Spinrad quer Shatner em “He Walked Among Us”

O escritor Norman Spinrad foi autor de um clássico da série original, “The Doomsday Machine” (A Máquina do Juízo Final). Numa entrevista ao site Star Trek.com, Spinrad falou sobre os bastidores das filmagens desse episódio, sua colaboração com o diretor Marc Daniels  e a interferência de Shatner nos diálogos. Ele também comentou sobre o episódio perdido “He Walked Among Us” que poderá ser produzido por um fanfilm e seu desejo de ver o próprio Shatner no elenco.

Spinrad disse que foi convidado por Gene Roddenberry para escrever episódios na série original e que “The Doomsday Machine” teve “Moby Dick” como uma de suas inspirações.

Ele lembra que esteve lá durante toda a filmagem, o que não era comum. “Isso era muito raro”, disse ele. “Eles geralmente não permitiam escritores nos cenários de gravação. Eu tinha vinte e sete anos de idade na época. Foi a primeira coisa que eu tinha feito. Eu tinha feito o que ele me pediu para fazer, em termos de escrever o episódio com o orçamento apertado, e então acho que ele confiava em mim para estar lá.”

Quando chegou a hora de filmar, houve problemas devido à interferência de William Shatner com o script. “… Há uma seqüência lá, o diálogo, que vai com Spock, Kirk, Spock, Kirk”, disse Spinrad. “Enquanto estive no set, vi que William Shatner, entre as tomadas, ficava sentado em algum lugar. Ele tinha o roteiro e riscava as falas de Spock, porque ele dizia que tinha algo no contrato que ele teria que ter o maior número de linhas, que Nimoy não poderia ter mais linhas do que ele.”

“Então, Marc Daniels, que era o diretor, começou a filmar. Eu estava lá. Foi realmente uma honra. Eu não deveria meter o nariz nisso. Mas eu não poderia suportar. Eu sei que estava errado. Havia uma linha de reação de Spock que estava faltando. Isso não poderia funcionar sem isso. Então eu chamei Marc Daniels mais para o canto e disse: – “Olha, Marc, a razão que você está tendo problemas com isso é por causa da linha de Spock que Shatner tirou. Eu sei que a razão toda de estar assim é por causa disso. Não podemos colocá-lo de volta, mas talvez você simplesmente diga a Leonard para fazer um ruído. Você pode sair com um rugido?”. E essa foi a maneira que filmou.”

Uma decepção para Spinrad quando da filmagem do episódio foi a própria concepção da Máquina do Juízo Final em si. “A idéia original, que era complicada, era que talvez fosse uma máquina, mas fosse talvez um organismo artificial, para servir o mesmo propósito”, disse Spinrad. “Então você tem a pergunta:” Quando é que um organismo artificial se torna uma máquina e quando é que uma máquina se torna um organismo artificial? “A coisa que eu tinha na minha cabeça não era igual a coisa que eles filmaram.”

“Gene me disse depois que eu terminei o roteiro: – ‘Olha, você pode fazer a coisa para nós, por favor?’ – Eu não tenho muito de artista. Eu pinto um pouco agora, mas eu ainda não consigo fazê-lo muito bem. Então, eu realmente trabalhei nela. Eu desenhei a coisa. Ela tinha complicadas coisas de tentáculo que tinham laser ou qualquer outra coisa nas pontas. Assim, a coisa parecia ambígua, você se perguntaria olhando para aquilo: – ‘Isso é vivo ou é um robô?” – Então, quando eles filmaram, eles mostraram-me o que fariam com a coisa. Eu disse para Gene: – “Depois que eu passei por todo o trabalho sobre este assunto, é isso que você filmou? Parece uma biruta mergulhada em cimento’ – Gene respondeu: -‘ Isso é o que é, uma biruta mergulhada em cimento. Nós não temos dinheiro para mais nada”.

Um segundo roteiro foi produzido por Spinrad para a série original, “He Walked Among Us”, mas que acabou não sendo gravado. O script ficou esquecido por muito tempo, até que acabou por voltar ao prórpio Spinrad, cortesia de um fã em busca de autógrafo.

Spinrad relembra o fato. “Fui convidado a fazer algo específico. Milton Berle (c0mediante) queria fazer um episódio de Jornada, ou eles queriam Berle. As pessoas discutem sobre isso, mas a forma como me foi dito foi que Berle queria fazê-lo como um ator sério dramático, e ele teria conseguido. Ele era bom. Eles disseram para mim: – “Veja se você pode fazer algo por Berle e trabalhar nesse cenário para ele” –  Eles achavam que eu poderia escrever de acordo com o orçamento, e eu podia. Então eu pensei e olhei para o lado da convivência. Eu estava interessado nos paradoxos da Primeira Diretriz, e era sobre isso que a coisa se passava realmente. Berle deveria fazer Bayne, um sociólogo, um cara tentando fazer o bem, que acaba em um planeta mais primitivo. É como uma espécie de Connecticut Yankee na Corte do Rei Arthur. Se você estiver indo roubar alguma história, é melhor roubar de Mark Twain ou Herman Melville do que Fred Saberhagen. Então ele estava lá brincando de Deus e ele estava violando a Primeira Diretriz. E a equipe da Enterprise teria que encontrar uma maneira de tirá-lo de lá sem violar a Primeira Diretriz. Esse era o argumento básico. Era uma questão complicada de moral que estava realmente sendo construída, e Gene (Roddenberry) tinha escrito esse tipo de coisa mesmo.”

“Eu fiquei feliz com o que tinha feito. Foi aceito. Pagaram pela coisa, o primeiro rascunho. Em seguida, Gene Coon, que era o editor de história na época, decidiu – e ele tinha feito isso com vários outros scripts: – “Essa coisa precisa de alguma reescritura. Quem eu realmente posso confiar para fazer isso? Já sei … Eu! ” – E ele reescreveu-o em uma comédia sem graça. Primeiro, eu reclamei com Gene Coon, porque eu estava realmente irritado e foi realmente uma porcaria. Queixei-me sobre isso e ele me disse: “Cale a boca e coopere comigo garoto, e você estará ganhando 100.000 dólares por ano. Se você não fizer isso, você não vai mais escrever para esta série de novo”. Foi a coisa mais errada que ele poderia ter dito para mim. Isso só me fez ficar mais certo do que deveria fazer. Eu liguei para Gene Roddenberry e eu disse: “Gene, não faça constranger o seu show por rodar esse pedaço de $ & * @. Cancele-o. Não grave”. Isso foi um tipo de coisa surpreendente para Gene Roddenberry ouvir, mas eu disse: – ” Leia-o, Gene. Basta lê-lo”. Gene lê-o e o descartou.”

Como desapareceu? “Lembro-me que foi em 1967, eu estava escrevendo em uma máquina de escrever manual com papel carbono. Eu tinha uma cópia dessa coisa. Então, mais tarde, doei muitos de meus papéis para Cal State Fullerton. Ele me disse para não me preocupar, que poderia tê-los de volta. Bem, isso acabou por não ser verdade. Esse programa foi cancelado. Eu que não sei o que aconteceu com o resto das minhas coisas. Não era uma coisa que você poderia fazer um milhão de cópias em disco. Tudo era uma cópia ou fotocópia ou de carbono. Por isso, simplesmente desapareceu.”

Ainda sobre seus trabalhos, o mais recente de Spinrad inclui um novo romance chamado “Police State”, um “romance num futuro próximo em Nova Orleans em que a polícia, passo a passo, torna-se revolucionária em um estranho tipo de caminho. É também sobre a natureza de Nova Orleans, e o que vai acontecer no futuro, para Nova Orleans. ”

Mas Spinrad não está afastado de Jornada. Ele revelou que vai dirigir  “He Walked Among Us” para o fanfilme Star Trek Phase II. Vai finalmente filmar o roteiro abortado assim como ele o concebeu, embora 45 anos mais tarde, “As filmagens estão agendadas para o final de setembro, e eu provavelmente vou estar indo para a área de George Lake, em junho, quando estarei gravando mais um episódio, para ter a sensação de como eles funcionam, e assim por diante. Nós conversamos sobre o elenco um pouco. Minha maior fantasia é ter William Shatner fazendo Bayne.”

“Eu gostaria de ter William Shatner em ação, não como Kirk, mas como Bayne! E Shatner sendo Shatner, eu acho que poderia convencê-lo a fazê-lo uma vez que eu fiz ‘A Máquina do Juízo Final’, e ele poderia ler o script, e é exatamente o tipo de noção meio louca que ele pode gostar”, disse recentemente em seu facebook.