TNG 001 X 008. Lonely Among Us (Solidão)

História tenta estabelecer um enigma, mas peca pela total falta de ritmo

Publicado originalmente por Salvador Nogueira

Nota do TB: 1.0 /4.0

Sinopse:

Data Estelar: 41249.3.

A Enterprise está transportando embaixadores dos Selays e Anticans, duas espécies rivais, a uma conferência de paz no planeta Parlamento.

No caminho, a nave atravessa uma estranha nuvem de energia, que, na verdade, consiste de entidades vivas. Uma delas é capturada acidentalmente pelo computador da nave e vai passando pelos corpos de Worf, da dra. Crusher e, finalmente, do capitão Picard, que, sob a influência alienígena, decide teleportar-se no espaço para unir-se às outras criaturas da nuvem.

No fim, a união acaba não dando certo e o capitão volta, sob a forma de energia, para o computador da Enterprise. Usando a memória do teletransporte, eles usam seus padrões de energia para reconstruí-lo em forma de matéria.

 

Comentários:

“Lonely Among Us”
 é uma história feita para criar suspense. Entretanto, o episódio destrói seu objetivo pela total falta de ritmo. A primeira metade do episódio só mostra membros da tripulação tomando choques e agindo estranhamente. A história custa a começar a se desenrolar.

A premissa de inimigo criada para o episódio está solidamente construída sobre o conceito tradicional de evitar maniqueísmos, uma marca 100% Jornada nas Estrelas. Em princípio, temos alguma força estranha que passa a controlar membros da tripulação tentando assumir o controle da nave.

Depois, em uma virada de 180 graus, acabamos conhecendo a verdadeira intenção da entidade. Tudo o que ela quer é retornar ao seu lar, de onde foi arrancada involuntariamente pela passagem da Enterprise. E custa para que ela chegue ao homem certo: Jean-Luc Picard.

Aliás, no momento em que a criatura alienígena começa a usar Picard como instrumento de manobra, um suposto conflito ético se apresenta ao capitão da Enterprise. De um lado, a responsabilidade para com sua nave e tripulação. De outro, a possibilidade potencial de explorar a galáxia na forma de energia pura.

Na história, Picard aparentemente teria escolhido a segunda, influenciado pelo alienígena. A verdade é que o capitão que todos conhecemos nunca deixaria sua nave por qualquer coisa, por mais tentadora que fosse.

Chegamos então a um impasse: o roteiro está mal escrito para Picard? Essa, sem dúvida, é a conclusão mais óbvia e direta. Entretanto, há um viés interpretativo para a atitude da dupla Picard e alienígena.

Pode ser que o capitão nunca tenha estado de acordo com a criatura de se teleportar para fora da nave em padrões de energia, mas que ela, comandando seu corpo, tenha inventado tudo isso em uma tentativa de facilitar seu próprio acesso ao teletransporte, possivelmente o único modo de retornar a seu local de origem. Chegando lá, ela convenientemente se livraria do padrão energético de Picard –o que de fato acabou acontecendo.

Um bom termo de acordo entre essas duas opções é ver o episódio sob as duas ópticas: há falhas de roteiro no que diz respeito ao comportamento do capitão e também há subsídios para interpretar história sem destruir a imagem ética de Picard.

Mais uma vez, Jornada nas Estrelas faz uso de seu equipamento predileto no que diz respeito ao quesito milagres, eventos estranhos, inexplicáveis e temas afins: o teletransporte. É através dele que a solução da história se apresenta.

Um fator histórico importante dentro do contexto de A Nova Geração surge neste episódio. É nele que Data pela primeira vez manifesta seu interesse por Sherlock Holmes, após o capitão Picard ter citado o personagem.

As passagens mais divertidas ficam por conta da trama secundária envolvendo a perseguição de gato e rato entre Selays e Anticams na Enterprise. Vale aqui fazer registro ao brilhante trabalho de maquiagem que trouxe mais essas duas espécies alienígenas ao universo de Jornada nas Estrelas.

Citações:

Beverly – “Klingons are so unusual in their reactions, aren’t they?”
(“OS Klingons são tão incomuns em suas reações, não são?”)

Delegado Selay – “Sorry, wrong species.”
(“Desculpe, espécie errada.”)

Data – “Elementary, my dear Riker… sir.”
(“Elementar, meu caro Riker… senhor.”)

Picard – “What the devil am I doing here?!?”

(“Que diabos estou fazendo aqui?!?”)
Riker – “Sounds like our captain.”
(“Parece o nosso capitão.”)

Trivia:

 O uniforme de gala da tripulação faz sua estréia aqui. Quando foi criado, o autor do desenho quis evocar os uniformes da marinha britânica do século 18. A partir da segunda temporada, seu visual seria modificado em alguns detalhes.

 O ator Colm Meaney, que já aparecera no primeiro episódio,“Encounter at Farpoint”, aparece novamente, desta vez como um alferes de segurança, ainda sem nome. O ator viria ser o chefe O’Brien a partir da segunda temporada da Nova Geração e emDeep Space Nine.

 Marc Alaimo, mais conhecido pelo seu marcante personagem Cardassiano Gul Dukat, aparece aqui como um membro da raça Antican, mas não foi creditado ao final do episódio. Ele ainda apareceria na série como vários outros alienígenas.

 Uma das cenas em que estava o ator coadjuvante Kavi Raz (que neste episódio interpretou o assistente de engenharia Singh) teve que ser refilmada, mas Raz não estava mais disponível. A solução utilizada foi colocar uma peruca em uma cadeira e filmar a cena de tal forma que o personagem aparecesse desfocado e por poucos segundos!

 Estas raças voltarão a aparecer em vários episódios como alienígenas figurantes e não aparecerão mais juntas. Porém, no episódio do 6º ano “Tapestry”, ao fundo de uma cena que se passa 30 anos no passado, as raças inimigas Antican e Selay serão vistas em perfeita paz e harmonia, juntas.

Ficha técnica:

História de Michael Halperin
Roteiro de D.C. Fontana
Direção de Cliff Bole
Exibido em 02/11/1987
Produção: 008

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi
Wil Wheaton como Wesley Crusher
Denise Crosby como Natasha “Tasha” Yar

Elenco convidado:

John Durbin como Ssestar
Colm Meaney como primeiro segurança
Kavi Raz como engenheiro-chefe assistente Singh