Designer da nova Enterprise responde às críticas

enterprise-1.jpgA reação dos fãs foi grande quanto à imagem da nova USS Enterprise. Mas nada melhor do que saber a opinião de quem entende do assunto. Veja o que pensa o veterano ilustrador, Rick Sternbach, e o comentário de Ryan Church, novo desenhista do filme.

Sternbach foi um ilustrador e designer sênior da franquia desde Jornada nas Estrelas: O Filme, passando pelas séries A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager. Ele criou dezenas de naves e estações espaciais, incluindo Deep Space Nine, um cruzador Klingon Vor’cha, a USS Voyager, a USS Enterprise C. Os comentários de Sternbach e Church se deram no forum do site TrekMovie.

 “Eu tenho a nítida impressão de que para fazer as naceles e o casco secundário, alguém observou a USS Pasteur (episódio All Good Things…), por um tempo. Apenas um pensamento”, escreveu Sternbach em seu comentário. “Mas até mesmo os coletores Bussard da Pasteur tinham uma linha de mira para área aberta, cujas naceles nesta nova nave parecem não ter. Talvez os designers não soubessem exatamente como diferentes partes do hardware funcionam (Eu violei a regra um pouco aqui e ali, mas eu sabia quando eu estava fazendo isso). Agora eu não estou sendo um resmungão, apenas um crítico informado. Há um espaço neste mundo de Jornada para um saudável desenho crítico, bem como simplesmente sentar outra vez e desfrutar um filme bem feito de scifi. Eu espero que o filme seja bem escrito e inteligente e tenha boas proporções de ação, humor, tecnologia, etc, mas eu estou também disposto a analisar a concepção de trabalho para ver, talvez, até que ponto as formas, as cores e as funções de 40 anos de arte evoluiram”.

Em resposta, Ryan Church, que já trabalhou em Guerra nas EstrelasTransformers e no novo filme James Cameron, Avatar, defendeu sua mais nova concepção, “Não vou me envolver nessa campanha de difamação aqui”, disse o designer referindo-se as pesadas críticas dos participantes do bate-papo referente ao seu trabalho com a nova Enterprise. “Mas é necessário garantir aos rapazes e moças que criamos para vocês uma bela nave. Para esclarecer: há uma ligeira ilusão ótica ocorrendo aqui, consequência do ângulo de “câmera”. Para Rick e os outros, que se preocupam com as nacelles que não tenham uma clara linha de visão ao longo do disco – eu digo que elas, de fato, têm. Nós estávamos trabalhando em quase um vácuo. Eu procurei referências de fotos da ILM (Industrial Light & Magic) como um louco. Fomos respeitosos aos “consagrados” desenhos do vocabulário de Jornada. Além disso, o perfil aqui não é 100% representativo, porque, como você observou, os coletores Bussards estão desativados. O verdadeiro perfil das naceles pode ou não ser revelado aqui, e isso é tudo que eu vou dizer”, finalizou Church.

Fonte: TrekMovie e TrekWeb