Alex Kurtzman e Heather Kadin falam sobre Short Treks e temporada 2

O evento Star Trek Discovery no New York Comic Con reuniu elenco e equipe criativa da série, para conversar sobre a próxima temporada, em mesas-redondas com a imprensa. O site Trekcore entrevistou os produtores executivos Alex Kurtzman e  Heather Kadin, que comentaram a respeito dos Short Treks e a produção da segunda temporada.

A entrevista começa falando sobre o formato widescreen de 2:1 que teve a primeira temporada e que diminuiu um pouco até a taxa de 2,39: 1. reservado para apresentação de cinema.

No início, parecia que apenas os trailers foram atualizados (no formato) para este ano, mas parece que – agora o primeiro ‘ Short Trek’ saiu também assim – que a série foi alterada para um formato de 2,40: 1 este ano.

ALEX KURTZMAN: Nós fizemos sim. Eu empurrei essa decisão. Estou apaixonado pelo quadro anamórfico. Eu só acho glorioso e bonito e toda grande experiência cinematográfica que eu tive foi filmada de forma anamórfica.

De alguma forma, temos duas coisas: amplia a escala, tornando tudo maior, mas também aumenta de alguma forma a intimidade. Eu não sei porque, é apenas a qualidade mágica das filmagens anamórficas. Mas nos permitiu filmar, essencialmente, um filme agora, e eliminar a linha entre a televisão e o cinema.

Isso é muito divertido para nós, então você vai se sentir muito mais como um filme nesta temporada.

Foi difícil convencer a CBS? Ainda é uma apresentação de televisão, e você não vê muitas séries ultrapassando a proporção de 2: 1 como Discovery usou na primeira temporada.

KURTZMAN: Eles realmente apoiaram muito isso. Foi um pouco mais caro, porque as lentes são caras, mas eles entenderam porque queríamos fazer isso, e eu acho que eles entenderam que nós devíamos aos fãs fazer o prêmio da experiência. Se estamos pedindo para você pagar 10 dólares por isso, então você tem que obter o valor do seu dinheiro.

Então, cada escolha que fizemos foi sobre você assistir e dizer: “Bem, eu não poderia conseguir isso na rede de televisão normal”.

Uma coisa que teve alguns fãs resmungando no ano passado foi a quebra de novembro a janeiro na programação da temporada de férias – que, felizmente, é algo que Discovery não vai enfrentar em 2019.

A última temporada coincidiu com os feriados no final do ano – haverá outra pausa no meio da temporada, já que a segunda temporada vai estrear em janeiro desta vez?

KURTZMAN: Não, nós estaremos transmitindo os treze episódios direto.

A produção comenta a velocidade com que a série vai passar em 2019.

A primeira temporada mudou para a uma velocidade muito rápida – como você está fazendo na segunda temporada?

KURTZMAN: A primeira temporada foi sobre a guerra, de modo que proscrevia um tom e um ritmo muito específicos – era intenso e rápido, e urgente, e as apostas eram sempre muito, muito altas. Não havia muito tempo para incluir muito humor ou coisas como conversas filosóficas que definiram alguns dos melhores de ‘Star Trek‘.

Para este ano nós diminuímos a velocidade. Nós desaceleramos e aceleramos, de certa forma – a série é estranhamente maior que a primeira temporada, em dimensão e em escala, mas também é muito íntima, emocionalmente, e nosso objetivo constante é garantir que não estamos sacrificando um em relação ao outro.

HEATHER KADIN: Como esses personagens passaram uma temporada inteira juntos e fizeram essas viagens, ganhamos esses momentos realmente emocionantes que você verá entre Stamets e Tilly, ou Saru e Burnham, e que você não poderia ter feito isso no primeira temporada.

KURTZMAN: Eles não tiveram os relacionamentos ainda.

Na última temporada, o programa contou com muitas referências de Star Trek em easter egg (referências ocultas) para os fãs mais fanáticos. Devemos esperar mais na segunda temporada?

KURTZMAN: Sim, você verá mais easter eggs, sim. Há uma referência no episódio de estréia da segunda temporada para o The Animated Series.

Sobre o tema do desempenho de Ethan Peck como Spock no enredo, Kurtzman reiterou que este será um nível de maturidade inédita no personagem.

KURTZMAN: Aqui está o que vou dizer sobre Spock: ele não é o Spock da série original. Ele ainda não se tornou esse personagem; isso é antes da série original. Quando nos encontramos com ele na série original, ele está mais confortável com o seu eu vulcano e lógico.

Como resultado desses “sete sinais” e do “Anjo Vermelho”, Spock viu algo de que seu cérebro lógico não consegue entender, e assim a lógica está falhando – e ele não foi criado para estar emocionalmente equipado para lidar com isso, então seu lado humano está falhando com ele também.

Ele está realmente em um estado de confusão, e o que a temporada está fazendo é assistir Spock se tornar o personagem que conhecemos desde o começo da Série Original.

Com relação aos Short Treks, que continuarão a ser lançados até o retorno da série em janeiro, os produtores compartilharam algumas das razões pelas quais essas histórias de mini episódios se tornaram parte do ciclo de produção de Discovery .

KADIN: Então, a ideia original por trás dos curtas – na primeira temporada, nós realmente aprendemos quanto tempo leva para entregar essa série na qualidade que queríamos, e que os fãs esperavam, e sabendo que teria que haver um intervalo realmente longo entre as duas temporadas.

Nós queríamos, para os fãs, ter algum tipo de faixa no meio, além disso, nós amamos a ideia de poder contar histórias nesses pequenos trechos de dez a quinze minutos que depois vão alimentar nossa série maior.

KURTZMAN: A outra coisa que estamos fazendo com os shorts – alguns deles vão se amarrar muito na segunda temporada. Então você verá as linhas de história que acabam iniciando nos curtas com personagens que acabam sendo apanhados mais tarde na segunda temporada.

Afinal, os Short Treks, que estão disponíveis apenas nos EUA e no Canadá, poderão ainda ficarem disponibilizados fora dos EUA? Kurtzman não pode ser específico, já que as negociações provavelmente ainda continuam para a distribuição da Netflix, mas ele confirmou a intenção de levá-las para o resto do mundo:

KURTZMAN: Eles acabarão internacionalmente, em algum momento.

Que assim seja.