Piloto de Enterprise começa a ser filmado hoje

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

Com anúncio oficial e elenco confirmados, a nova série de Jornada, Enterprise, está pronta para entrar na fase de filmagens. As primeiras cenas do programa que levará o franchise adiante nos próximos anos serão realizadas hoje.

Os produtores esperam que a filmagem inteira do piloto, um episódio duplo, leve quatro semanas, segundo fontes do siteTrekToday. Após a conclusão, a equipe deve parar por uma semana para fazer ajustes finais antes que a série comece a ser filmada a todo vapor.

A pressa da Paramount se reduziu com o recente acordo entre o Sindicato de Escritores e a Aliança dos Produtores dos EUA, evitando uma greve de roteiristas. O acordo deve ter impacto positivo nas negociações entre atores e produtores, que começam ainda este mês. Espera-se que um novo contrato seja negociado sem a necessidade de uma greve.

Com o novo cronograma, a série deve entrar em fase de produção com força total a partir da segunda semana de julho. Antes, a idéia era ter o piloto e pelo menos mais um episódio até antes de 1º de julho, para o caso de uma greve de atores. Agora, com essa possibilidade cada vez mais distante, não há por que correr.

O tempo extra servirá para que o estúdio use as experiências adquiridas na filmagem do piloto para ajustar elementos importantes da série antes de começar a produção dos episódios regulares.

As quatro semanas que serão gastas no piloto, por enquanto chamado apenas de “Enterprise” dentro do estúdio, embora o nome definitivo do episódio provavelmente não vá ser esse, não são um tempo absurdo, em se tratando de Jornada nas Estrelas. O piloto de Deep Space Nine, “Emissary”, foi filmado em quatro semanas.

O piloto de Voyager, “Caretaker”, levou mais tempo ainda, graças ao problema que exigiu a troca da atriz Geneviève Bujold por Kate Mulgrew no papel da capitã Janeway logo no início das filmagens. Além disso, algumas cenas com Mulgrew precisaram ser refeitas porque os produtores decidiram mudar o penteado da atriz.

Todas as novidades da nova série, incluindo fotos de todo o elenco e dados dos personagens e do enredo do piloto podem ser encontrados na seção Enterprise.