Resumo da HQs Star Trek/Planet of the Apes #2

planeta 1A editora IDW continua com sua mais nova coleção em quadrinhos Star Trek/Planet Apes: The Primate Directive, cuja saga está dividida em cinco partes. A mais nova aventura da Enterprise nos leva ao estranho encontro de Kirk, Kor, Cornelius, Zira e outros personagens das duas franquias. A segunda edição já está no mercado. Veja um resumo dessa continuação. 

A história está sendo escrita por Scott Tipton e David Tipton, arte por Rachael Stott, e colorido por Charlie Kirchoff, sendo que os personagens tanto de Jornada quanto do Planeta dos Macacos são pertencentes aos originais dos anos 60.

Investigando rumores de uma expansão Klingon, Kirk e sua tripulação descobrem um misterioso portal dimensional. Dentro deste mundo alternativo reside uma Terra alterada, onde os macacos governam e estão em aliança com os Klingons.

Intrigado pelo motivo dos Klingons estarem nesta dimensão, Kirk desce com um grupo na outra Terra para investigar e se possível sabotar os planos de expansão do Império.

Kirk e o grupo avançado observam de longe uma conversa entre Kor e os macacos, mas são descobertos por dois guardas gorilas que estavam nas árvores. O grupo é obrigado a fugir. Kirk atordoa um dos guardas com seu phaser, após um redshirt ser atingido de raspão por um tiro. A perseguição é interrompida. Kor e o general Brutus são alertados sobre invasores humanos.

Aples selvagensLonge de seus perseguidores, Kirk se pergunta o que aconteceu com os humanos desta Terra paralela. Suas questões são respondidas quando descobrem, nas proximidades, um grupo de humanoides primitivos. Para sua consternação, eles percebem que os humanos da Terra são incapazes de falar e tem a capacidade mental das crianças. Spock informa que o tricorder detectou poucos humanos vivendo nas redondezas.

De volta a Enterprise, Spock lança algumas hipóteses sobre a natureza da Terra, e como a sua linha do tempo veio a acontecer (resíduos de guerra nuclear e cidades destruídas), mas desconhece o surgimento dos macacos falantes. Há um debate interno sobre a aplicação ou não da Primeira Diretriz. Kirk não gosta de ver os seres humanos tratados como escravos ou animais de estimação, mas essa diretriz seria válida em outro universo? Spock adverte que ao entrarem em contato com os macacos, os Klingons estão alterando o destino desta civilização.

Kirk decidi pelo lado da cautela. Seu único objetivo será impedir os Klingons de expandirem seu território neste universo, pois estão ludibriando o Tratado de Orgânia. Mas isso será feito sem perturbar a ordem natural desta linha de tempo.

Um novo membro da tripulação é introduzido, uma mulher identificada como tenente Weaver da divisão de Ciências Biológicas. Magro a recomenda por causa de sua experiência sobre macacos, dizendo: “Eu sou médico, não um zoólogo”. Ela se junta a Kirk, Spock, McCoy e Chekov de volta para a Terra.

aples estatuaO grupo desce na praia, onde podemos ver os restos da Estátua da Liberdade destruída. Eles percebem um rastro de pegadas humanas e de cavalos. Ao segui-las  encontram dois humanos, George Taylor e sua companheira Nova.

Ao perceber que está sendo seguido, Taylor atira no grupo. Depois de um breve desentendimento, Kirk explica ao coronel quem são e de onde vêm. Taylor, por sua vez, fala de sua missão e do acidente que o deixou preso neste mundo. Ele sugere irem em busca de seus amigos símios Cornelius e Zira para obterem as respostas que precisam.

Taylor diz que o local está alguns dias de viagem a pé, Kirk então ordena o teletransporte de todos. O coronel fica admirado com a alta tecnologia e começa a pensar em como seria útil.

Cornelius e Zira são encontrados num sítio arqueológico com alguns guardas gorilas. Kirk ordena a Scott que a Enterprise dispare phasers em tonteio de forma dispersa na área onde estão os macacos. Todos os símios são atingidos. Cornelius e Zira são levados a um local mais seguro.

apes ziraCornelius dá uma breve lição de sua sociedade estratificada, e observa que os militares tem atuado de forma mais agressiva ultimamente. Eles suspeitam que os gorilas estejam tramando algum golpe. Kirk quer descobrir se os Klingons estão por trás, para poder colocar um fim nisso tudo.

Taylor tenta convencer Kirk para usar sua tecnologia superior em favor dos humanos e acabar com o domínio dos macacos. Kirk explica que estaria quebrando sua Primeira Diretriz. Taylor, embora demonstrando resignação, não é de aceitar um “não” como resposta tão facilmente.

Kirk solicita informações a Cornelius e Zira sobre a localização do comando central dos gorilas, depósito de armas e tropas, onde os Klingons poderiam estar. Taylor aproveita que Chekov se afasta do grupo e o golpeia por trás, pegando seu comunicador. O coronel foge em direção a floresta. Qual seria o seu plano?

Bem, isso fica para a próxima edição, com lançamento previsto para o final de fevereiro.