Discovery tem estreia possante na Netflix europeia

A terceira temporada de Star Trek: Discovery estreou com o pé direito na Europa, onde a série é exibida pela Netflix. Logo após a estreia, chegou a ser a segunda colocada no Top 10 britânico, depois caindo neste domingo para a sétima posição.

Situações similares foram observadas em outros países europeus. Na Suécia, por exemplo, a série esteve na posição 3 logo após a estreia, caindo para a oitava posição no domingo. Na Bélgica, a série aparecia na quinta posição neste domingo. Na Croácia, na terceira. Quarta posição na Alemanha. Nona na Rússia. E por aí vai.

No Brasil, onde Star Trek tradicionalmente não tem muita força, Discovery ainda não apareceu no Top 10 – como já seria de se esperar.

É a primeira vez que os fãs têm uma referência direta do desempenho de audiência de Discovery na Netflix, graças à implementação da lista de Top 10, que o serviço de streaming atualiza diariamente.

Na exibição das duas temporadas anteriores, esse sistema não existia, e tudo que se podia ter eram inferências, principalmente com estimativas de demanda na internet feitas pela empresa Parrot Analytics.

Não é costume que qualquer serviço de streaming divulgue seus dados de audiência. Mas a lista Top 10 da Netflix faz o serviço ao menos no contexto de seus próprios conteúdos – e sabemos que estar entre os mais vistos da Netflix não é coisa pequena.

Vale ressaltar que a máquina de marketing do serviço não trabalhou muito em favor da terceira temporada de Discovery. O perfil oficial @StarTrekNeflix no Twitter não publica nada desde abril de 2019, quando da conclusão do segundo ano da série.

O caldo azedou quando, em maio de 2019, a CBS anunciou a decisão de passar Star Trek: Picard ao Amazon Prime Video, o que encerrou um “monopólio” da Netflix com as séries trekkers em mercados internacionais (excluindo-se EUA e Canadá).

Sabemos que a gigante pioneira do streaming não lida muito bem com esse tipo de negociação, como vimos com as bem-sucedidas séries dos Defensores (da Marvel), canceladas sem cerimônia, mesmo com ótima audiência, em razão do lançamento do concorrente Disney+. Por isso, o futuro de Discovery na Netflix para além da quarta temporada é incerto. Mas já não há de restar qualquer dúvida de que se trata de um grande sucesso de público.

Be the first to comment on "Discovery tem estreia possante na Netflix europeia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*