Jason Zimmerman fala sobre efeitos especiais em Discovery

Um dos chefes do departamento de produção no painel Star Trek: Discovery “Visionaries” da WonderCon foi o supervisor de efeitos visuais Jason Zimmerman. Após o painel, Zimmerman fez uma mesa redonda com a imprensa onde falou sobre o processo de produção dos efeitos para a série, incluindo a USS Enterprise.

Reformando a Enterprise

Com que rapidez surgiu a abordagem da USS Enterprise ou houve muitos designs?

Muito material de design vem com o departamento de arte e design de produção, onde eles colocam as coisas. Eles fazem uma tonelada de pesquisa e uma tonelada de estudo, para ver o que o legado da nave tem sido. Então, quando chega a nós, temos uma boa ideia do que vai ser. Quando entramos nisso, temos nossos modeladores conversando diretamente com o departamento de arte para ter certeza de que entendemos, e como isso funciona, e como isso se relaciona.

Felizmente para mim, um dos caras que estava trabalhando no modelo da minha equipe é um grande fã de Star Trek e sabe tanto quanto qualquer um. Ter seu conhecimento foi inestimável. Ele foi capaz de ir até eles e perguntar: “Essa coisa em particular, por que ela parece do jeito que é e de onde é isso?” Eles tinham muita interação com o departamento de arte, mas tê-lo foi muito, muito útil.

Fotos favoritas e mais desafiadoras

Existe algum modelo ou foto em particular de que você tenha orgulho?

Eu tenho orgulho de muita coisa na série. Há um monte de coisas que eu acho que pareceu bom. Eu amo no episódio 1, com Michael Burnham voando para o artefato e toda essa sequência, há algumas cenas realmente divertidas lá. Eu amo Vulcano no episódio 6, estou muito orgulhoso disso. Há muitos detalhes interessantes que colocamos nessa pequena sequência. Para o episódio 10 com Jonathan Frakes, ele tinha muitas coisas boas. E para o episódio 15 nós conseguimos fazer a Enterprise, então esse foi um daqueles momentos em que eu pensei “já terminei, posso me aposentar agora”.

Houve alguma coisa que foi um desafio ou luta particularmente difícil de acertar?

Eu não diria que lutamos com isso, sempre dizemos sobre a melhor maneira de filmar algo. Por exemplo, quando você filma zero-G, é mais fácil dizer do que fazer. Você está falando sobre o trabalho de fio e os fios têm gravidade. Então, tentamos uma maneira de gravar isso e torná-lo crível, especialmente como tem sido feito muito bem como no filme Gravity.

Efeitos de nível de longa-metragem

Qual é o processo típico de efeitos num episódio?

Começa com o script e nós passamos por isso com muitas perguntas nesse ponto. Temos reunião com os chefes de departamento e Aaron [Harberts], Gretchen [J. Berg] e Akiva [Goldsman] para falar sobre o que eles estão pensando e quais são suas ambições sobre o que precisa ser efeitos visuais e o que não precisa ser efeitos visuais. Depois disso, começamos a construir nossos ativos e começamos a montar uma lista de planos. Nós então filmamos e começamos a editar juntos e colocar os efeitos visuais na edição. Isso evolui muito, começando como um cartão de título que diz: “Nave voa aqui”, e no final é a Enterprise e a Discovery se enfrentando.

Quantos efeitos existem para cada episódio, tipicamente?

Isso varia muito. Para a temporada, foi algo como 5.000 [no total], assim como num filme.

Essa é a ambição de dar à produção uma textura de filme?

Definitivamente queremos ter efeitos visuais de alta qualidade. Em última análise, a coisa boa sobre Aaron, Gretchen, Akiva e Alex [Kurtzman] é que a coisa é sempre sobre o que a história é. Se na história existem dez tomadas de efeitos visuais em um episódio, é isso que será, e se for 500, é isso que vai ser. Nós não dirigimos a história, mas nós a ajudamos. Olhando desse paradigma, você não está preso a um certo modo de pensar. E, ao mesmo tempo, temos uma pausa de vez em quando.

Você já teve que dizer “não” devido a restrições de tempo?

Não, é como qualquer coisa, é uma conversa. Nunca é um “não”, é conversar com todos para ver o que eles querem e quanto tempo temos e a partir daí.

Qual foi a maior parte das iterações de uma única gravação de efeitos pelo qual você passou?

Tivemos um que foi 146, que foi o maior da temporada. Isso é alto, até para mim. Quando vi isso, me senti muito mal pelo fornecedor.

Isso foi para a ISS Charon?

O que é engraçado é que você pensaria que seria para uma daquelas fotos grandes de “scopey” (aplicativo), mas eu acho que ficou com cara de uma compilação de monitor. Eu não sei porque. Nós continuamos mudando os gráficos.

Fonte: TrekMovie