Morre Aron Eisenberg (Nog), aos 50 anos

É com pesar que noticiamos a morte de Aron Eisenberg, o inesquecível Nog, ferengi de Deep Space Nine, neste sábado (21). Ele tinha 50 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas sabe-se que ele foi socorrido às pressas e levado a um hospital, onde não resistiu.

Eisenberg não tinha a condição mais saudável do mundo. Tendo passado por um transplante de rim na adolescência, interrompeu o crescimento com 1,52 m, o que se converteu em vantagem para interpretar personagens muito mais jovens que ele mesmo, como o caso do adolescente Nog, que começou do tamanho de Jake em Deep Space Nine, embora Aron fosse bem mais velho que Cirroc Lofton. A disparidade na altura naturalmente aumentou conforme as temporadas se passaram.

O primeiro papel de Eisenberg como ator veio em 1989, no filme Um Sequestro Muito Louco, com Whoopi Goldberg. Dali se seguiram diversas outras oportunidades, até ele conquistar o papel de Nog, em 1992. Deep Space Nine estrearia em janeiro do ano seguinte, e Eisenberg já aparecia no piloto. Ao todo, o ator fez 45 episódios, tornando-se o recorrente mais frequente daquela série.

Eisenberg também fez um papel como astro convidado em Voyager, no episódio “Initiations”, da segunda temporada daquela série, como um jovem kazon, em 1995. Sempre presente a convenções e muito entusiasmado com Star Trek, Eisenberg reviveu o papel de Nog em 2015, para o game Star Trek Online. Naquele mesmo ano, submeteu-se a um segundo transplante de rim.

Ele deixa esposa, Malíssa Longo, e dois filhos, Nicholas Lawrence e Christopher.