Justin Lin critica Paramount por processar Axanar

axanar cbsNo final de 2015, a Paramount Pictures e CBS entraram com processo contra a Axanar Productions Inc. por violações de direitos autorais de sua propriedade, Star Trek, na produção do fanfilm “Axanar”. Esse embróglio rendeu os primeiros comentários de uma celebridade do cinema, o diretor Justin Lin. Veja também a lista de violações que o estúdio diz terem sido cometidas.

A Paramount/CBS respondeu a uma série de contra-argumentos da Axanar Productions no processo que corre por violação de direitos autorais, mas o detalhe mais interessante da denúncia inclue as características específicas de cada violação. Dentre estes podemos citar a língua Klingon, as orelhas Vulcanas, e as túnicas douradas.

A linguagem Klingon levanta uma série de questões complicadas sobre ser ou não direito de autor em relação a uma língua de ficção. A natureza de direito autoral Klingon, na verdade, tornou-se um assunto em uma disputa observado de perto pela Oracle e Google.

Paramount também respondeu a acusação de que o estúdio não poderia saber o que vai estar no filme se o script nem está pronto.

Ela apresentou como prova uma página do Axanar no Facebook referindo-se a um script “pronto e revisado” para o filme. O estúdio também apontou para uma entrevista com o próprio produtor da Axanar, Alec Peters, no qual ele afirma: “Nós violamos o copyright da CBS menos do que qualquer outro filme de fã”.

Há também outras violações na lista como o personagem capitão Richard Robau, as medalhas triangulares usadas pelos oficiais da Frota Estelar, a nave estelar Enterprise, o aparecimento dos Klingons, o nome do planeta natal Klingon, o modo de usar um “Stardate” para contar tempo, o logotipo da Federação dos Planetas Unidos, o modo de usar os phasers, o elemento de teletransporte, a velocidade de dobra e assim por diante. Leia o processo alterado na íntegra.

O rolo compressor combinado dos estúdios de cinema/TV não estão olhando apenas para encerrar a produção de um filme sem licença, eles estão buscando 150.000 dólares por violação.

No entanto, esta disputa na justiça pode não ser a melhor maneira do estúdio de proceder com a sua base de fãs, especialmente se eles desejam maximizar seu atual renascimento na televisão e com o terceiro filme.

Um comentário vindo de uma celebridade do cinema botou mais fogo na discussão. Poderia influenciar a opinião pública em favor dos fanfilms com maiores investimentos?

O diretor Justin Lin afirmou em sua conta no twitter, que ele está do lado da equipe de Axanar

“Isso está ficando ridículo! Eu apoio os fãs. Trek pertence a todos nós”, disse Lin.

O fato de um diretor famoso se posicionar ao lado de um fanfilm rendeu comentários animados de Alec Peters. “Somos todos grandes fãs da Fast and Furious, e mal podemos esperar para ver o que ele fará com Star Trek. O que estamos vendo aqui é que fãs e cineastas apoiando-se mutuamente. Nós apenas esperamos que as pessoas certas estejam prestando atenção”. Vamos aguardar os desdobramentos desse processo.

Por falar em Justin Lin, o diretor enviou outra mensagem, via twitter, sobre o filme Star Trek Sem Fronteiras.

“Sexta-feira à noite de filme da sala de edição de STB. Um grande obrigado a Bad Robot para uma exibição especial de 10CloverfieldLane”. A mensagem saiu no dia em que foi noticiado sobre a aquisição de Shohreh Aghdashloo nas refilmagens.