Jeri Ryan faz um balanço de seu trabalho em Voyager e Picard

Jeri Ryan fez sua estreia na série Voyager, interpretando a ex-borg Sete de Nove, a partir da quarta temporada, no episódio Scorpion, Part II. Mais tarde, ela reprisou o papel em Star Trek: Picard, o que lhe rendeu um prêmio no Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante. Aliás, a atriz já foi agraciada com o mesmo prêmio do Saturn, por seu trabalho em Voyager, no ano de 2001.

O site TrekMovie conversou com Ryan, que falou sobre o arco da personagem nas duas séries e sua torcida para que Star Trek: Legacy seja produzida.   

Maior reconhecimento da audiência com a franquia

Eu acho que definitivamente (Star Trek) está recebendo um pouco mais de atenção popular, o que é legal. Acho que o gênero de TV e os filmes como um todo são mais populares agora do que costumavam ser.

Seu melhor trabalho em Star Trek

Acho que foi um dos meus melhores trabalhos com esse personagem, porque tivemos alguns dos melhores escritos com esse personagem. Eu tive muita sorte. Ela teve um grande arco ao longo dos anos, começando nem mesmo humana há 20 e poucos anos, e terminando como capitã da Enterprise foi um grande crescimento de personagem.

Torcida para a produção de Legacy

Sabe, aprendi uma coisa com essa franquia: nunca diga nunca. Então veremos.

Quando perguntada o que gostaria de ver em seu personagem numa futura série, disse:

Não sou escritora, não tenho ilusões sobre ser escritora. Existem pessoas como Terry (Matalas) e nossa incrível equipe de roteiristas que fazem isso muito, muito bem. Confio que esse personagem esteja em boas mãos com eles. Portanto, não tenho nenhuma ideia de história para apresentar. Este não é um caminho que eu jamais teria imaginado para ela e acho incrível.

E afirmou que estaria pronta para embarcar em nova aventura.

Comparando seu trabalho em Voyager e Picard

Jeri Taylor foi co-produtora de Star Trek: Voyager com Rick Berman e Michael Piller e atuou como produtora executiva dessa série nas primeiras quatro temporadas.

Ryan tem um sentimento especial por Jeri Taylor ter ajudado a dar forma a sua personagem em Voyager, e acredita que ela ficaria feliz de ver Sete se expandindo em Picard.

Acho que Jeri especialmente ficaria emocionada com o desenvolvimento de Sete. Eu sei que ela foi uma grande campeã de Sete desde o início. Eu acho que ela ficaria emocionada com o fato de Sete ser um bi capitão e personagem. Pelo que entendi, isso também é algo que ela defendeu desde o início. Acho que na época a emissora sentiu que ainda não estava preparada para isso. Mas acho que ela ficaria emocionada. Espero que ela esteja.

Numa entrevista em 2023 ao ScreenRant, Ryan já havia dito que sentia uma conexão pessoal mais forte com seu personagem em Picard do que em Voyager.

Para Picard, e particularmente na 3ª temporada, eu estava muito mais conectada a ela, suas lutas, sua experiência de trabalho que ela teve com Shaw e me sentindo desrespeitada e desvalorizada. E essas são coisas com as quais, pessoalmente, eu poderia me identificar completamente, e tenho certeza que a maioria de vocês, atores ativos, também pode. Acho que todos nós já tivemos essas experiências. E sua perseverança e sua força, e ela vai conseguir, e ela está determinada e vai descobrir isso e eu estava comemorando por ela e com ela.

Assim que chegou em Voyager, Jeri Ryan foi vista por muitos como uma atriz que veio apenas por sua bela aparência (chegou a ser chamada de “Barbie dos Borg“, pelos fãs da época). No entanto, ela superou as expectativas e transformou sua personagem numa das mais importantes da série.

Várias atrizes concorreram ao papel de Sete de Nove para a série Voyager (incluindo Claudia Christensen de Babylon 5 e Hudson Leick de Xena). Segundo o produtor Rick Berman (que comandava a franquia na época), Jeri Ryan não foi sua primeira escolha para interpretar Sete de Nove. No final dos testes, três atrizes passaram a disputar o papel da Borg e Jeri Taylor teve parte importante na escolha de Ryan. Como diz Berman no livro The Fifty-Year Mission:

Reduzimos para três pessoas e Jeri Ryan não foi minha primeira escolha. Jeri Ryan foi a primeira escolha de Jeri Taylor e Michael Piller. Minha primeira escolha foi essa atriz maravilhosa que interpretou Leah Brahms, Susan Gibney. Achei que ela seria uma ótima Sete de Nove e fui rejeitado – e provavelmente com razão.

As três temporadas de Picard estão disponíveis no Paramount+ e as sete temporadas da série Voyager pela Netflix.

Fonte: Screenrant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok