Os alienígenas nos bastidores de Star Trek

Nimoy spock maquiagemO site Sci Fi Now postou a primeira parte de um artigo exclusivo sobre o trabalho de maquilagem e prostéticos dos alienígenas do filme Star Trek. O repórter Joe Nazzaro entrevistou figuras-chave envolvidas nessa produção. Veja também um pouco mais da aparência dos Klingons, que poderão ser os próximos vilões.

Um dos maiores desafios para o pequeno exército de artesãos, artistas e técnicos que trabalharam para J. J. Abrams em Star Trek foi a criação de um novo visual para o filme, mantendo os elementos que ajudaram a tornar a franquia tão bem sucedida ao longo de quatro décadas. Mas esse equilíbrio nunca foi fácil de se conseguir.

makeup alien barDe acordo com Barney Burman, sua empresa, a Proteus Make-up FX, criou a maioria dos novos aliens, “Em nossa inundação inicial de projetos, havia muitos velhos alienígenas de Jornada, que nós, como fãs da série original, queríamos recriar. Houve muitas dessas discussões: se alguma coisa foi lembrada das antigas séries, quanto devemos nos ater a isso, ou como podemos melhorá-los da melhor maneira possível? Acho que esta foi sempre a resposta óbvia. Nós quisemos honrar os personagens que nós tínhamos visto antes, mas certamente fazê-los viver um pouco mais os padrões de hoje”.

makeup alien hangarBarney Burman já havia trabalhado com J. J. Abrams em Missão Impossível III e depois que ouviu falar da possibilidade de Jornada ter um projeto futuro, ele rapidamente deixou saber que queria estar envolvido. “Na verdade, J.J. primeiro me chamou para perguntar se eu poderia fazer um monstro de Cloverfield, porque ele não sabia se isso seria em CGI ou animatrônico. Obviamente, ele decidiu ir na rota do CGI e fizeram um belo trabalho, mas eu mencionei que gostaria de fazer parte de Star Trek e então ele me trouxe para este drama médico que estava fazendo para a HBO chamado Anatomy of Hope, e foi enquanto trabalhava que me encontrei com os produtores e começamos a falar sobre o envolvimento em Star Trek“.

makeup alien ponteEmbora o entusiasmo de estar numa franquia na qual sempre foi fã, o trabalho foi intenso e exaustivo, “Tudo tinha de ser feito em uma quantida ridiculamente curta de tempo”, recorda Burman, “e com um orçamento ridiculamente pequeno. Tivemos umas 13 semanas de preparação, quando o prazo para fim do projeto era de pelo menos seis meses. Assim minha equipe e eu trabalhamos incansavelmente por 13 semanas, em seguida, continuaram por cinco meses de filmagens”, disse o designer.

Mas nem todas as idéias foram aproveitadas para o filme. Burman revelou que makeup alien desconhecidomuitos projetos criados para uma cena foram alterados em cima da hora, “Um ou dois aliens foram filmados antes do Natal de 2007, mas tudo foi criado para ser filmado em março de 2008, incluindo uma cena que simulava um planeta deserto. Então, muitos dos nossos projetos foram voltados para esse tipo de atmosfera. De repente, veio a grande surpresa. Estávamos perto do início da filmagem principal quando J.J. informou-me que a cena no deserto agora seria num abrigo com apenas um alienígena da neve, e todos os outros designs de aliens teriam que ser revistos e adicionados por todo o filme. Ele ainda queria o mesmo número de alienígenas: 12 maquilagens de “herói”, 12 máscaras para primeiro plano e 12 máscaras de fundo, mas os dois primeiros e as de máscaras de fundo foram necessários para meados de novembro. Minha carga de trabalho era a mesma, mas o horário foi reduzido à metade e eu tive que começar praticamente do zero”, lamentou.

makeup alien AlnschlossO primeiro dia de filmagem, por exemplo, exigiu  muito de um alienígena com elaborada maquilagem, Alnschloss K’Bentayr (interpretado pela atriz Kasia Kowalczyk). Ele foi inicialmente pensado como um personagem digital, e depois foi passado para a equipe Burman criar um prostético. “Esse primeiro dia de filmagens começou um dia anterior para mim e terminou na manhã do segundo dia, assim que eu fiquei por 42 horas. Nós terminamos a moldagem e costura de três conjuntos de próteses, no dia anterior ao primeiro dia de filmagem e começamos a pintá-los às 8:00 da noite. Depois que eles terminaram, eu carreguei tudo para o meu caminhão e levamos para o cenário. Eu tive muitas noites sem dormir tentando deixar as coisas prontas, mas acho que conseguimos”.

Outra cena que foi cortada do filme foi a da prisão em Rura Penthe. Burman e sua equipe colocaram muito tempo para o desenvolvimento dos Klingons no filme, mas acabaram na sala de corte. Eles foram vistos brevemente em dois trailers e aparecerão no DVD e Blu-ray. Abaixo você tem algumas imagens da preparação dos “novos” Klingons.

makeup klingon 1

makeup klingon 2

Fonte: TrekWeb