Discovery tem estreia possante na Netflix europeia

A terceira temporada de Star Trek: Discovery estreou com o pé direito na Europa, onde a série é exibida pela Netflix. Logo após a estreia, chegou a ser a segunda colocada no Top 10 britânico, depois caindo neste domingo para a sétima posição.

Situações similares foram observadas em outros países europeus. Na Suécia, por exemplo, a série esteve na posição 3 logo após a estreia, caindo para a oitava posição no domingo. Na Bélgica, a série aparecia na quinta posição neste domingo. Na Croácia, na terceira. Quarta posição na Alemanha. Nona na Rússia. E por aí vai.

No Brasil, onde Star Trek tradicionalmente não tem muita força, Discovery ainda não apareceu no Top 10 – como já seria de se esperar.

É a primeira vez que os fãs têm uma referência direta do desempenho de audiência de Discovery na Netflix, graças à implementação da lista de Top 10, que o serviço de streaming atualiza diariamente.

Na exibição das duas temporadas anteriores, esse sistema não existia, e tudo que se podia ter eram inferências, principalmente com estimativas de demanda na internet feitas pela empresa Parrot Analytics.

Não é costume que qualquer serviço de streaming divulgue seus dados de audiência. Mas a lista Top 10 da Netflix faz o serviço ao menos no contexto de seus próprios conteúdos – e sabemos que estar entre os mais vistos da Netflix não é coisa pequena.

Vale ressaltar que a máquina de marketing do serviço não trabalhou muito em favor da terceira temporada de Discovery. O perfil oficial @StarTrekNeflix no Twitter não publica nada desde abril de 2019, quando da conclusão do segundo ano da série.

O caldo azedou quando, em maio de 2019, a CBS anunciou a decisão de passar Star Trek: Picard ao Amazon Prime Video, o que encerrou um “monopólio” da Netflix com as séries trekkers em mercados internacionais (excluindo-se EUA e Canadá).

Sabemos que a gigante pioneira do streaming não lida muito bem com esse tipo de negociação, como vimos com as bem-sucedidas séries dos Defensores (da Marvel), canceladas sem cerimônia, mesmo com ótima audiência, em razão do lançamento do concorrente Disney+. Por isso, o futuro de Discovery na Netflix para além da quarta temporada é incerto. Mas já não há de restar qualquer dúvida de que se trata de um grande sucesso de público.