Review de Star Trek Ongoing #6

A história em quadrinhos baseada na produção de J. J. Abrams, Star Trek, segue em sua sexta edição. Star Trek Ongoing #6 – “Operation: Annihilate!” traz uma nova versão do episódio original da Série Clássica. Dividida em duas partes, a edição de número seis finaliza o arco que traz Kirk as voltas com uma infestação planetária e o encontro com alguém de sua família.  Veja a seguir um resumo.

Ao descer no planeta Deneva para investigar sobre uma infestação desconhecida, Kirk e a tripulação se vê as voltas com criaturas parasitas fazendo com que as pessoas afetadas se tornem violentas e descontroladas, causando caos em todo o planeta.

Spock é atacado por uma dessas criaturas, o que leva Kirk a uma corrida desesperada para retornar a nave. Cercado por um grupo de habitantes infectados e impossibilitado de ser transportado com segurança, o grupo avançado recebe uma ajuda inexperada, a do irmão de Kirk, George Kirk.

Basicamente, essa nova versão nos leva a conhecer um pouco mais da vida particular de Kirk do que no episódio original, a começar pelo seu irmão, que ainda está vivo. A narrativa segue com uma discussão familiar tensa entre Kirk e George, onde, pela primeira vez, Kirk aparece nervoso, abalado, acusando o irmão de abandoná-lo e a sua mãe.

Neste segmento abre-se uma perspectiva maior de vermos o jovem Kirk agir entre o sentimento pessoal e suas obrigações como capitão. Ele fica sabendo que seu irmão possui família e que ainda está viva. George pede ajuda para encontrá-los, mas Kirk mantem uma atitude firme dizendo que tem preocupações mais importantes e o proibe de descer, já que o planeta está em quarentena.

Enquanto isso, McCoy consegue retirar o parasita de Spock, que parece demonstrar sofrimento mental. Spock volta a si, afirmando que, através da diciplina vulcana, controla a sensação de insanidade causada pelo parasita, mas não se sente curado e imediatamente começa a estudar um meio de neutralizar as criaturas.

O escritor manteve o mesmo humor do McCoy da série, com suas observações sarcásticas em relação a Spock, quando o vulcano se expressa maravilhado com a criatura.

George Kirk foge da nave se transportando para o planeta. Kirk vai ao seu encalço.

Nesse ponto, a história traz novamente o lado jovem e imaturo de Kirk em Star Trek, com sua atitude intempestiva de descer e ajudar o irmão, pondo em risco a missão. Ele chega nas coordenadas que o irmão desceu e observa um holograma de seus pais. O sentimento de família o faz ajudar George a resgatar sua esposa e filho infectados.

Spock teoriza a respeito do ponto fraco das criaturas acreditando que a radiação proveniente da estrela tenha libertado o tripulante antes da nave incendiar-se. Para testar sua teoria, Spock, a contragosto de McCoy, entra numa câmara e aplica a si mesmo uma dose de radiação. A experiência é um sucesso, exceto por Spock ter ficado cego temporariamente.

Com a descoberta de que apenas um espectro da radiação solar era necessário para matar os parasitas, uma rede de satélites foi montada em volta de Deneva com o objetivo de destruir as criaturas sem efeitos colaterais para os habitantes.

Na Enterprise, Kirk conversa com seu sobrinho já recuperado, assim como a esposa de seu irmão. Spock também se recupera da perda de visão.

O que podemos tirar como uma dica para o próximo filme é a parte em que Spock está na intimidade com Uhura. Ela demonstra procupação com seu comportamento em relação a Makus III e o experimento de radiação, sem refletir muito, assumindo riscos, sem um senso de auto-preservação, uma atitude nada vulcana. Spock alega não entender suas preocupações e rejeita sua insinuação de que a perda de Vulcano e de sua mãe talvez estejam afetando sua racionalidade.

 

Finalizando o arco sentimental de Kirk, George e sua família se despedem do jovem capitão e George dá o holograma de seus pais para Kirk e dizendo que eles ficariam orgulhosos dele.

A próxima edição não se baseará num episódio clássico, mas nos acontecimentos do filme. Star Trek Ongoing: The Vendetta Conspiracy  trará o arco dos Vulcanos que procuram vingança contra aqueles que destruiram seu planeta. Está previsto para o dia 21 de março. Aguardem.