Entrevista com Zoe Saldana

zoeZoe Saldana é uma atriz que teve subida meteórica. Seu trabalho pode ser melhor apreciado em duas grandes franquias (Star Trek e Avatar), e pode acabar em outra (Guardiões da Galáxia), além de convites em diversos projetos futuros. O site Star Trek.com conversou com Zoe, que falou sobre a evolução do seu papel como Uhura. Veja os trechos mais importantes.

Voltemos para Star Trek. Ficou satisfeita com o filme, e depois também pela resposta dos fãs?

SALDANA: Eu fiquei super-feliz com isso. Excedeu qualquer expectativa que eu tinha, especialmente sabendo que a ficção científica é um gênero que nem todo mundo está interessado em assistir. Sci-fi é o lugar para mim. Eu adoro ela, mas para um filme funcionar bem tem que ter um monte de coisas, e as pessoas foram pegas de surpresa por isso. Fiquei muito acanhada.

Isso significou para você, no primeiro filme, encontrar Nichelle Nichols e obter o seu selo de aprovação em seu elenco e desempenho?

SALDANA: A reunião com Nichelle e obter a sua aprovação foi muito, muito maravilhoso. Nichelle foi a criadora de sua personagem. Ela nomeou a personagem. Ela nomeou Nyota. Assim, para obter sua bênção significou muito para mim.

Teve reunião e festa nos primeiros dias de Além da Escuridão? 

SALDANA: Na verdade, os ensaios tiveram toneladas de diversão. Todo mundo estava voltando para a franquia. Teve alguns atores reclamando de terem que cortar o cabelo ou terem que ficar mais musculosos ou recebendo uma dieta especial ou raspando suas sobrancelhas. Eu tive que começar a raspar minhas pernas inteiras todo o tempo, porque eu tinha que usar aqueles vestidinhos. E eu tive o penteado. Mas depois que você entra na Enterprise e, sim, há uma tela verde grande e você sabe que está fazendo um filme, mas é muito divertido e é muito gratificante. Mesmo quando eu estou choramingando no set eu me sinto abençoada por estar fazendo o que eu faço.

Com relação a Além da Escuridão, o que você estava esperando da história, no geral e especificamente para Uhura?

SALDANA: Eu queria ver uma evolução nesses personagens. Eu queria vê-los começando no Ponto A no primeiro filme e, em seguida, pelo menos, estar no ponto B em suas vidas no presente. Podia ser coisas como Chekov (Anton Yelchin) crescendo a barba,  coisas que permitiam que eles estivessem juntos fazendo missões por algum tempo agora. E, para Uhura, eu sou uma garota levada, então se eu vou fazer um papel em que estou trabalhando contra personagens masculinos que estão detonando, eu quero estar dentro disso, também. Eu quero ser uma parte da diversão. Portanto, aqueles eram minhas expectativas para este filme.

E qual foi sua reação quando você viu o script? 

SALDANA: Minha reação imediata foi “Obrigado.” Eles entregaram um roteiro incrível e eu estava muito, muito feliz com ela na história.

Então, eles estiveram de encontro as suas expectativas em termos de Uhura? 

SALDANA: Sim, eles fizeram isso, e eu sei que o resto dos atores sentiu da mesma maneira. Para sentir essa energia, sabendo que todo mundo sentiu vendo e ouvindo seu diretor, o grupo de escritores, seus colegas, você se sente muito integrada no trabalho em equipe, para a colaboração de fazer um filme como este

Um monte de fãs já viu, pelos trailers, até agora, que tem havido uma variedade de cenas de ação. Que sentido você captou do J.J. Abrams que fosse tão importante para ele acertar as batidas decisivas, bem como as batidas de ação?

SALDANA: Para J.J., é a atuação e as caracterizações que mais importam e às vezes é a única coisa que importa. É como se ele estivesse esperando que você tivesse toda a ação em conjunto com a equipe de dublês. Obviamente, uma vez que ele vê, ele decide se vai esteticamente ter boa aparência e se isso corresponde a personalidade que o papel possui. Se isso não acontecer, então ele vai intervir. Mas, para J.J., tudo refere-se a história e aos personagens e suas vidas. Isso é o que mais importa, e eu adoro isso.

Mais uma vez, sabemos que você não pode dizer muito, mas como é a figura de Uhura para o núcleo emocional da história?

SALDANA: A cada vez mais que o perigo, o aumento do nível de estresse e a história se desenrola, há mais de uma colaboração aberta entre todas as pessoas na Enterprise. O capitão é mais aberto às idéias e sugestões, Uhura é uma das personagens que se lança nisso, seja através do incentivo ao capitão ou por expressar seus temores.

O que está acontecendo entre Uhura e Spock em Além da Escuridão? Ouvimos Quinto dizer que Spock é mal compreendido, especialmente por Uhura …

SALDANA: Sim, Spock é mal compreendido, porque ele tem que explicar. Uhura precisa de um monte de respostas para as perguntas que temos deixado pendendente com ela, e com eles (como um casal).

Que interação que você teve com os recém-chegados: Alice Eve, Benedict Cumberbatch e Peter Weller?

SALDANA: Muita, porque Alice e Ben (Benedict) estavam na Enterprise. Quando eles estavam se preparando para a gravação, estávamos todos sentados juntos e conhecemos uns aos outros, rimos e realmente demos boas-vindas aos recém-chegados. Eles se aclimataram muito bem e muito rapidamente. Foi ótimo tê-los. Eu vi mais Alice e Ben do que Peter (Weller). Eu não tive muitas cenas com Peter. Vi-o durante os ensaios e depois ele viria a ser definido para algum trabalho fora de câmera. Fiquei muito impressionada com ele. Alice foi maravilhosa. Foi ótimo ter outra mulher no set. Eu amo os ingleses porque eles têm o melhor humor. Assim, entre Alice e Ben, havia muitas risadas. Em seguida, você adiciona isso em todos os outros – Chris e John (Cho) e Zach e Karl (Urban) e Simon (Pegg) e Anton (Yeltin) – era um cenário muito engraçado. E J.J. estava liderando o grupo. Todo mundo é muito engraçado e encantador. Então, foi uma diversão total.

J.J. está fazendo Star Wars. Como você acha que isso pode impactar Jornada de avançar? Além disso, muitas pessoas esperam Kurtzman e Orci ou Burk ou alguém na família Bad Robot assumir as rédeas da direção. Você pensa sobre isso?

SALDANA: Estou extremamente orgulhosa dele. É um sonho para ele. Então, eu estou feliz por isso. Acho que J.J. é um recurso maravilhoso para Star Wars e eu seria a primeira a ir vê-lo quando ele terminar. Esperemos que isso venha a ser feito em breve. (Risos). Seria uma chatice se ele não voltar a fazer Star Trek de novo, mas ele vai estar sempre supervisionando isso. E se vais er Bryan ou Alex ou Bob, estes são indivíduos que respeitam e amam muito isso, e sei que eles fariam um trabalho incrível também.

Quando você estava promovendo Star Trek e Avatar em 2009, você disse que estava esperando para ver o impacto que tais projetos internacionais colossais teriam em sua vida. Nós a vemos agora nas listas das mais bem vestidas. Se você sair para tomar uma xícara de café, alguém está tirando fotos. Ouvimos histórias sobre quem você está namorando …

SALDANA: Há algumas coisas que acontecem que não são tão confortáveis quanto eu teria esperado. A perda do anonimato é definitivamente algo que surge às vezes, mas não invadiu a minha vida tanto assim. Em sua maioria eu sou capaz de sentir que posso manter minha privacidade e manter algum tipo de normalidade. Eu sinto que os atores e celebridades lá fora que não têm (privacidade) e realmente não desejam ser (celebridade), porque é uma coisa muito dolorosa saber que você não pode sequer sair de sua casa em moletom para ir tomar um café. Isso não acontece todos os dias da minha vida, então eu estou muito feliz por isso. E as coisas mudaram para melhor, no sentido de que o meu trabalho tem sido capaz de ser visto por pessoas que eu amo e respeito, e ter o seu respeito é tudo.