Jonathan Frakes comenta direção do episódio Despite Yourself

Jonathan Frakes começou sua carreira de diretor ao dirigir alguns episódios de A Nova Geração. Ao sair da série ganhou a vida principalmente como diretor em vários outros projetos. Agora no dia 8 de janeiro, ele retornará a Jornada no episódio “Despite Yourself”, que reiníciará a segunda parte da temporada de Star Trek Discovery. O site StarTrek conversou com Frakes que deu suas impressões sobre este trabalho.

Como aconteceu de você estar dirigindo um episódio de Discovery ?

Eu tenho pressionado para entrar na série desde o começo, mesmo no começo, quando Bryan Fuller estava lá. Fuller foi anexado à família de Jornada, em Voyager, penso. Agradecimentos para Olatunde, que havia me seguido um pouco em Falling Skies, tornando-se um diretor e produzindo para Discovery. Ele disse: “Bem, você quer fazer a série?” Eu disse: “Eu adoraria, eu tentado fazê-la por um ano”. Então, a próxima coisa, você sabe, eu recebi um script incrível.

O que os espectadores podem esperar de “Despite Yourself”?

Você sabe que não posso te dizer muito, certo? A profundidade do personagem Lorca continua e há esse negócio maravilhoso com L’Rell, o personagem de Mary Chieffo.

É lindo, é uma ótima história, e haverá muitas pontas soltas que serão amarradas. Muitas perguntas serão respondidas, e é um … cliffhanger. Eu acho que posso te dizer isso.

Como você preparou? Você assistiu episódios que já haviam sido exibidos? Você foi até Toronto para assisti-los filmar?

Eu assisti tudo que foi cortado. Eu li todos os scripts. É uma grande série, então houve uma preparação de 10 dias e uma gravação de 10 dias. Os cenários são construídos em Pinewood Toronto, então passei muito tempo a ter uma ideia dessas novas pontes e corredores. É obviamente uma sensação muito familiar, mas, ao mesmo tempo, é um design de produção muito mais grandioso e mais espetacular. Estilisticamente, o movimento da câmera e a ação, o nível de acrobacias, os belos trajes, todos os aspectos da série são sem gastos poupados e o dinheiro está na tela.

O elenco e a equipe da Discovery estiveram juntos há vários meses no momento em que você chegou. Quanto ligados estavam todos como uma unidade, e quão abertos eles estavam de sua direção?

Eles me lembraram de nós, em A Nova Geração. Eles se unificaram por vários motivos. Uma era a loucura que faz parte do início de qualquer série. Outro ponto é que a maioria deles vieram de outros lugares e agora estavam reunidos na ponte de Discovery – ou da Shenzhou no início – em Toronto. Jason (Isaacs) estava cozinhando o jantar todos os domingos para o elenco inteiro, e eles se reuniam e debatiam. Eles entravam e assistiam um ao outro trabalhar. Era muito parecido com a família de A Nova Geração que me deixou orgulhosa. E, de manhã a noite, quando eu estava lá, eles me perguntavam sobre minhas experiências Trek .

Isso foi tudo. Alguns desses caras tinham observado tudo. Alguns deles estavam assistindo as diferentes séries e filmes, e os episódios-chave. Eles tinha visto muito de A Nova Geração. Estavam trabalhando através da Voyager, Deep Space Enterprise, e houve muita discussão sobre o que estava no set, coisas específicas sobre os figurinos e sobre as formas da nave e sobre como os adereços funcionam, maquiagem e cabelo. Eles perguntaram sobre protocolo, iluminação e todas as coisas que fizemos em nossas séries. Eles ficaram fascinados por tudo isso. Como as pessoas em uma convenção, eles queriam ouvir anedotas sobre o que aconteceu fora das câmeras, e o que aconteceu quando fizemos isso. Então, foi um lugar alegre para estar, e quando cheguei lá, a séries encontrou seu caminho e o trem estava funcionando muito, muito bem.

Como foi a gravação em si?

Maravilhosamente. Eu tinha um diretor de fotografia chamado Colin Hoult, que levaria a qualquer lugar e eu faria qualquer coisa. E porque é uma grande séries com DPs alternativos, eu tinha que preparar com ele e jantar com ele e viver o episódio com ele. Então, tivemos um plano bastante esperto, extenso e maravilhosamente ambicioso. E com Olatunde e os produtores, se você sugerir: “Seria ótimo se usássemos esse brinquedo” ou “seria ótimo se nós fizéssemos esse truque” … Se eles gostam da ideia, eles acham o dinheiro para fazer isso porque esta foi a temporada para se provar. E eles fizeram com muito sucesso, e é por isso que eles receberam uma segunda temporada.

Como foi para você, pessoalmente, estar de volta a um cenário Trek ?

Eu amei. Havia uma simetria. Estou muito orgulhoso de ter participado de todos essas séries Trek. Eu me senti assim de volta durante nossa séries e, então, dirigir nossa série e alguns de nossos filmes, e depois Voyager e Deep Space, foi ótimo. E mesmo o tipo de aparência malvada em Enterprise, ter tido minha mão em todos eles, estou orgulhoso de ser esse cara. Então, senti-me bem fazendo Discovery .

Quão satisfeito você está com a forma como “Despite Yourself” ficou?

Eu acho que é o melhor episódio do ano. Claro, estou sendo um pouco tendencioso. Eu acho que vai ser muito emocionante para os fãs. Sonequa é incrível. Eu acho que ela é um novo rosto mágico para a franquia. Eu sou um grande fã.

Quão esperançoso você voltará a fazer mais na temporada 2?

Confiante. Felizmente confiante. Confiantemente esperançoso.

Em quanto mais você está trabalhando enquanto isso?

Estou tentando vender um piloto e acabei de terminar uma série fascinante chamado The Arrangement , que é baseada no relacionamento de Tom Cruise e Katie Holmes com Cientologia. Eu fiz um desses porque Robbie Duncan McNeill é o diretor produtor dessa série.

E, finalmente, você está prestes a navegar no Star Trek: The Cruise II . Na verdade, essa história será executada enquanto você estiver no barco …

Minha esposa e minha filha estão vindo comigo, o que deve ser divertido. Estou muito animado com uma leitura que vou fazer do Escopo Monkey Trial com John de Lancie, Ethan Phillips e Robert Picardo. Eu sei que há um concurso da montada na cadeira do Riker, que eu vou estar interessado em ver, especialmente porque eu sugeri.