Morre o ator que fez o klingon Kol em Discovery

O ator canadense Kenneth Mitchell, mais conhecido dos trekkers por desempenhar vários papéis em Star Trek: Discovery, morreu aos 49 anos vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.

Em 2020, Mitchell anunciou que foi diagnosticado com ELA, e com a progressão da doença sem cura, ele passou a se locomover numa cadeira de rodas elétrica. A esposa de Kenneth e seus filhos criaram um GoFundMe.

A família de Kenneth Mitchell compartilhou a triste notícia de sua morte em seu X/Twitter em 24 de fevereiro de 2024:

Com pesar, anunciamos o falecimento de Kenneth Alexander Mitchell, amado pai, marido, irmão, tio, filho e querido amigo.

Mitchell teve participações em alguns filmes e séries, com destaque para as séries Leap Years, Odyssey 5, CSI: Miami, The Unit, Jericho, The Mentalist, Criminal Minds, entre outras. Quando, em 2017, obteve maior projeção de sua carreira ao entrar para o elenco de Star Trek: Discovery. Em 2019, Mitchell apareceu em duas cenas de flashback como o pai da protagonista Carol Danvers no filme Capitã Marvel.

Inicialmente, Mitchell interpretou em Star Trek o klingon Kol. E pelo seu belo trabalho na pele de um guerreiro vilão, o ator conseguiu dois outros papéis klingons na 2ª temporada da mesma série.

Kol, Kol-Sha e Tenavik

Já na cadeira de rodas, Mitchell ainda fez um personagem humano na 3ª temporada, Aurellio.

Ele chegou ainda a dar voz aos personagens de Star Trek Lower Decks:

Cryptic Studios, os criadores de Star Trek Online, esperavam que Mitchell reprisasse seu papel como Tenavik no evento de 11º aniversário do jogo, mas ele não conseguiu devido à progressão de sua doença (que já o impossibilitava de falar normalmente); Mitchell escolheu Sam Witwer para dublar o papel e o guiou durante as sessões de gravação de voz (via Memory Alpha).

Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Kenneth Mitchell estará sempre viva nos corações dos trekkers do mundo todo.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok