William Shatner quase retornou à Star Trek em episódio de Enterprise

Em 2004, Star Trek: Enterprise enfrentava um momento crítico. Lutando para garantir sua quarta temporada na extinta emissora United Paramount Network (UPN), a série buscava formas de reverter sua audiência em queda. Uma das ideias mais ousadas foi trazer de volta William Shatner, o lendário capitão James T. Kirk da Série Original, após sua última aparição no filme Star Trek: Generations em 1994.

A possibilidade de reviver o ícone de Star Trek em um arco narrativo no Universo Espelho agitou os bastidores, mas, como revelou o escritor e produtor Mike Sussman em uma recente edição do podcast All Access Star Trek, o plano nunca se concretizou. A proposta, encabeçada pelo showrunner Manny Coto (falecido em 2023), surgiu no início do desenvolvimento da quarta temporada. Coto queria um episódio em duas partes ambientado no Universo Espelho, que foi introduzido pela Série Original no clássico “Mirror, Mirror”.

A ideia era ambiciosa: trazer Shatner para interpretar Tibério Kirk, a contraparte cruel e ambiciosa de Kirk, que, comandava a ISS Enterprise no Universo Espelho, antes da chegada do Kirk do Universo Prime:

Manny [Coto], uma das ideias que ele apresentou no início da 4ª temporada foi que ele queria fazer um episódio do Universo Espelho, de preferência em duas partes. Houve uma longa discussão sobre a inclusão de Bill Shatner na série — tentamos por meses fazer acontecer, mas no fim das contas, nem a emissora nem o estúdio atenderam à proposta dele.

Não acho que ele estivesse pedindo demais, mas acho que, do ponto de vista do estúdio, se tivesse acontecido antes — talvez na terceira temporada — eles teriam aceitado mais. Mas, a essa altura da quarta temporada, acho que o futuro (da série) já estava decidido. Então, a sensação era: bem, por que gastar dinheiro?

A história, desenvolvida pelos roteiristas Judith e Garfield Reeves-Stevens, que já haviam colaborado com Shatner em romances como Star Trek: Spectre, envolvia uma trama complexa onde Tibério, após ser transportado no tempo por um dispositivo alienígena, cruzaria caminhos com o Capitão Archer de Enterprise.

De acordo com uma entrevista com Manny Coto, em “The Center Seat: 55 Years of Star Trek” , o showman da série revelou que após “Mirror, Mirror“, Kirk foi aprisionado por Spock no Campo de Tântalo que o enviou ao século 22. Houve até um um esboço da história para a ideia chamado “The Birth of the Mirror Universe”:

No original “Mirror, Mirror“, o Kirk maligno tinha um dispositivo chamado Campo de Tântalo, que você apertava um botão e seus inimigos desapareciam. Agora, estava implícito ali, naquele episódio, que eles simplesmente morreram, mas o que os Reeves-Stevens estavam dizendo era: “E se o que esse campo fizesse fosse transportar todos que se opusessem a ele para este universo de bolso?” (uma realidade ou dimensão alternativa menor, isolada). Então, todos eles estavam neste planeta sobrevivendo. No final daquele episódio, está implícito que o Kirk bondoso convenceu o Spock maligno a assumir o comando do Kirk maligno. E Kirk lhe contou sobre o Campo de Tântalo. Então, você teria presumido que, no final, o Spock maligno teria enviado Kirk para o Campo de Tântalo e assumido o comando da Enterprise.

Judith e Garfield revelaram no mini documentário The Further Adventures of James T. Kirk, do Roddenberry Archive, que Shatner ficou entusiasmado com a ideia de interpretar Tibério. O ator, que na época atuava como Denny Crane em Boston Legal, chegou a negociar ajustes em sua agenda para viabilizar a participação. A Paramount, por sua vez, não ficou convencida de que o retorno de Shatner justificaria o investimento financeiro, como disse Sussman:

Eu estava no escritório do [produtor executivo] Rick Berman para fazer anotações ou algo assim, e o Rick tinha um DVD. Ele disse: ‘Quero te mostrar uma coisa’. Era um pequeno vídeo promocional que o estúdio estava usando para pesquisa de mercado, tentando descobrir quanto interesse poderia haver se trouxéssemos o Bill para a série. Eles testaram em Las Vegas, mostrando o vídeo promocional para um grupo representativo de pessoas comuns. O narrador disse algo como: ‘Uma lenda retorna a Star Trek‘, sobre um clipe em câmera lenta de Wrath of Khan — a cena em que Kirk entra no simulador de ponte, dramaticamente iluminado por trás com luz e fumaça. Nunca ouvi falar dos resultados desses grupos focais, mas basta dizer que o estúdio decidiu que o que Shatner estava pedindo não valia o potencial aumento na audiência.

Não acho que ele estivesse pedindo demais, mas acho que, do ponto de vista do estúdio, se tivesse acontecido antes — talvez na terceira temporada — eles teriam aceitado mais. Mas, a essa altura da quarta temporada, acho que a ideia já estava escrita. Então, a sensação era: bem, por que gastar dinheiro?”

Em 2022, durante uma entrevista no The Shuttlepod Show, apresentado por Connor Trinneer e Dominic Keating, o ex-produtor e então chefe da franquia, Rick Berman, também falou sobre a proposta frustrada de trazer William Shatner de volta em Star Trek: Enterprise:

Nós esboçamos. Levamos para o estúdio. O estúdio analisou, apenas com traços gerais. Disseram: “Ótimo”. E, então, um agente, um advogado, alguém da equipe do Bill nos ligou, e nem vou mencionar os números. Mas o número era provavelmente oito vezes maior do que o estúdio tinha interesse.

Para o escritor e produtor Mike Sussman, o retorno de Shatner teria dado origem a uma trama completamente distinta, substituindo o arco de duas partes “In a Mirror Darkly” por uma narrativa centrada na interação entre Kirk e o Capitão Archer:

Era uma história completamente diferente, gerada por Judy e Garfield Reeve Stevens, que trabalharam muito com Bill e escreveram livros com ele sobre o retorno de Kirk após sua morte em Generations. Eles inventaram uma história sobre Tiberius, que Shatner interpretaria. Descobriríamos que ele voltou no tempo após ser teletransportado pelo Dispositivo Tântalo do Spock Espelho. E, então, o encontramos, e agora ele e Archer — que começam como adversários — acabam tendo que trabalhar juntos para, de alguma forma, criar o Universo Espelho. Tenho certeza de que teria sido uma série superdivertida, mas, como eu disse, não conseguimos fechar o acordo.

Em fevereiro de 2024, Shatner foi convidado para a Fan Expo Vancouver e fez uma revelação misteriosa sobre um roteirista de uma série de Star Trek em desenvolvimento, que o contatou para discutir seu retorno:

Já me pediram para voltar como Kirk tantas vezes. Se Kirk vai voltar, tem que significar alguma coisa. Tem que ser a série. Mas fiquei tão impressionado com esse roteirista que disse: ‘Vamos conversar depois que eu terminar em Vancouver”. Então estou esperando uma proposta para participar, deve vir na segunda ou terça.

Shatner chegou a participar no curta-metragem 765874 – Unification, produzido pelo Roddenberry Archive e desenvolvido pela OTOY para trazer o capitão Kirk de volta e reuni-lo com Spock em computação gráfica. William Shatner está com 93 anos.

Fonte: TrekMovie e Screenrant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok


Descubra mais sobre Trek Brasilis

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.