CBS bloqueia fanfilm sobre script de Spinrad

Como foi publicado algumas semanas atrás, a série produzida por fãs, Star Trek Phase II, tinha anunciado a produção de um episódio baseado num script perdido de Norman Spinrad na época da série original, intitulado “He Walked Among Us”. No entanto, parece que a CBS bloqueou essa produção. O TrekMovie conversou com James Cawley, produtor do fanfilm, para saber o que aconteceu.

Na época da Série Clássica, depois que o escritor Norman Spinrad terminou o trabalho com o episódio  “A Máquina do Juízo Final”, ele foi contratado (e pago) para escrever mais um episódio para a série. Spinrad fez um script que lidava com a primeira diretriz chamado “He Walked Among Us” (Ele Andou Entre Nós), mas depois o mesmo roteiro foi re-escrito pelo produtor Gene Coon, no qual Spinrad achou com cara de uma “comédia sem graça”, e pediu a Gene Roddenberry para não produzí-lo. Com o cancelamento da série, o script original foi considerado perdido. Em 2012, Spinrad redescobre o script por meio de um fã e publica-o como um e-book. Os produtores do fanfilm Star Trek: Phase II se interessaram pela história e ficou acertada a produção de um episódio para seu roteiro, com a direção do próprio Spinrad.

No entanto, o jornal New York Times publicou artigo dizendo que a CBS contatou a produção do fanfilm pedindo-lhes para não produzirem o script, uma vez que ainda pertence legalmente ao estúdio. O fato foi confirmado pelo produtor do fanfilm James Cawley, que disse ao TrekMovie que estava “feliz por cumprir” o pedido da empresa e que não havia “animosidade”. Cawley observa que “Jornada é o sandbox deles e nós sempre trabalhamos com a CBS para que isso não seja um problema.”

A CBS também pediu a Spinrad para parar de vender o script, e ele cumpriu. O escritor deu a seguinte explicação no Facebook, “Eu e a CBS concordamos em resolver as nossas diferenças relativas à propriedade, como parte do acordo entre as partes, as partes concordam que não haverá mais nenhum comentário, e a CBS está considerando oportunidades para oferecer cópias licenciadas do script. ”

Respondendo a uma pergunta de fã no Facebook, Spinrad não acredita que o filme de J. J. Abrams tenha algo a haver, “talvez J.J. Abrams não seja o culpado afinal de contas, eu não disse isso “, então continua: “Mas eu não sou legalmente obrigado a não dizer que achei o filme de Abrams bastante inferior aos vídeos de Star Trek: Phase II e sua atitude arrogante para com o legado de décadas do que Jornada passou a significar para a cultura geral, bastante repreensível, e de fato artisticamente contraproducente”, alfinetou o escritor.

Esta não teria sido a primeira vez que Star Trek: Phase II trabalhou com um roteiro que começou vindo da Paramount (agora CBS). Em 05 de abril de Star Trek: Phase II vai lançar “The Child” (A Criança), que foi originalmente escrito por Jon Povill e Summers Jaron e nunca produzido pela Paramount, durante o projeto Fase II nos anos 70. O roteiro foi mais tarde re-escrito por Maurice Hurley para a segunda temporada de A Nova Geração. E em 2008 a Star Trek: Phase II lançou o episódio de duas partes “Blood and Fire”, baseado em um roteiro originalmente escrito por David Gerrold (escritor de “Trouble With Tribbles”) para A Nova Geração.

Cawley confirma que não teve problemas com a CBS sobre episódios anteriores e não sabe porque eles estão tratando esse script de Spinrad de maneira diferente. Em um comunicado sobre este assunto, a CBS diz que “Nós apreciamos plenamente e respeitamos a paixão e a criatividade dos fãs de Jornada e das comunidades criativas. Isto é simplesmente um caso de proteger o nosso material e que a situação seja resolvida amigavelmente.”

Cawley disse que Star Trek: Phase II  continua sua saga. Em junho, ele planeja entrar com a produção de “Bread and Savagery” um novo roteiro de Rick Chambers que será uma sequência do episódio original da série “Bread and Circuses”. E em outubro, em vez de produzir roteiro de Spinrad, Cawley está planejando filmar um episódio baseado em um novo roteiro de David Gerrold. Não há detalhes ainda sobre o roteiro, exceto, que segundo Cawley, “envolve algo difuso.”

Fonte: Trek Movie e Trek Web