Tudo sobre o stand de Star Trek: Picard na CCXP!

Por Ricardo Jurczyk Pinheiro

O Trek Brasilis publicou na quarta-feira (4) uma imagem do stand da Amazon Prime Video na CCXP 2019 durante a spoiler night, que mostrava o conteúdo em exposição de Star Trek: Picard ainda em fase de montagem. Agora, com a feira oficialmente aberta ao público, chegou a hora de conhecer tudo que ela tem a oferecer –o que inclui uma boa visão do interior de um cubo borg na nova série.

O trabalho da Amazon Prime Video faz forte contraste com o que a Netflix fez por Star Trek: Discovery no Brasil em 2017, em que o serviço de streaming se limitou a levar a cadeira do capitão para seu stand. Aqui vemos a série sendo promovida já do lado de fora da São Paulo Expo, onde acontece a CCXP.

No interior, também há painéis destacando a série, e a principal atração, claro, é o cubo borg.

O interior do cubo contém uma exposição com três figurinos usados em Star Trek: Picard, acompanhados por placas explicativas de cada um deles. É interessante notar que nenhum deles está envolto em vidro, o que facilita a visualização. Em compensação, o interior do cubo é banhado numa luz azulada que dificulta a percepção das cores dos trajes.

O primeiro traje é o de Jean-Luc Picard, visto já em alguns trailers da série. A placa explicativa traz alguns insights sobre o que motivou a equipe de figurino a bolar o traje.

Desde que se aposentou da Frota Estelar, o almirante Jean-Luc Picard (sir Patrick Stewart) viveu uma vida um pouco reclusa em sua propriedade familiar em La Barre, França. Tudo isso muda quando ele recebe um visitante inesperado e é, mais uma vez, atraído para uma nova jornada nas estrelas.

A figurinista Christine Bieselin Clark manteve muitos detalhes dos uniformes anteriores de Picard nesta nova versão para Star Trek: Picard. A peça mais notável é a jaqueta preta com ombreiras de couro, que remetem ao último uniforme que o público viu o capitão Picard vestir. Os elementos em couro representam um processo distinto de alívio ecoando outros elementos de design do programa.

Outro traje em exibição é o de Dahj, a moça interpretada por Isa Briones (que estará no painel da série na CCXP!) e o “visitante inesperado” do texto acima.

A placa diz o seguinte sobre ele:

A misteriosa jovem conhecida como Dahj (Isa Briones) chega ao vinhedo do almirante Jean-Luc Picard (sir Patrick Stewart) em La Barre, França, com um corte na cabeça e um forte sentimento de que pode confiar plenamente em Picard.

Dahj veste um casaco com capuz verde-esmeralda, de textura rica, com detalhes em couro, sobre uma túnica preta simples e elegante. Seu figurino foi desenhado por Christine Bieselin Clark, a partir de um conceito ilustrado pelo figurinista Greg Hopwood e construído pela oficina de figurinos de Star Trek: Picard em Los Angeles.

E o terceiro traje em exposição é o de Sete de Nove.

Sete de Nove (Jeri Ryan) é uma ex-borg separada da Coletividade Borg pela capitão Kathryn Janeway e a tripulação da USS Voyager. Regressando do Quadrante Delta e liberta da Coletividade por mais de vinte anos, Sete continua vendo a Frota Estelar sob uma perspectiva diferente enquanto cruza o caminho com o almirante Jean-Luc Picard.

Sete se tornou mais confortável com sua humanidade ao passar dos anos, e é representada por uma versão mais casual, elegante e com roupas decididamente humanas. O traje de Sete é coroado por uma impressionante jaqueta de couro criada pela figurinista de Star Trek: Picard, Christine Bieselin Clark, e sua assistente Alexandra Casey.

O passeio pelo interior do cubo borg é como uma visita guiada, com um funcionário treinado (e trajado com uma camiseta da Frota Estelar) explicando os itens em exposição e o contexto da série – uma boa estratégia para refrescar a mente dos fãs e, quem sabe, intrigar alguns passantes que tenham visto o “professor Xavier” numa nova produção.

Agora, a única imagem nova revelada pela exposição é uma panorâmica do interior do cubo borg visto nos trailers. Num painel grande com o objetivo de dar sensação de profundidade, ele mostra a nave que Picard usará na série (aparentemente chamada La Sirena) estacionada dentro do cubo. Confira.

Concluída a visita ao cubo, cada visitante leva para casa um pin do brasão da família Picard. Um mimo interessante (mas talvez insuficiente) para compensar os cerca de 90 minutos de fila enfrentados para entrar nele.

Fora a Amazon Prime Video, Star Trek também está representada na CCXP pela Eaglemoss, que expõe algumas de suas famosas miniaturas de naves.

Abaixo, um cosplayer profissional com o uniforme do almirante Picard!

Fique de olho no Trek Brasilis para mais novidades da CCXP! Nesta sexta-feira (6), a partir das 18h30, acontecem os painéis da Amazon Prime Video, dentre eles o de Star Trek: Picard, com os atores Santiago Cabrera (Cristobal “Chris” Rios), Isa Briones (Dahj), Michelle Hurd (Raffi Musiker) e Jonathan del Arco (o borg Hugh).

Para terminar, uma visitinha em vídeo no interior do cubo borg do stand.