Dra. Crusher será fundamental em Picard ano 3

A terceira temporada de Star Trek: Picard está prevista para ir ao ar no início de 2023 e o seu co-showrunner Terry Matalas ofereceu mais alguns insights sobre o que veremos desta parte final, que traz a volta dos personagens de A Nova Geração.

Abaixo estão alguns dos destaques da discussão da entrevista concedida através do podcast pelo site TrekMovie.

Beverly Crusher será importante

Matalas falou sobre a terceira temporada continuar a ser serializada, como nas anteriores, mas observou que os episódios podem e ainda devem ter uma identidade própria. O showrunner também explicou como a estrutura permite histórias de personagens aprofundadas para a equipe de A Nova Geração:

Acho que o que acontece no mundo do streaming e às vezes na serialização é que todos começam a se misturar… Então, no caso da terceira temporada, há uma identidade de episódio… Muitos desses personagens, quando é serializado, você começa a ir mais fundo neles. Há uma história de relacionamento na terceira temporada com Riker e Troi que não é algo que você não seria capaz de fazer se a série fosse apenas episódica. Eles são colocados em uma situação em que você realmente chega ao cerne do que os torna ótimos.

Ele observou ainda como isso permitiu mais desenvolvimento dos personagens do que o visto nos quatro longas-metragens de A Nova Geração e comentou que a Dr. Crusher (Gates McFadden) parece desempenhar um papel fundamental na terceira temporada:

Eu diria que certamente Beverly Crusher fica em segundo plano nesses filmes de Star Trek. E o tom da 3ª temporada sempre foi a primeira pessoa que você vê que é Beverly Crusher… de uma forma inesperada, porque já se passaram 25 anos e ninguém é realmente a mesma pessoa depois de tanto tempo. Mas foi um grande ponto de partida… Eu sempre senti que Beverly era uma parte gigante de sua vida, seu melhor amigo Jack Crusher. Eu sempre amei essa mitologia e esses relacionamentos. E então, se você vai fazer a história final do Capitão Picard, parece que isso desempenharia um papel importante.

Patrick Stewart disse que há alguma “tensão” entre alguns dos personagens de A Nova Geração. Matalas ofereceu um pouco mais sobre alguns conflitos que você não viu com a tripulação durante a série A Nova Geração:

Você verá conflito com alguns desses personagens. E para mim, isso é apenas um grande drama. Há um momento em que Riker e Picard têm um desacordo muito forte sobre o que fazer taticamente em uma situação específica. E eu amo isso. Adoro ver a parte final de um capítulo em que Riker era um protegido de Picard. O que acontece se esses papéis forem trocados de forma que Riker tenha que fazer uma ligação com a qual Picard não concorda? Eu quero ver essas conversas.

Não esquecendo os demais personagens de Picard

Com a volta do elenco principal de A Nova Geração alguns personagens das temporadas anteriores tiveram de dar adeus a série, mas não todos. Matalas falou um pouco sobre Sete de Nove (Jeri Ryan) e Raffi (Michelle Hurd):

Sete de Nove, seu arco é uma das minhas coisas favoritas. Raffi tem um arco realmente inesperado e fantástico. Nós meio que a reinventamos um pouco porque em Picard, ela meio que vagueia em seu lugar no mundo naquelas primeiras temporadas. E na terceira temporada, nós a pegamos em um ótimo lugar. E ela tem muitas cenas com um personagem legado em particular que, você acaba querendo que seja sua própria série. É muito bom.

Outra personagem, que Matalas também confirmou participação foi a romulana Laris (Orla Brady):

Você verá Laris na terceira temporada… Ela não é uma grande parte da temporada, mas Orla Brady é maravilhosa. Na verdade, minha cena favorita de Orla é essa cena do primeiro episódio da terceira temporada.

Matalas também mencionou que veremos mais personagens legados e, explicou como esses tipos de momentos fazem parte da elaboração da temporada como um todo:

Nós mapeamos. Acho que a chave é: conhecemos os movimentos, agora quais são alguns dos capítulos que queremos desesperadamente contar. Como se fossem pequenas coisas. Há um personagem de A Nova Geração que eu queria desesperadamente trazer de volta. Mas eu não queria fazer nada que não fosse orgânico. Então, tem muita discussão. Você simplesmente não pode avançar em seu primeiro roteiro até saber exatamente como o final da série vai terminar

E revelou que quase reviveram a personagem Naomi Wildman que era a filha de um ktariano com uma humana na série Voyager:

Este não é um spoiler porque isso não aconteceu – mas Naomi Wildman quase apareceu. Houve um momento em que uma coisa específica está acontecendo, e eles tiveram que recorrer a uma Naomi Wildman adulta. Foram três semanas muito, muito intensas na sala de roteiristas, porque era uma ótima história. E se você tivesse 13 episódios, você faria este, e seria ótimo se você pudesse produzi-lo porque era bastante caro. E então foi difícil (desistir).

Apesar do retornos de ícones, o showrunner fez questão de afirmar que a temporada final permanece fiel ao núcleo da série, com foco em contar a história de Jean-Luc Picard (Sir Patrick Stewart):

Esta temporada começa muito pessoal. Mas mesmo que este fosse o último filme de A Nova Geração, teria começado exatamente assim. Então, começa pessoal para ele, mas isso não quer dizer que não há riscos pessoais muito altos e – eu não quero dizer galácticos – mas apostas galácticas. Ainda há um aspecto de alto risco nisso. Então, não é This Is Us (uma série sobre família) no espaço. Começa tão pessoal para Picard quanto poderia ser.

Referência ao filme Undiscovered Country e não a Wrath of Khan

Matalas traçou um paralelo desta temporada com o último filme da era Série Clássica:

Eu sempre senti que os personagens de A Nova Geração nunca tiveram seu final devido. Nemesis não parecia o fim. Eu estava sempre esperando que eles conseguissem seu próprio Undiscovered Country, onde poderíamos vê-los em uma aventura de alto risco. Cada um desses personagens desempenha um papel importante e amarra arcos que remontam há 30 anos.

Durante o painel da San Diego Comic-Con, o produtor executivo Alex Kurtzman traçou um paralelo com outro filme clássico de Star Trek ao descrever o vilão da terceira temporada. Matalas negou ligação com Wrath of Khan, mas adicionou algumas nuances com filmes anteriores:

Eu acho que o que Alex estava se referindo é o espírito de um antagonista descomunal que você deseja ver … Eu diria que o outro aspecto é que há batalhas espaciais e, então, acho que o espírito de Wrath of Khan, do que Alex estava falando, era tentar ser mais esperto que seu oponente, o que definitivamente tem importância. Mas não, não estamos prometendo Wrath of Khan. É muito diferente desse jeito. Na verdade, ele se liga a algumas histórias em alguma mitologia de encarnações anteriores de Star Trek.

Embora existam paralelos e comparações da terceira temporada de Picard como uma espécie de filme final de A Nova Geração, Matalas reconheceu que o foco era fazer a temporada funcionar para a televisão. Para ilustrar esse ponto, ele trouxe um comentário recente do showrunner de The Boys, Eric Kripke :

Kripke disse “Pare de descrever sua temporada como um filme de uma temporada” e ele está absolutamente certo… Você não pode simplesmente pegar um roteiro de duas horas e simplesmente espalhá-lo. Ele está falando de impulso. Você tem que projetá-lo para a televisão. Eles têm que ser dez capítulos. Então, “filme” não é realmente a palavra certa quando dizemos que a terceira temporada é o último filme de A Nova GeraçãoÉ o espírito disso, mas na verdade é uma minissérie de 10 horas que tem o maior valor cinematográfico de um longa-metragem. Eu diria que as últimas duas horas são um filme. [risos]… elas são bem grandes.

Uma nova nave sem esquecer da Enterprise

Em uma de suas postagens no twitter, Matalas não fez segredo sobre a terceira temporada se passar em uma nova nave da Frota Estelar, que usa os cenários da USS Stargazer da segunda temporada. Recentemente, tem havido muita discussão sobre a 3ª temporada apresentando uma USS Enterprise, possivelmente até diferentes Enterprises. Durante o podcast, Matalas não ofereceu spoilers, mas fez uma distinção importante:

Passamos a maior parte do tempo em uma nave nesta temporada que não é a Enterprise. Isso não significa que você não obterá as marcas da Enterprise que procura. Mas o cenário principal é uma nave que é um pouco desfavorável. Não é a Stargazer. É diferentemente clara. A Stargazer tinha um brilho e estava iluminada. Essa é um pouco mais no espírito de um filme. Eu não diria mais sombria, mas tem uma sensação diferente da segunda temporada.

As duas temporadas de Star Trek: Picard estão disponíveis no Amazon Prime Vídeo.