Ron Moore lembra os 25 anos de A Nova Geração

O diretor e produtor Ron Moore foi entrevistado pelo site Wired, onde falou a respeito dos 25 anos de aniversário de A Nova Geração. Ele foi um dos principais produtores e roteiristas da série, além de participação em Deep Space Nine e Voyager. Moore trouxe lembranças de seu trabalho em Jornada, a entrada da série no syndication, sua opinião a respeito do recomeço com J. J. Abrams e a possibilidade de retorno da franquia na TV.

Ronald Moore já era um fã da franquia muito antes dele se juntar ao grupo de A Nova Geração durante a terceira temporada. Nesse período a série estava tropeçando na audiência, com histórias que não empolgavam os fãs, deixando a impressão de que seria nada mais do que um triste clone da série original. “Havia definitivamente um sentimento de que A Nova Geração era o enteado de Jornada que ninguém gostava”, disse o vencedor do Emmy ao Wired por telefone, “Eu ia as convenções e via carros com adesivos, camisetas e apetrechos basicamente dizendo que só havia uma verdadeira Jornada, e não éramos nós.”

Mas, de repente, a série deu um salto de qualidade e rapidamente ganhou simpatias, tanto dos telepectadores quanto dos críticos. Em 1994, quando encerrou as sete temporadas, havia conseguido o prêmio Hugo pelo episódio final “All Good Things …”.

Refletindo sobre A Nova Geração, como é que a série o afetou pessoalmente e profissionalmente?

Moore: É realmente uma coisa incrível olhar para trás. Há uma grande quantidade de ressonâncias diferentes. Eu era muito jovem quando comecei na série. Foi onde eu aprendi meu ofício, e onde fui apresentado ao negócio da produção de televisão. Foi onde aprendi a trabalhar com escritores seniores, e vê-los ir e vir com a política do programa. Esses primeiros anos mostrou ser uma grande curva de aprendizagem para mim.

Olhando para trás agora em nosso trabalho, eu só balanço a cabeça no ritmo. A Nova Geração foi a minha primeira série, então eu não sabia nada sobre isso quando eu comecei. Eu só achava que era normal fazer 26 episódios por ano em um cronograma de filmagens de sete dias. Às vezes a gente fazia um episódio em seis dias, e não era incomum que houvesse dias no set onde filmamos nove ou 10 páginas. Essa foi apenas a nossa rotina, mas agora eu olho para trás com horror. Fazer isso agora seria me dar náuseas, especialmente desde que a gravação durante oito dias é a norma lá fora hoje.

Por menos episódios.

Moore: Treze episódios é um bom número confortável agora. Foi difícil fazer 22 episódios com Battlestar Galactica. Na verdade, foi uma maratona. Eu não sei como diabos fizemos 26 em um ano para A Nova Geração. Eu me lembro de ficar exausto no final de cada temporada, quando tivemos duas semanas de folga, pois tivevemos de pedir para Rick Berman. Os escritores eram sempre os primeiros da volta, e era sem parar. Mas mais do que isso, estou tocado e surpreso ao ver a longevidade da série, e quantas vidas ela tem afetado. Eu venho encontrando novos e velhos fãs, durante meus negócios e na minha vida pessoal, porque seus personagens, em muitos aspectos, tornaram-se tão parte da cultura pop como os personagens da série original.

Foi fácil para A Nova Geração de conquistar os fãs da série original?

Moore: Isso levou um tempo. Não foi até o final da terceira temporada – quando o zumzumzum do verão sobre o episódio de Michael Piller  “Best of Both Worlds” deixou as pessoas querendo saber o que aconteceu com Picard e os Borgs – que a popularidade da série começou a crescer exponencialmente. Depois disso, de repente éramos Jornada. Éramos verdadeiros portadores da tocha. Então, é muito gratificante ver que, tantos anos depois, há verdadeira afeição por aquilo que fizemos.

Eu me lembro que pareceu literalmente como uma passagem da tocha, quando Gene Roddenberry faleceu alguns anos depois de A Nova Geração ter finalmente encontrado seu ritmo e lugar.

Moore: Eu estava lá quando ele ainda estava na série, e até trabalhei com ele em alguns episódios. Ele não passou a tocha, até, penso eu, a quinta temporada. Quando eu entrei no meio da terceira temporada, ele ainda estava indo para o escritório todos os dias, jogando fora os scripts, insistindo em mudanças e ser o chefe. Gene foi o grande pássaro, e todos nós respeitamos isso, mas sua saúde decaiu nos anos subsequentes.

Eu só tive uma reunião real com ele, sobre o episódio quatro “Family”, da terceira temporada, que ele não gostava no todo. Na verdade, ele queria tirá-lo. Nós estávamos em uma reunião no escritório de Gene com Rick Berman e Michael Piller, e ele sentia que, basicamente, a briga de irmãos com Picard, no século 24, não teria esse tipo de conflito. Ele achava que significava que tinham maus pais, mas que a humanidade no século 24 era melhor do que isso. Ele achava que isso significava algo errado sobre a Terra e seu povo, e que a família de Picard não estaria para brigas mesquinhas. Ele não adotava o conceito.

Todos nós discutimos sobre isso, e ele era muito inflexível. Eu fiquei muito chocado quando todos saíram da sala, pensando: “OK, e agora?” Mas Rick e Michael meio que olharam um para o outro no corredor, como algo se passasse entre eles, e então me disse para escrever meu roteiro e eles cuidariam dele. Foi o que aconteceu. Eu não tenho idéia do que eles fizeram! [Risos]

É engraçado isso que você argumentou, porque o otimismo benevolente sobre o nosso universo, muito menos o nosso planeta, que Roddenberry imaginou para Jornada e nosso futuro é difícil de encontrar hoje no sci-fi.

Moore: Isso foi uma das características que definem a visão de Gene sobre Jornada. Eu diria que nas últimas décadas na América, quando se pergunta o que eles esperam que o futuro será, as pessoas ainda voltam para Jornada. Elas esperam que deixemos de lado nossas diferenças e nos unamos como humanidade, que nos elevamos acima de problemas de guerra, racismo, pobreza e outros que nos afligem. Elas esperam que haja um futuro onde partiremos para a galáxia e teremos relações pacíficas com outros mundos. Elas esperam que a tecnologia seja positiva, para que quebre a velocidade da luz, que resolvamos os problemas de doenças.

Você acha que A Nova Geração teria uma chance de obter luz verde no ambiente de hoje?

Moore: Isso é difícil de dizer. Porque mesmo em meados dos anos 80, A Nova Geração não iria na rota da rede. A Paramount tomou a decisão de colocá-la primeiro em syndication, porque era um mercado emergente no momento. Você teve séries policiais e até mesmo algumas séries lançadas primeiro no syndication, mas realmente nada com o orçamento e o peso de A Nova Geração.

Então, desde o começo, a Paramount decidiu apenas que pagaria a conta (da produção) e, em seguida, iria vendê-la para estações syndications em todo o país, e foi isso que fizeram. Se eles tivessem que ir a uma rede tradicional, provavelmente, teriam matado a série, ou ela teria chegado ao piloto, mas teria sido pendurada em classificações baixas a cada semana. Foi apenas uma situação econômica única que permitiu a Paramount colocar A Nova Geração no mercado. E ela conseguiu: As classificações de audiência foram altas e a Paramount estava fazendo dinheiro a rodo, embora eu tenho certeza que eles vão negar isso. [Risos]

Há sempre mais dinheiro a ser ganho!

Moore: [Risos] Quem tem um pedaço dos lucros ainda tem que ver um pedaço dos lucros. Mas sim, ela foi muito, muito bem na distribuição, apesar de que o mercado não é o mesmo hoje como era então. Se você estivesse tentando fazer A Nova Geração, agora, se você fosse a Paramount estaria olhando para pay-per-view, ou streaming através do Netflix, Amazon ou em algum lugar onde não teria que lidar com a política de rede. Eles foram sábios o suficiente para saber que Jornada tinha uma base de fãs enorme e de mercado, mas que ir no caminho do mercado tradicional simplesmente não era inteligente. Quero dizer, você poderia argumentar que a série original falhou no nível de rede.

Eu sei que J.J. Abrams fez sucesso reiniciando Jornada no cinema, e tem uma sequência em desenvolvimento, mas ainda me espanta que não temos nenhuma nova série na televisão. O que você acha que seria necessário para fazer isso acontecer?

Moore: As pessoas têm que entender que os filmes de Jornada são um tipo de animal diferente. E isso vale para os filmes da série original, bem como os de A Nova Geração, e de J.J.. Por sua natureza, os filmes de Jornada são muito mais orientados para a ação, com batalhas espaciais, grandes vilões, de correr e saltar. As apostas para a Terra e o universo são sempre enormes.

Mas a essência de Jornada mostrada na televisão desempenha sua moralidade e comentário social. É sci-fi que fornece um prisma sobre a sociedade e a cultura humana. Os filmes nunca realmente vão fazer o que os episódios fazem, como dividir Picard em dois num raio de transporte e depois falar filosoficamente sobre a natureza da humanidade, em quais partes de nossa força vem do bem e do mal. Os filmes nunca vão fazer isso. A Nova Geração foi sobre essas questões morais, sobre como as sociedades crescem e são afetadas de forma diferente. Nenhum destes são temas que os filmes vão enfrentar.

Para criar Jornada na forma que as pessoas estão familiarizadas requer uma outra série de televisão, e eu acho que vai ser bem sucedida novamente neste meio. Você tem que gastar algum tempo falando sobre sua forma e estrutura, e como atualizá-la novamente para uma nova audiência. Você ainda quer a parte da nave “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”, a tripulação e a missão em curso. Isso é parte e parcela da franquia.

Mas você tem que ser capaz de lidar com grandes idéias, que são maiores do que perseguir o vilão da semana. Isso não é realmente no que a série foi muito boa. Quero dizer, você pode olhar para trás, o original de Star Trek série ou a próxima geração e encontrar alguns frescos de ação-aventura episódios com batalhas espaciais, mas o show é sobre muito mais do que isso. Se você estivesse tentando fazer que o sabor de Star Trek na televisão toda semana, seria apenas falhar.

Falando nisso, vamos falar sobre alguns de seus episódios favoritos.

Moore: Em termos de episódios em que trabalhei, “Tapestry” destaca-se como um que é muito pessoal para mim, porque tinha muitos pontos em comum com a minha vida. Esse episódio falava sobre como nós, adultos, batemo-nos ao longo dos muitos erros que cometemos quando éramos mais jovens, porque acho que eram horríveis transgressões. Mas, com perspectiva, vemos que esses erros do passado são o que fizeram nossas vidas presentes possíveis, e crescer com ela. “Tapestry” foi muito importante para mim. Eu amei esse episódio.

“Yesterday’s Enterprise” é outro grande episódio em que eu trabalhei. Todas as peças se encaixaram e foi muito divertido. Foi sombrio e interessante, e todos tinham vontade de fazê-lo. O episódio Klingon como “Sins of the Father” me permitiu explorar uma outra cultura, pela primeira vez, e ver como a política, os costumes sociais e a religião iria funcionar em uma cultura estranha, o que foi realmente uma coisa legal para mim.

Em termos de episódios de outros escritores, eu realmente amei “Ship in a Bottle”, que foi o segundo episódio de Sherlock Holmes com Moriarty. Eu realmente achei que foi inteligente e interessante. Eu creio que “Frame of Mind” foi interessante na forma como ele usou um jogo como uma ponte para conduzir Riker entre a realidade e a loucura. Eu acho que foi muito divertido, com uma estrutura de história interessante.

E depois, claro, “All Good Things ….” O episódio final acabou bem. Brannon Braga e eu não escrevemos isso até o fim, porque estávamos muito ocupados por um ano inteiro no filme Star Trek: Generations. Nós não escrevemos “All Good Things …” até um mês antes de ser filmado. Nós só o colocamos para fora, e ele funcionou 10 vezes melhor que o filme! [Risos] É um fim maravilhoso para a série. Ele fluiu. Nós não temos tempo para adivinhar. Nós não temos tempo para advinhar sobre o que poderia ser. Tinha que ser bom, e nós tivemos que fazer direito, e nós fizemos.

Finais são difíceis, especialmente para a televisão, porque as expectativas são muito altas. Você está tentando entregar um episódio para pessoas que têm seguido uma série há anos, e querem ver soluções para todos os seus personagens e histórias. E ainda assim você também está tentando contar uma história maior e mais interessante do que você contou antes. Conseguimos trazer tudo isso em “All Good Things ….”

Agora vamos falar sobre alguns de seus episódios menos favoritos.

Moore: Ah, claro. Em termos do que trabalhei, “Aquiel” ficou um ponto baixo para Brannon Braga e eu. Nós pensávamos que íamos fazer este mistério intrigante de assassinato padronizado após o  filme noir de Otto Preminger “Laura”, mas simplesmente falhou. Nós não sabíamos o que diabos estávamos fazendo, quando chegou até a ele.

Havia outros tropeços, tal como a maneira demasiado de usar Treknobabble global na série. o que sempre foi uma de minhas principais críticas, tanto que quando me aproximei de Battlestar Galactica jurei que nunca faria cenas intermináveis de technobabble para explicar e resolver cenas. Mas sim, há seqüências inteiras que definitivamente poderíamos retirar da série.

Porque nós tivemos infinitas páginas de Data e Geordi apertando botões e falando de rabiscos. Era sem sentido. Eu pensava comigo, “O que eles estão dizendo?” E é claro que eu percebia que o que eles estavam dizendo não era tão importante como o ritmo em que eles estão dizendo. Geordi diz, “Definir os defletores para isso”, e Data respondia: “Não, isso não vai funcionar, Geordi, porque a polaridade polaris não irá sincronizar-se”. Então Geordi diz: “Ah, mas se inverter a polaridade, então talvez, apenas talvez, nós podemos ser capazes de puxar com os defletores”. E Data diz:” Há uma teoria de que, se você usar os Positronicos …. “. E eu digo, “O que?”

Falando de Data/Brent Spiner, ele realmente se destacou do começo ao fim. Principalmente porque ele, e não os outros aliens e culturas de A Nova Geração, foi provavelmente o mais próximo que qualquer um dos espectadores da série chegou ao seu futurismo benevolente.

Moore: Ele era uma ótima maneira de examinar a natureza, alma, emoção e lógica da humanidade. Para ter um caráter tão próximo de nós, mas ainda intrigado com as coisas que consideramos tão básicas. Foi um personagem maravilhoso. É um exemplo de grande homem e papel, perfeitamente casados.

É muito impressionante que a série original nos deu Spock, e então a Nova Geração nos deu de Data, que, juntos, dominam a influência sci-fi. Você tem episódios favoritos de Data?

Moore: Eu trabalhei em dois episódios que eu realmente gostei. Um deles foi o “Data’s Day”, cujo conceito eu amava. Um dia na vida da Enterprise, visto com os olhos de Data. Eu dei a ele um gato, e ele fez sapateado. Fiquei muito intrigado com a noção de como eram as 24 horas na Enterprise. Eu amei esse episódio.

Então eu fiz uma chamada “In Theory”, que foi quando o Data arranja uma namorada. A verdade sobre ambos Spock e Data é que eles têm grandes bases de fãs do sexo feminino, com paixões maciças, que fantasiam sobre como seria estar com esses personagens. Então, nós queríamos tocar neste ponto: O que aconteceria com uma mulher que se apaixonasse por Data na Enterprise? Data iria tentar se envolver o melhor que pudesse, mas poderia haver limitações. Eu achei “In Theory” um episódio muito interessante e doce.

Falando de interessante, eu não tenho certeza se você está trabalhando agora, mas se você puder falar sobre isso, eu realmente gostaria de saber.

Moore: Eu não tenho muito o que dizer a você agora. Eu tenho muita coisa no fogo, como eles dizem, mas nada definitivo. Se eu tivesse alguma coisa para dizer, eu ficaria feliz em dizer-lhe!

Eu li que você estava trabalhando em outros shows nos gêneros romance e fantasia, mas há algo sobre Westerns. “A Fistful of Datas” é um dos mais legais episódios de A Nova Geração. É um gênero que eu não acho que foi totalmente explorado neste século na televisão, embora tenha havido algumas fusões grandes como Firefly.

Moore: Eu concordo completamente. O Western é merecedor de um renascimento. Não exatamente por causa da televisão, mas que não foi bem feito por um tempo, e que agora é o momento de fazê-lo.

Fonte: TrekWeb