Takei fala da campanha dos fãs pela série de Sulu

Como já reportado anteriormente, o fã clube Federação Internacional de Trekkers (IFT) havia anunciado que lançaria uma nova revista, a Federation Communicator. De acordo com o TrekToday, essa nova revista agora se chamará Voyages. A sua edição número um apresentará uma entrevista com George Takei (Sulu), que tem uma longa associação com o IFT. Ele fala da campanha dos fãs que tentou alavancar a série com o capitão Sulu, na época.

Takei falou sobre o relançamento do site e suas experiências passadas com a Federação (como é chamado o fã clube). “Eu não acho que o IFT precise de uma readaptação”, afirmou. “Nos termos como fazem soa como se precisasse de conserto. O IFT não precisa de conserto”. “Eu não acho que recolocar ou reinventar reflita o orgulho que você deve ter nas realizações do IFT. Isso faz parecer que o IFT está desgastado”, observou o ator. 

Para quem não se lembra, a IFT apoiou a criação de uma série de televisão USS Excelsior, tendo Takei como protagonista. “De volta aos anos 90”, disse Takei,”Russ Haslage contactou-me, na época, sobre uma campanha para lançar uma nova série de Jornada chamada Excelsior, que teria sido baseado nas aventuras da USS Excelsior e do capitão Sulu no filme Star Trek VI: A Terra Desconhecida. E é claro que eu tenho um amor profundo e intenso interesse no capitão Sulu”.

“Devo dizer, que a campanha de Russ e da IFT foi impressionante. Foi uma idéia substancial. Havia uma multidão de fãs apoiando ela. E depois de tudo, Star Trek VI parecia ter aberto a porta para uma série de televisão com a Excelsior. Mas por qualquer motivo, a Paramount não pegou a idéia. Portanto, apesar do esforço enorme e heróico, que foi lançado por todas as pessoas, e eu estava absolutamente convencido de que a audiência estava lá com base na recepção de Star Trek VI, a idéia não passou. Fiquei absolutamente perplexo”.

Segundo Takei, ITF está em consonância com a visão de Gene Roddenberry do futuro. “O que o IFT tem feito é realmente louvável”, disse Takei. “Ele está refletindo a filosofia das pessoas que trabalham em conjunto para melhorar a nossa sociedade, que está absolutamente em consonância com a visão de Gene”.

Na década de 90, enquanto ainda se discutia, em todo o mundo, sobre que nova série deveria ser criada, o fã clube IFT entrou de cabeça numa campanha para trazer a “Star Trek: Excelsior” para a TV, aproveitando o fim de Voyager. Em janeiro de 2000 a IFT iniciou oficialmente sua campanha (veja anúncio na AintItCool).

O IFT organizou eventos de mídia e listou a ajuda de alguns pesos pesados incluindo Bjo Trimble (organizadora da campanha de 1968 que levou a uma terceira temporada da série original), Susan Sackett (roteirista e assistente de longa data de Gene Roddenberry), Grace Lee Whitney (Janice Rand), Nichelle Nichols (Uhura) e o próprio ator George Takei. A campanha alegou que a Paramount deveria olhar para Sulu como o salvador, aqui está um trecho:

“…Os fãs envolvidos na Campanha EXCELSIOR, cerca de mil, e que está crescendo rapidamente, sentem que a melhor maneira de ressuscitar a franquia é levá-la de volta às suas raízes. “Há 80 anos ausente nas histórias de Jornada. Passamos da tripulação original para o próximo século para ver suas encarnações mais recentes. Há um monte de missões e um monte de aventuras nesses 80 anos”, brinca Haslage . O grupo grande e crescente de fãs sente que a série focalizando histórias da era original será um fazedor de dinheiro para o estúdio…”.

No entanto, a franquia estava começado a entrar em declínio em termos de avaliações de audiência (na TV), venda nos cinemas e merchandising. Provavelmente, por desejar mudança na situação, o estúdio resolveu aceitar a idéia de fazer algo inteiramente novo, um prequel da série original, surgindo então Star Trek: Enterprise.

Após Star Trek VI, Takei ainda retornou no papel do capitão Sulu em um episódio da série Voyager, Flashback, em comemoração aos 40 anos da franquia (1996). Takei também fez algumas cenas para video games entre eles o famoso StarFleet Academy em 1997.

Embora não tenha vingado como série de TV, Sulu e a USS Excelsior renderam alguns comic books e novels como:

Tests Of Courage da DC Comics. Escrito por Howard Weinstein, com arte de Gordon Purcell, Rod Whigham, Arne Starr, Pablo Marcos. Publicado em 1994.

Fearful Summons. Escrito por Denny Martin Flinn e publicado em 1995, pela Pocket Books.

The Captain’s Daughter, da série Star Trek New Frontier e publicado pela Pocket Books em 1995.

Além de várias produções em audio.

Atualmente George Takei integra o elenco do filme comédia Larry Crowne, uma produção de Tom Hanks.

Fonte: TrekToday e TrekMovie