Destino de Jornada no Brasil pode estar nas mãos do Ibope

A chegada das medições do Ibope para a audiência da TV a cabo pode mudar o destino de Jornada nas Estrelas na televisão brasileira. Resta saber se é para melhor ou para pior.

O Ibope começa a medir também o número de telespectadores dos canais fechados a partir deste mês. Até então, as únicas referências do canal USA Network para Jornada vinham de avaliações periódicas feitas pelo instituto Datafolha e pelo retorno dos telespectadores por meio de cartas e e-mails.

“Com a medição do Ibope, a partir deste mês, será bem mais fácil saber quais são as séries que nos dão retorno e quais são as que não dão”, disse ao Trek Brasilis Franklin Costa, do departamento de marketing do USA.

Ele admite que os índices do Ibope poderão pesar na hora do canal decidir em que programas ele investirá mais, adquirindo episódios inéditos. “Assim, fãs de Jornada, uni-vos!”, recomenda Costa.

Como diria o outro, chegou a hora da onça beber água. Saberemos finalmente se Jornada encontrou seu público na televisão paga. Como o USA sempre teve índices modestos de audiência (o canal mais assistido da TV paga é o Telecine, seguido pelo Sony), as avaliações do Ibope não são preocupantes.

Entretanto, todo cuidado é pouco. Vale a pena continuar divulgando Jornada e tentando criar uma audiência cativa. Esse trabalho é não só do Trek Brasilis e de outros veículos de comunicação como também de todos os fãs. Nada é melhor que propaganda “boca-a-boca”.

Assim que pintarem os primeiros dados do Ibope, o TB voltará a falar com o USA para saber como estão as nossas séries favoritas. Mas uma coisa já é certa: a sorte está lançada!