Vulcano lidera votação para nova lua de Plutão

vulcanoA indicação de William Shatner para nomear uma das recém-descobertas luas de Plutão em homenagem ao planeta natal do personagem Spock está liderando na votação online feita pelo SETI Institute.

Shatner propôs o nome no início deste mês, em resposta a um apelo de cientistas para ajudar na escolha dos nomes de duas luas recém-descobertas de Plutão.

Vulcano está entre 21 nomes na disputa em uma pesquisa online, organizada pelo SETI Institute, da Califórnia, cuja equipe de astrônomos descobriu as luas.

Até quarta-feira, Vulcano estava claramente na frente, recebendo mais de 100 mil dos mais de 330.000 votos.

Shatner buscou apoio para Vulcano na quarta-feira em sua conta no Twitter, escrevendo: “Estamos nos aproximando de 120 mil votos para Vulcano no PlutoRocks.com! Você já votou hoje?”.

Até agora, as duas luas, cada uma delas com cerca de 20 a 30 quilômetros de extensão, são conhecidas como P4 e P5. A lua P4 foi descoberta em 2011 e a P5, um ano depois.

Antes das descobertas, os astrônomos tinham identificado e nomeado três das luas de Plutão — Caronte, Nix e Hidra.

A votação para os nomes das novas luas termina em 25 de fevereiro. Os nomes selecionados serão submetidos à análise da União Astronômica Internacional.

“Vamos torcer para que a UAI considere que Vulcano seja um bom nome”, disse Shatner em outro tweet.

Aproveite e dê seu voto no link: http://www.plutorocks.com/home

Fonte: Estadão.