Star Trek: Section 31 leva cinco indicações ao prêmio Framboesa de Ouro

O filme Star Trek: Section 31, lançado em janeiro de 2025 pelo Paramount+ como produção original de streaming, voltou a ser destaque na indústria cinematográfica — mas não exatamente pelos motivos mais positivos.

Após receber duras críticas de fãs e especialistas, Star Trek: Section 31 agora acumula cinco indicações ao Prêmio Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards), o famoso “anti-Oscar” que satiriza os piores filmes do ano. Em seu anúncio das nomeações de 2026, a Fundação Golden Raspberry não poupou palavras: descreveu o longa como uma “bagunça confusa” que “transporta o público para uma fronteira capaz de interromper de forma abrupta a jornada outrora inspiradora desta icônica franquia”.

O filme concorre em cinco categorias:

  • Pior Filme (contra The Electric State, Hurry Up Tomorrow, Disney’s Snow White e War Of The Worlds)
  • Pior AtrizMichelle Yeoh (como a ex-imperatriz Georgiou), concorrendo com Ariana DeBose (Love Hurts), Milla Jovovich (In The Lost Lands), Natalie Portman (Fountain Of Youth) e Rebel Wilson (Bride Hard)
  • Pior Atriz CoadjuvanteKacey Rohl (como Rachel Garrett), disputando com Anna Chlumsky (Bride Hard), Ema Horvath (The Strangers: Chapter 2), Scarlet Rose Stallone (Gunslingers) e Isis Valverde (Alarum)
  • Pior DiretorOlatunde Osunsanmi, contra Rich Lee (War of The Worlds), os irmãos Russo (The Electric State), Trey Edward Shults (Hurry Up Tomorrow) e Marc Webb (Snow White)
  • Pior Roteiro — de Craig Sweeny (com conceito original de Bo Yeon Kim e Erika Lippoldt), competindo com os roteiros de The Electric State, Hurry Up Tomorrow, Snow White e War Of The Worlds

Star Trek: Section 31 acumula cinco indicações ao Prêmio Framboesa de Ouro 2026, empatando com Hurry Up Tomorrow no segundo lugar do ranking de indicações — atrás apenas dos recordistas Snow White e War of the Worlds, que lideram com seis cada.

Mas esse não é o primeiro tropeço da franquia no “anti-Oscar”. Star Trek V: A Última Fronteira (1989) segue como o filme mais “premiado” negativamente da saga: levou três Framboesas (Pior Filme, Pior Diretor e Pior Ator, todos para William Shatner) e ainda foi indicado em outras categorias, incluindo Pior Filme da Década. Dirigido pelo próprio Shatner, o longa é considerado por muitos o ponto mais baixo dos filmes clássicos de Star Trek.

Star Trek Generations (1994) recebeu apenas uma indicação, novamente para Shatner como Pior Ator Coadjuvante, mas sem vitória.

Nem tudo é ruim para Section 31: o filme estrelado por Michelle Yeoh também conquistou reconhecimento positivo. Além de  concorrer ao NAACP Image Awards de melhor direção, o filme está concorrendo ao 73º Golden Reel Awards (prêmio da Motion Picture Sound Editors) na categoria Melhor Edição de Som para Longa-Metragem Não-Teatral, destacando o trabalho da equipe de som.

Os vencedores do Prêmio Framboesa de Ouro serão revelados no dia 14 de março de 2026 — véspera da cerimônia do Oscar —, em uma cerimônia sem tapete vermelho. Já o Golden Reel Awards acontece antes, no dia 8 de março de 2026, no Wilshire Ebell Theatre, em Los Angeles e o NAACP Image Awards, no dia 28 de fevereiro.

Fonte: TrekMovie

[redes]


Descubra mais sobre Trek Brasilis

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.