik
Michael Snyder como Morta
Brian Bonsall como Alexander Rozhenko
Whoopi Goldberg como Guinan

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio