J. J. Abrams aberto para ter Shatner e Nimoy

j j abramsA Paramount realizou durante a semana um evento para a imprensa em Los Angeles, que teve a partipação especial de J. J. Abrams. O produtor respondeu as perguntas sobre DVD e  Blu-ray, um pouco sobre a sequência do filme Star Trek, também comentou a respeito de William Shatner, Leonard Nimoy, Nick Meyer, e muito mais. Detalhes a seguir.

Com o prequel, você teve a chance de limpar a lousa talvez com Romulanos e Klingons. No próximo filme você tem qualquer intenção de utilizar os monstros pré-existentes ou personagens, ou trazer toda uma mitologia nova?

Abrams: “Ao ir para a frente, a diversão desta série de filmes é que teremos a oportunidade, dada a sua linha de tempo alternativa, de cruzar com qualquer uma das experiências, lugares, personagens que existiam na série original. Temos que ter muito cuidado ao fazer isso. Eu não quero fazer algo que seja tão interior que, apenas os fãs irão apreciar. Mas eu garanto a você, que agora estamos trabalhando no roteiro e só agora começa o processo de produção da história, seja qual for a história e o que quer que o filme final acabe por ser, eu sei que será algo que vai funcionar em seus próprios termos e ser algo que você não precisa conhecer e estudar Jornada para começar, mas se você é fã, haverá presentes após presentes de ligações, referências e personagens que você, como um fã, mantem próximo e querido”. 

O quanto distante você imagina o seu envolvimento com a franquia? Vai ser de filme para filme? Ou você se vê o tipo de condução para o futuro próximo? 

Abrams: “Essa é uma pergunta maravilhosamente otimista e eu aprecio isso. A resposta é, obviamente, de filme para filme. O fato de que estamos agora debatendo ativamente o segundo filme é surreal e muito agradável, e estou muito feliz. Espero que resulte em algo digno de seu tempo. Mas, é uma daquelas coisas que você simplesmente não sabe e por isso não posso presumir que vai ser uma série que vá para além desses. Nós temos idéias para alguns filmes? Temos discutido? É claro. Você não pode deixar de dizer “Oh, seria muito legal, se pudéssemos fazer isso, ou se definíssemos aquilo?” Você joga as coisas ao redor, mas não podemos presumir que vai ser algo mais do que agora, outro filme que temos a sorte de fazer”. 

Alguma chance de você filmar o próximo filme de Star Trek em 3-D? 

Abrams: “É engraçado. A Paramount conversou comigo sobre fazer o primeiro em 3-D e, tendo sido esse somente meu segundo filme, fiquei petrificado. Eu pensei, “Oh meu Deus, eu só quero fazer um decente filme 2D.” Eu estava tão preocupado que, ao invés de ser um filme 2D decente, que teria sido um mau 3D. Então, eu estou aberto a olhar para isso, porque agora eu me sinto um pouco mais confortável e, se eu, na verdade, dirigir o sequel para o nosso filme de Star Trek, em 3-D poderia ser muito divertido, por isso estou aberto a ele. O que eu vi de Avatar me faz querer fazê-lo, porque ele é de um visual muito louco e legal”. 

abrams diretorVocê conseguiu contemporizar o que foi uma franquia envelhecida, com o seu trabalho em Star Trek, e você tem falado sobre a inclusão de mais eventos em curso ou temas contemporâneos no sequel. Você acha que Star Trek é algo que é uma espécie de algo perene ou que precise ser atualizado continuamente a cada geração? 

Abrams: “É difícil dar uma resposta geral a essa pergunta. Eu acho que, se é Star Trek ou qualquer coisa, o que está sendo investigado ou criado ou produzido agora, no cinema ou na TV, precisa considerar o contexto em que está sendo distribuído. Não é um vácuo. Há certos temas universais de amor ou de conflito de lealdade ou de família. Há certas coisas que são eternas que precisam ser apresentadas de uma forma que as faça sentir relevantes. Mesmo que seja uma peça de época, é preciso considerar o contexto que o filme, a história e os personagens são vistos dentro. Mas, tendo dito que, com Star Trek, não é como nós estamos procurando fazer o segundo filme de algum tipo de alegoria política pesada. Eu acho que é importante que exista uma metáfora para o que conhecemos e que haja relevância, e eu acho que a alegoria é a coisa que se fez séries como The Twilight Zone e Star Trek e ainda repercutirem hoje vitais. Mas, pelo primeiro filme ter sido muito sobre a introdução destas pessoas, e era muito mais uma premissa do filme, muito sobre como você aproxima essas pessoas, é que tornava difícil também fazer o filme ir tão fundo quanto poderia, sobre certos conflitos, certas relações e no coração de alguns desses personagens. Eu acho que foi bem sucedido no que ele precisava fazer para introduzir estas pessoas, mas eu sinto que agora fizemos isso. E, sim, eles ainda estarão se conhecendo uns aos outros, até certo ponto, mas eu acho que é o trabalho do próximo filme de ir um pouco mais profundo, para não ser menos divertidos e levarmos as coisas demasiado a sério, mas considerar agora, quem são essas pessoas e agora a crescer com elas, e examiná-las um pouco mais de perto, agora que as temos através de brincadeiras e apresentações”. 

Para os próximos meses de um futuro previsível, o que você está focando? 

Abrams: “Jeff Pinkner e Joel Wyman estão executando Fringe muito bem e nós ainda estamos muito envolvidos. Temos uma nova série que nós vendemos apenas para a NBC que estamos produzindo, é um piloto. Há um filme que eu estou escrevendo que eu adoraria dirigir no início do próximo ano, por isso vamos ver se isso se concretiza. Há um filme chamado “Morning Glory” que está saindo no próximo ano, com Harrison Ford, Rachel McAdams e Diane Keaton, que está sendo editado agora. Roger Michell dirigiu. E obviamente que estamos trabalhando arduamente com Jornada e Missão: Impossível, é muito”. 

william shatner kirkVocê disse que a decisão mais difícil para você tomou com Star Trek foi não incluir William Shatner no filme, você pode falar sobre a possibilidade de ele estar no próximo?

Abrams: “Eu estou aberto a qualquer coisa. Gostaria muito de descobrir alguma coisa. Dado o desafio de introduzir estes novos personagens, dado o peso do elenco, me sinto como se o primeiro fizesse alguma parte do trabalho pesado que precisava ser feito no sentido de libertar-nos daqui para frente, talvez haja menos sobrecarga e mais de uma oportunidade de trabalhar com ele novamente. Nós falamos que temos realmente um almoço planejado. Eu sou fã, eu sou um amigo dele, ou ele é, pelo menos, um amigo meu, ele pode até dizer o contrário em seu blog hoje, não tenho idéia. Eu realmente não poderia gostar mais dele e adoraria trabalhar com ele”. 

leonard nimoy spockLeonard Nimoy disse que achava que num sequel de Star Trek talvez não precisasse mais dele. Qual é a sua reação a isso? Ele está apenas sendo modesto? 

Abrams: “Eu posso dizer que eu não consigo imaginar um filme de Star Trek não precisando dele. Tenho certeza que o que ele está dizendo é uma combinação de modéstia e honestidade. Ele pode até se sentir assim. Mas, a verdade é que nunca poderia ter feito este filme sem ele, e trabalhar com ele novamente seria uma alegria. É evidente que é muito cedo, uma vez que estamos apenas falando agora da história, de concluir se Spock Prime estará no filme ou não, mas se eu quero trabalhar com ele novamente? Claro, 100%. Eu adoraria”. 

Quais são seus planos para Leonard Nimoy no Fringe, além do episódio desta semana? 

Abrams: “Em termos de seu papel de William Bell, nenhum de nós poderia acreditar que o convencemos a dizer sim. Ele é maravilhoso na série. E, vou dizer que esta não é a última vez que você vai ver de seu persoangem”. 

Nicholas Meyer assistiu todos os 79 episódios originais antes que ele dirigisse A Ira de Khan. Como muitos dos episódios originais que você tinha visto antes de dirigir o filme? 

Abrams: “Eu vi a maioria dos episódios originais. Eu vi um monte deles com os meus filhos e eles adoraram muito mais do que todos pensavam e estavam morrendo de medo. Foi muito legal ver esses episódios através dos olhos de um garoto de sete ou oito anos”. 

Fonte: TrekWeb e TrekMovie